fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Tribunal de Justiça do Acre assina ordem de serviço para instalação de usina solar

Publicado

em

Estrutura terá capacidade para gerar em média 56 mil quilowatts por mês (56.000kW/mês), buscando, assim, garantir economia de recursos e contribuir com construção de uma Justiça mais sustentável

Reduzir o impacto ambiental é essencial para continuidade da vida no planeta Terra. Consciente dessa urgência, a gestão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e o Estado do Acre assinaram nessa manhã, 27, a ordem de serviço, autorizando o início das obras e adequações para implantação de uma Usina de Energia Solar para alimentar sede e Cidade da Justiça, na capital acreana.

O prazo de execução instalações necessárias é de quatro meses e serão investidos um valor estimado de R$ 3,5 milhões. Os valores são fruto da Termo de Compromisso firmado com governo em agosto de 2021, que também incluem a modernização do parque computacional que atende todas as unidades do Judiciário do Acre e ainda reformas em fóruns das comarcas do interior.

Segundo a presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro, essa é uma grande conquista da Justiça acreana, que dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), neste caso, no que se refere ao objetivo da energia mais acessível e limpa. “É grande conquista que celebramos. A atual administração tem se esforçado muito para vencer os desafios e realizar boas ações como esta. Agradeço ao vice-presidente, desembargador Roberto Barros, ao corregedor-geral, Elcio Mendes, que estão sempre ao meu lado empenhados, bem como a equipe de servidoras e servidores, magistradas e magistrados. Será a primeira instalação do Poder Judiciário com energia solar, resultando em economia nos custos e contribuindo com o meio ambiente”, disse a presidente.

Redução no consumo

Conforme o Relatório de desempenho do Plano de Logística Sustentável de 2021 do Núcleo Socioambiental Permanente (Nusap) da Justiça do Acre, com o retorno das atividades presenciais, houve um aumento de 1,71% do consumo de energia elétrica, em relação a 2020. Com a usina fotovoltaica na capital, espera-se reduzir esse consumo, garantindo economia de recursos públicos e, principalmente, contribuindo com a construção de um Poder Judiciário mais sustentável.

Afinal, a estrutura terá capacidade média para gerar 56.000kW de energia solar por mês, e isso poderá cobrir até 80% do consumo mensal da sede do TJAC e da Cidade da Justiça da Comarca de Rio Branco.

Todos são responsáveis

Mas, paralela a essas ações macro, que geram resultados em grande escala, é necessário que cada servidora e servidor, magistrada e magistrada, colaborador e colaboradora do Judiciário tenha atitudes cotidianas prezando pela economia dos recursos naturais: como não deixar computadores, lâmpadas ligadas após o horário do expediente.

A política de sustentabilidade e governança da atual gestão do TJAC, como a implantação da Usina de energia solar nesses próximos meses, ainda contribui para a melhoria da prestação dos serviços jurisdicionais.

 Emanuelly Falqueto | Comunicação TJA

Comentários

Continue lendo

Acre

Ataque a tiros deixa dois estudantes e uma mulher feridos no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Criminosos armados em motocicleta dispararam contra vítimas em via pública no bairro Santa Helena; Polícia suspeita de ação ligada a organização criminosa

Na noite desta sexta-feira (25), dois estudantes da escola Leôncio de Carvalho e uma mulher foram alvos de um ataque a tiros no bairro Santa Helena, no Segundo Distrito de Rio Branco. O crime ocorreu por volta das 19h na Rua Monte Sinai e deixou três pessoas feridas, entre elas uma adolescente de 17 anos, um rapaz de 16 e Ênila da Silva Santos, de 27 anos, que estava com um bebê no colo — a criança não foi atingida.

De acordo com a Polícia Militar, os adolescentes retornavam da escola quando foram surpreendidos por dois homens em uma motocicleta. O passageiro do veículo fez um gesto característico de facções criminosas e, em seguida, disparou pelo menos seis vezes contra as vítimas.

