Acre
Trio ligado ao ‘Bonde dos 13’ planejava emboscar policiais antes do júri

Felismon, Samuel e Francico são acusados de planejar e matar o jovem Lucas em maio passado – Foto: Almir Andrade
Alexandre Lima
O Fórum do juízo da Comarca de Brasiléia, localizada na fronteira do Acre, iniciou durante a manhã desta quarta-feira, dia 9, o julgamento de três indivíduos acusados de matar a tiros, o jovem Lucas da Silva de Souza, de 17 anos, no início de maio passado.
Cerca de 15 dias depois, Felismom Lima, Samuel Silva, o Pé de Pato, foram presos em flagrante em Rio Branco na noite desta sexta-feira (20), após praticarem mais um assalto e trocar tiros com a Polícia Militar. Francisco dos Santos Coimbra, ou simplesmente, ‘Rico’, já havia sido preso na capital e é considerado de alta periculosidade, além de um dos ‘chefes’ da facção.
Com os três, foram localizados uma barra de ferro e uma chave de algema. Os policiais encontraram os instrumentos momentos antes de embarcar com o trio rumo à Brasiléia, onde estão sendo julgados.
A ação do trio deixou o magistrado revoltado, onde pretende buscar informações para descobrir como foi que o ferro e a chave chegou dentro do presídio e nas mãos dos acusados.
O julgamento tem previsão de término a partir das 20h00, podendo chegar até às 22h00.
Mais informações a qualquer momento.
Matérias relacionadas:
Jovem é morto a tiros em Brasileia e suspeitos estão foragidos
Forças de segurança prendem quadrilha que vinha praticando assaltos e homicídios na fronteira
Foragido da Justiça e perigoso, ‘Rico’ é preso na Capital acreana
Acusados de vários crimes, ‘Rico’ é transferido para presídio federal até julgamento
Comentários
Acre
Carlinhos do Pelado trata em Brasília de regularização do lixão em Brasileia

Foto: Assessoria
Visando soluções para os desafios ambientais enfrentados no Acre, especialmente para a região do Alto Acre onde fica Brasileia e o lixão também é compartilhado com o município vizinho de Epitaciolândia, o prefeito Carlinhos do Pelado participou de um importante encontro estratégico em Brasília nesta quarta-feira (23), com o Ministro da Integração Nacional, Waldez Góes, representantes do ministério e prefeitos de vários municípios acreanos com foco na situação dos lixões no Acre.
O encontro articulado pelo Senador Alan Rick teve como abordagem central, articulação de um projeto estruturante para a regularização dos lixões irregulares no estado. A iniciativa é vista como fundamental para melhorar as condições sanitárias e ambientais, principalmente nas áreas que fazem fronteira com a Bolívia e o Peru.
O Acre conta também com o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre (CINRESO), que pretende facilitar a atuação dos municípios que devem atender a política sanitária e de meio ambiente. No estado, com exceção de Rio Branco, que possui aterro sanitário. Os demais 21 municípios do estado têm problemas com a destinação sustentável e correta com seus resíduos sólidos.
Segundo o prefeito, Carlinhos do Pelado o encontro foi produtivo e estratégico para a busca de soluções definitivas para um problema histórico e antigo na região.
“Estamos unindo forças para garantir um projeto que atenda de forma eficiente e sustentável à nossa realidade principalmente para nós que ficamos na região de fronteira. A situação dos lixões irregulares precisa de uma resposta o mais rápido possível e esse projeto pode transformar a gestão de resíduos sólidos em todo o Alto Acre no nosso estado ”, afirmou Carlinhos do Pelado.
O senador Alan Rick destacou a urgência da regularização dos lixões no estado.
“Esta reunião representa um passo decisivo para transformar a realidade ambiental do Acre. Não podemos mais adiar a solução para os lixões, que representam um grave problema de gestão, de saúde pública e ambiental”, destacou o senador.
Já o ministro Waldez Góes ressaltou que o governo federal está aberto ao diálogo e à cooperação com os municípios, reforçando que projetos voltados à sustentabilidade e à infraestrutura serão prioridade.
“Temos hoje recursos do FDIRS que financiam a estruturação de projetos para ter a participação público-privada na solução desse problema. Estamos propondo um contrato no qual vamos garantir a modelagem que será apresentada ao consórcio de municípios, que deve aprovar ou não, sem custo nenhum para os munícipios e para o governo do estado, mas com apoio integral do governo do presidente Lula para ajudar a encontrar cientificamente a solução para esse problema”, disse Waldez Góes.
Enquanto governador do Amapá, Waldez Góes, consolidou o primeiro modelo de concessão dos serviços de saneamento no Brasil.
Comentários
Acre
Ampliado regime de teletrabalho para 11 secretarias do governo do Acre
Em decreto publicado nesta quinta-feira, 24, o governador Gladson Cameli (PP) oficializou a ampliação do regime de teletrabalho no âmbito do Poder Executivo estadual. A medida, prevista no Decreto nº 11.682, estabelece a adoção do modelo de trabalho remoto de forma experimental até 31 de dezembro de 2025, com o objetivo de modernizar a gestão pública e tornar mais eficientes os serviços prestados à população.
De acordo com o texto, o teletrabalho será facultativo e poderá ser adotado, total ou parcialmente, por servidores de 11 órgãos e entidades da administração estadual, entre eles a Secretaria de Estado de Administração (Sead), Secretaria de Planejamento (Seplan), Casa Civil (SECC), Fazenda (Sefaz), Justiça e Segurança Pública (Sejusl), Secretaria da Mulher (SEmulher), Procuradoria-Geral do Estado (PGE), Controladoria-Geral (CGE), Departamento de Trânsito (Detran) e Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC).
A adesão ao regime depende da autorização das chefias imediatas e dos dirigentes máximos das unidades, que deverão manter o atendimento ao público interno e externo de forma plena. O decreto determina que o teletrabalho não altera a lotação do servidor e não configura direito adquirido. Além disso, a autorização pode ser revogada a qualquer momento.
O documento também deixa claro que o teletrabalho é incompatível com o pagamento de adicionais por horas extras, adicional noturno ou qualquer gratificação relacionada ao aumento da jornada. A proposta busca alinhar as funções à produtividade e à entrega de resultados, com foco no desempenho funcional dos servidores.
Cada órgão contemplado pelo decreto deverá instituir uma comissão específica para acompanhar a implementação do regime, padronizar procedimentos, avaliar resultados e encaminhar relatórios trimestrais à Secretaria de Administração.
Cabe ainda à SEAD a edição de normas complementares que vão regulamentar a aplicação prática do teletrabalho nas repartições estaduais.
Comentários
Acre
Inmet emite alerta de chuvas intensas para o Acre com risco de ventos fortes

Foto: Sérgio Vale/ac24horas.com
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso meteorológico de perigo potencial para o estado do Acre, com previsão de chuvas intensas entre esta quinta-feira, 24, e a manhã de sexta-feira (25). O alerta desta quinta-feira, 24, e segue válido até as 10h de sexta-feira (25).
Segundo o órgão, são esperados acumulados de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros ao longo do dia. Além da precipitação, há previsão de ventos intensos, com velocidades que podem variar entre 40 e 60 km/h.
Você precisa fazer login para comentar.