Acre
TJAC realiza 1ª Semana dos Juizados Especiais
Em parceria com instituições de ensino superior, atividade acontece de 3 a 7 de junho
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio da Coordenadoria dos Juizados Especiais, realiza de 3 a 7 de junho de 2024, a 1ª Semana dos Juizados Especiais. A atividade, coordenada pelo Conselho Nacional de Justiça através do Comitê Nacional dos Juizados Especiais (CONAJE), tem o propósito de fortalecer o sistema jurisdicional, valorizar, dar visibilidade e aprimorar os Juizados Especiais reconhecendo a importância desses órgãos na efetivação do acesso à justiça. No Acre, a atividade acontece em parceria com as instituições de ensino superior, o que contribui com o aprendizado dos acadêmicos de Direito.
A 1ª Semana dos Juizados Especiais é uma ação que será realizada em todos os tribunais estaduais como forma de garantir à justiça a todos os cidadãos. A atividade também contribui para a padronização de procedimentos e para o fortalecimento do Poder Judiciário acreano que atua em harmonia, respeito e cooperação buscando sempre alcançar excelência nos serviços prestados aos jurisdicionados com eficiência e alinhado com os princípios de justiça e responsabilidade institucional.

Programação
A programação será aberta às 8h de segunda-feira, 3, no Palácio da Justiça, por membros do TJAC e após a solenidade de abertura, será realizada a palestra ‘A importância dos Juizados Especiais’. Na terça-feira, 4, às 8h, será a palestra ‘Direito à saúde’. Na quarta-feira, 5, a palestra será voltada a temática de superindividamento. Veja a lista doa palestrantes no final do texto.
Atendimento ao público
Dentro da programação consta ainda o atendimento jurídico ao público em geral. O atendimento acontecerá nos dias 6 e 7, no Fórum Barão do Rio Branco, no Centro, das 8h às 12h e das 14h às 16h.
Na oportunidade, a comunidade poderá apresentar às equipes de atendimento suas queixas para serem avaliadas se precisará de ação judicial – serviço que será disponibilizado no local. Ainda terá a participação da equipe da Organização em Centros de Atendimento (OCA), da equipe do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor no Acre (Procon/AC) e da equipe do Centro Pop para auxílio no atendimento ao público.

É importante que as pessoas interessadas levem documentação de identificação e ainda, caso tenham, documentos a respeito da queixa a ser formulada.
A Administração do TJAC disponibilizará toda estrutura para a realização da atividade demonstrando o compromisso do Poder Judiciário com a acessibilidade, a celeridade e a qualidade na entrega da justiça. Uninorte, Estácio Unimeta, Anhanguera e Unama são as instituições de ensino superior participantes da ação.
As palestras serão ministradas por magistradas, magistrados, advogadas e professores.
Palestra: A importância dos Juizados Especiais
Palestrantes: Juíza de Direito Evelin Bueno, respondendo pelo 3.º Juizado Especial Cível e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) dos Juizados Especiais, e a advogada Helcínkia Albuquerque
Palestra: Direito à Saúde (medicamentos)
Palestrantes: Juíza-auxiliar da Presidência do TJAC, Isabelle Sacramento; o advogado Leonardo Bandeira e o professor Cássio Pinheiro
Palestra: Superendividamento
Palestrantes: Juiz de Direito Marcelo Carvalho, titular da 4ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco; e os professores Cássio Pinheiro e Alessandra de Menezes Gomes.
Fonte: Tribunal de Justiça – AC
Comentários
Acre
Deracre executa limpeza de acesso à área da ZPE em Senador Guiomard

Foto: Ascom/Deracre
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), executa nesta segunda-feira, 21, serviços de limpeza e organização do acesso à Zona de Processamento de Exportação (ZPE), localizada no município de Senador Guiomard. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que a ação atende à orientação do governador Gladson Camelí de cuidar da infraestrutura estratégica do estado.
“Estamos executando a limpeza e a organização do acesso à ZPE para garantir um ambiente adequado, seguro e funcional. Esse cuidado com a infraestrutura é fundamental para apoiar o desenvolvimento econômico e criar condições para atrair novos investimentos”, afirmou.
As frentes de trabalho concentram-se na limpeza da área de acesso, retirada de resíduos, desobstrução de trechos e adequação do entorno, garantindo melhores condições de circulação e melhor apresentação do espaço. A intervenção contribui para a organização visual e funcional da ZPE, que conta com 117 terrenos disponíveis para a instalação de empresas.
O trabalho do Deracre integra o processo de reestruturação física, regulatória e operacional do complexo, iniciado após a atualização da legislação federal das Zonas de Processamento de Exportação, em 2023. Nesta etapa, o governo do Estado atua de forma integrada, com a participação de secretarias, autarquias e da Prefeitura de Senador Guiomard, em ações voltadas à infraestrutura, organização do espaço e articulação logística.
Com os serviços executados, o acesso à ZPE passa a oferecer melhores condições para a circulação de veículos, a realização de visitas técnicas e futuras operações, reforçando o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da industrialização e da capacidade exportadora do estado.
Comentários
Acre
Rio Acre inicia vazante em Rio Branco, mas segue acima da cota de transbordamento
Mesmo em descida, nível do rio permanece 1,31 metro acima do limite crítico, segundo a Defesa Civil

Foto: Jardy Lopes
O Rio Acre começou a apresentar vazante em Rio Branco na manhã desta terça-feira (3). De acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o nível do manancial foi registrado em 15,31 metros às 5h16, já com indicação de descida.
Apesar da redução, o rio segue acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros, permanecendo 1 metro e 31 centímetros acima do limite considerado crítico. A cota de alerta no município é de 13,50 metros.
Ainda segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 0,00 milímetro no período, fator que contribuiu para a tendência de vazante observada.
O comportamento de descida do rio já havia sido identificado na noite desta segunda-feira (2). Às 18h, o nível estava em 15,43 metros e, às 21h, marcou 15,42 metros, confirmando o início da vazante.
As informações foram repassadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que segue monitorando o nível do Rio Acre.


Você precisa fazer login para comentar.