fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Tribunal de Justiça do Acre assina ordem de serviço para instalação de usina solar

Publicado

em

Estrutura terá capacidade para gerar em média 56 mil quilowatts por mês (56.000kW/mês), buscando, assim, garantir economia de recursos e contribuir com construção de uma Justiça mais sustentável

Reduzir o impacto ambiental é essencial para continuidade da vida no planeta Terra. Consciente dessa urgência, a gestão do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e o Estado do Acre assinaram nessa manhã, 27, a ordem de serviço, autorizando o início das obras e adequações para implantação de uma Usina de Energia Solar para alimentar sede e Cidade da Justiça, na capital acreana.

O prazo de execução instalações necessárias é de quatro meses e serão investidos um valor estimado de R$ 3,5 milhões. Os valores são fruto da Termo de Compromisso firmado com governo em agosto de 2021, que também incluem a modernização do parque computacional que atende todas as unidades do Judiciário do Acre e ainda reformas em fóruns das comarcas do interior.

Segundo a presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro, essa é uma grande conquista da Justiça acreana, que dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), neste caso, no que se refere ao objetivo da energia mais acessível e limpa. “É grande conquista que celebramos. A atual administração tem se esforçado muito para vencer os desafios e realizar boas ações como esta. Agradeço ao vice-presidente, desembargador Roberto Barros, ao corregedor-geral, Elcio Mendes, que estão sempre ao meu lado empenhados, bem como a equipe de servidoras e servidores, magistradas e magistrados. Será a primeira instalação do Poder Judiciário com energia solar, resultando em economia nos custos e contribuindo com o meio ambiente”, disse a presidente.

Redução no consumo

Conforme o Relatório de desempenho do Plano de Logística Sustentável de 2021 do Núcleo Socioambiental Permanente (Nusap) da Justiça do Acre, com o retorno das atividades presenciais, houve um aumento de 1,71% do consumo de energia elétrica, em relação a 2020. Com a usina fotovoltaica na capital, espera-se reduzir esse consumo, garantindo economia de recursos públicos e, principalmente, contribuindo com a construção de um Poder Judiciário mais sustentável.

Afinal, a estrutura terá capacidade média para gerar 56.000kW de energia solar por mês, e isso poderá cobrir até 80% do consumo mensal da sede do TJAC e da Cidade da Justiça da Comarca de Rio Branco.

Todos são responsáveis

Mas, paralela a essas ações macro, que geram resultados em grande escala, é necessário que cada servidora e servidor, magistrada e magistrada, colaborador e colaboradora do Judiciário tenha atitudes cotidianas prezando pela economia dos recursos naturais: como não deixar computadores, lâmpadas ligadas após o horário do expediente.

A política de sustentabilidade e governança da atual gestão do TJAC, como a implantação da Usina de energia solar nesses próximos meses, ainda contribui para a melhoria da prestação dos serviços jurisdicionais.

 Emanuelly Falqueto | Comunicação TJA

Comentários

Continue lendo

Acre

Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim

Publicado

em

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows

A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.

Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.

Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.

A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!

Comentários

Continue lendo

Acre

PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho

Publicado

em

Foram assassinados quatro homens e duas mulheres

Comentários

Continue lendo

Acre

Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Região Norte

– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;

– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;

– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

 

Comentários

Continue lendo