Flash
Três nomes despontam na disputa do comando da Amac
Os oito deputados federais e os três senadores têm direito a um aporte de recursos na ordem de R$16 milhões para atender as suas bases eleitorais.

O prefeito de Rio Branco, Tiao Bocalom (Progressistas), a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem (PT) e o prefeito de Sena Madureira Mazinho Serafim (MDB), despontam e podem assumir a direção da Associação dos Municípios do Estado do Acre (Amac), pelo próximo biênio (2021/2022)
Com A Tribuna
O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (MDB), a prefeita de Brasileia, Fernanda Hassem (PT), inclusive o prefeito da capital acreana, Tião Bocalom (Progressistas), despontam na bolsa de aposta como os possíveis candidatos que podem assumir a direção da Associação dos Municípios do Estado do Acre (Amac), pelo próximo biênio (2021/2022).
____________________
Os novos prefeitos se reúnem na tarde dessa sexta-feira (dia 8) para escolha da nova diretoria.
____________________
Os partidos tradicionais e conservadores devem indicar o nome do presidente da entidade e barganhar os demais cargos, pois contam com aproximadamente 14 votos, enquanto as oposições apenas oito votos.
Os emedebistas contam com quatro votos, pois conseguiram reeleger os prefeitos de Sena Madureira e Manuel Urbano, inclusive conquistaram as prefeitas de Porto Walter e Acrelândia, o que credencia o prefeito de Sena, disputar o pleito.
Os petistas somam quatro votos, depois de garantir à reeleição dos gestores de Brasileia, Xapuri, Mâncio Lima, inclusive assumiram a prefeitura de Assis Brasil, inclusive, enquanto os pedetistas têm três votos, pois emplacaram os prefeitos nas prefeituras de Tarauacá, Bujari e Jordão.
Como os Progressistas venceram nos dois principais colégios eleitorais (Rio Branco e Cruzeiro do Sul), inclusive em Senador Guiomard e Porto Acre, devem emplacar o novo prefeito Tião Bocalom ou do Zequinha Lima. Já o PSD do senador Sergio Petecão, os municípios de Plácido de Castro e Marechal Thaumaturgo, os Democratas a prefeitura de Capixaba, os tucanos Epitaciolândia e PROS o município de Rodrigues Alves.
A vantagem numérica da atual, situação credencia escolher o novo presidente da entidade municipalista, sem a necessidade de buscar apoio dos prefeitos dos partidos de esquerda. O prefeito de Porto Valter, Zezinho Barbari (MDB), presidente da Amac, deve conduzir o processo eleitoral, mas não está descartada a hipótese que a legenda emplaque o novo sucessor. Os quatro votos do PT e os três votos do PDT, os credenciam concorrer ao pleito desde que tenham o apoio da legenda do PSD.

Caberá a nova direção da entidade municipalista a missão de retomar o debate das emendas parlamentares da Bancada Acreana.
Os oito deputados federais e os três senadores têm direito a um aporte de recursos na ordem de R$16 milhões para atender as suas bases eleitorais.
Comentários
Flash
Prefeito Jerry Coreia participa de reunião no Tribunal de Contas do Estado do Acre
O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, participou de uma importante reunião institucional no Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), em Rio Branco. O encontro contou com a presença da presidente da Corte, a conselheira Dulce Mattos, e da conselheira Nalu Gouveia.
Durante a reunião, foram discutidos temas estratégicos para a região do Alto Acre, com destaque para a situação e os encaminhamentos relacionados ao Hospital Regional do Alto Acre, outro ponto central da pauta foi a redefinição dos limites territoriais do Estado, uma demanda histórica que impacta diretamente diversos municípios acreanos e que necessita de amplo debate e encaminhamentos institucionais.
O prefeito Jerry Correia ressaltou a importância de que essa pauta avance de forma integrada, envolvendo o Tribunal de Contas, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o Governo do Estado, as prefeituras e os municípios afetados. Segundo ele, o diálogo entre as instituições é essencial para garantir segurança jurídica, planejamento adequado e melhorias efetivas para a população.
Ao final do encontro, o gestor municipal destacou sua satisfação com a forma como os prefeitos são acolhidos e orientados pelo Tribunal de Contas do Estado. “É muito importante contar com a orientação técnica do TCE-AC. Saímos fortalecidos para tomar decisões responsáveis e alinhadas com a legalidade e o interesse público”, afirmou o prefeito.
A Prefeitura de Assis Brasil reforça seu compromisso com o diálogo institucional e com a busca de soluções que promovam o desenvolvimento regional e a melhoria da qualidade de vida da população.
Comentários
Flash
Com mais de 880 pedidos de refúgio, vice-governadora Mailza cria câmara técnica para reforçar assistência a imigrantes no estado