A jovem de 17 anos foi atingida na perna esquerda, com fratura no fêmur após o projétil atravessar o membro. O estudante de 16 anos sofreu um ferimento no glúteo esquerdo, com o projétil alojado na região dos testículos. Ênila, que passava pelo local em uma bicicleta com o filho, foi baleada no pé esquerdo.

Mesmo feridos, o adolescente e Ênila conseguiram chegar até a Travessa Osvaldo, onde receberam ajuda de moradores. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e enviou duas ambulâncias para prestar socorro. As vítimas foram levadas ao Pronto-Socorro de Rio Branco e estão em estado estável.

Policiais do 2° Batalhão estiveram no local, isolaram a área para perícia e deram início às buscas pelos autores do crime, que fugiram sem deixar pistas. O caso está sob investigação da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e será repassado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

A motivação do ataque ainda está sendo apurada, mas a hipótese de envolvimento de organização criminosa é considerada pela polícia.

Comentários

Continue lendo

Acre

Secretário executivo do Consórcio Intermunicipal (Cinreso), Emerson Leão busca apoio da Funasa para acabar com lixões no Acre

Publicado

em

Secretário Emerson Leão se reúne com diretores em Brasília e vislumbra recursos para solução definitiva do problema

O apoio da Fundação Nacional de Saúde é considerado importante para a solução do problema, segundo ele, que teve o apoio do Governo do Acre em sua caminhada, representado pelo secretário da Representação na capital Federal.

Brasília, 25 de abril de 2025 – O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre (Cinreso), Emerson Leão, encerrou nesta sexta-feira (25) uma série de articulações em Brasília com um avanço significativo: a Funasa sinalizou possibilidade de recursos para erradicação dos lixões no estado.

Em reunião com José Antônio da Motta, diretor do Departamento de Engenharia e Saúde Pública da fundação, Leão apresentou a urgência do tema, recebendo como resposta a informação sobre um edital previsto para julho que poderá destinar verbas ao Acre. O encontro contou com o reforço da Representação do Governo do Estado, através do secretário Fábio Rueda e do chefe de gabinete William Raad.

“Estamos trazendo perspectivas concretas para os 22 municípios acreanos”, comemorou Leão, destacando que a solução para os lixões envolverá ações de engenharia sanitária e saúde pública. A reunião também teve a participação de técnicos da Funasa, incluindo a coordenadora-geral de engenharia Grazielle Marra, e do chefe de Relações Federativas da Repac, Reziery Lopes.

O pedido de apoio a Funasa foi feito nesta sexta-feira, 25, em Brasília, diretamente ao diretor do Departamento de Engenharia e Saúde Pública daquela fundação. Emerson Leão está levando para o Acre boas notícias para os 22 prefeitos. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito Jerry participa do lançamento da Operação Verão 2025

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira, 25, o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, participou do lançamento oficial da Operação Verão 2025, realizado pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), em Rio Branco.

A Operação Verão 2025 marca uma grande mobilização de equipamentos e equipes em todo o estado, com foco na melhoria da infraestrutura viária, especialmente nas comunidades rurais. Assis Brasil está entre os 11 municípios que serão contemplados com o envio de massa asfáltica para reforço da malha urbana.

“Parabenizo o governador Gladson Cameli e a diretora do Deracre, Sula Ximenes, por essa ação grandiosa que vai garantir o direito de ir e vir de muitas pessoas, especialmente na zona rural. Estamos firmando parcerias importantes para que Assis Brasil continue avançando. Seguimos com trabalho, compromisso e união”, afirmou o prefeito.

Com a chegada do verão amazônico, as obras devem ganhar ritmo acelerado, e a Prefeitura de Assis Brasil, em conjunto com o Governo do Estado, garantirá que as ações cheguem até quem mais precisa: o povo da zona rural e os moradores dos bairros da cidade.

Comentários

Continue lendo