Vice-governadora Mailza Assis destaca que concurso impacta na qualidade do ensino no Acre. Foto: Alexandre Lima
A vice-governadora do Acre e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, por meio da Comissão Intergestores Bipartite do Acre (CIB-AC), aprovou a criação de uma câmara técnica (CT) voltada à análise de custos e à viabilidade de cofinanciamento estadual para o enfrentamento da situação migratória no Acre.
A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 15, prevista na Resolução CIB/AC nº 03, de 12 de dezembro de 2025.
“Com a criação da câmara técnica, o governo, em parceria com os municípios, busca fortalecer a resposta institucional ao fenômeno migratório, assegurando planejamento, sustentabilidade financeira e oferta de serviços socioassistenciais adequados à população em situação de migração e refúgio”, explica.
A iniciativa se dá em um contexto de crescimento de demanda por proteção social a pessoas migrantes e refugiadas no estado. Atualmente, o Acre contabiliza 888 pedidos de refúgio, o que reforça a necessidade de planejamento técnico e financeiro, para garantir atendimento adequado na rede socioassistencial.
De acordo com a resolução, a CT terá como principal atribuição realizar estudos e elaborar documentos que apontem os custos envolvidos e a viabilidade de cofinanciamento estadual das ações voltadas à população migrante. O trabalho deverá subsidiar decisões da gestão estadual e pactuações entre Estado e municípios no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Os critérios, prazos, formas de financiamento e demais definições de repasse serão construídos pela CT e apresentados para análise da gestão da SEASDH. Após essa etapa, as propostas serão submetidas à pactuação na própria CIB/AC.
A resolução se fundamenta em marcos legais e normativos da política de assistência social, como a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), a Norma Operacional Básica do Suas e a legislação estadual que organiza o sistema no Acre, garantindo respaldo jurídico à implantação da nova instância técnica.
De acordo com a chefe do Departamento de Gestão do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas), Regiane Ferreira, a CT vai entrar em contato com os municípios do Acre que fazem fronteira com outros países, para otimizar suporte e apoio.
“Com a criação da câmara técnica, o Estado vai estudar, com os municípios, a viabilidade de reforçar a quantidade de recursos, bem como direcioná-los prioritariamente para esse fim. Atualmente o estado já passa recursos e a ideia é dar um reforço. Os municípios solicitaram para a gente um recurso maior e não havia como avaliarmos quanto se gasta com esse fim. Será feito um estudo de viabilidade, custos e se o Estado vai ter orçamento. Após a câmara se reunir e discutir tudo isso, com a participação de representantes dos municípios, vai-se chegar a um dividendo comum para suporte”, informa Regiane.
The post Com mais de 880 pedidos de refúgio, vice-governadora Mailza cria câmara técnica para reforçar assistência a imigrantes no estado appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Flash
Deputado Tadeu Hassem destaca ações sociais e institucionais na fronteira
O deputado estadual Tadeu Hassem cumpriu agenda na região de fronteira nesta semana, com participação em ações voltadas à mobilidade urbana, inclusão social e fortalecimento de serviços públicos nos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia.
Em Brasiléia, foram entregues coletes reflexivos para mototaxistas e capacetes para motoboys por meio do projeto Motociclista Consciente, além de habilitações do programa CNH Social, do Governo do Acre. As iniciativas visam garantir mais segurança no trânsito, inclusão social e oportunidades para trabalhadores que dependem da motocicleta como instrumento de trabalho.
Durante a atividade, o parlamentar parabenizou os mototaxistas do município pela organização da categoria, destacando o trabalho do presidente do sindicato, Manoel Antônio, e reconhecendo a atuação dos profissionais que enfrentam diariamente os desafios do trânsito.
Tadeu Hassem também agradeceu ao governador Gladson Cameli pela execução dos programas, ressaltando que as ações fortalecem a cidadania e impactam diretamente a vida de quem mais precisa.
Ainda na fronteira, o deputado esteve em Epitaciolândia, onde participou da inauguração da nova sede da Defensoria Pública do Estado. A unidade representa um avanço significativo no acesso à Justiça para a população local. O parlamentar fez menção especial à defensora pública-geral, Juliana Cordeiro, pelo trabalho desenvolvido à frente da instituição.
Segundo Tadeu Hassem, o mandato segue à disposição da população, apoiando iniciativas que promovem dignidade, fortalecem políticas públicas e contribuem para o desenvolvimento do Acre.














Você precisa fazer login para comentar.