fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Tião Viana volta a viajar com diária paga pelo Estado para reunião com presidente afastada Dilma

Publicado

em

Assessoria declarou que a Casa Civil cometeu erro de digitação na confecção do documento de pagamento de diária

Tião voltou a se reunir com a presidente afastada Dilma Rousseff

Tião voltou a se reunir com a presidente afastada Dilma Rousseff

No dia 31 de maio foi emitida uma autorização para pagamento de diária em nome do atual governador do estado, Tião Viana (PT).

Nos detalhes do pagamento há referência a uma diária por deslocamento a Brasília para participar de uma reunião com a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) e outras agendas.

No entanto, a presidente Dilma Rousseff está afastada de suas atribuições presidenciais e quem responde por questões políticas e administrativas à frente do País é o presidente interino Michel Temer (PMDB).

Em contato com a assessoria de comunicação do governo, a ContilNet foi informada de que o governador teria ido a Brasília para cumprimento de agenda com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, no intuito de discutir a situação política e econômica no país.

O encontro teria sido relatado em reportagem do site da Agência de Notícias do Acre. Segundo a assessoria, só então posteriormente a esse encontro o governador teria se encontrado com a presidente Dilma Rousseff.

Quando questionada sobre a razão da viagem relatada nos detalhes de pagamento, a assessoria declarou que a Casa Civil cometeu erro de digitação na confecção do documento.

Comentários

Continue lendo

Acre

Chuvas reduzem quase 100% os focos de queimadas no Acre em 2025

Publicado

em

Foto: Pedro Devani/Secom

O número de queimadas no Acre caiu drasticamente nos primeiros quatro meses de 2025. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o estado registrou apenas 46 focos de incêndio neste ano.

Segundo os dados, foram registrados 35 focos de incêndio em janeiro, 5 em fevereiro, nenhum em março, 3 em abril e outros 3 até o dia 2 de maio.

A redução é de 99,5% em comparação com o segundo semestre de 2024, quando os satélites do Inpe identificaram 8.551 focos em todo o território acreano.

A queda está diretamente relacionada ao chamado “inverno amazônico”, período de chuvas intensas que compreende os primeiros meses do ano na região Norte.

De acordo com o Inpe, o período crítico de queimadas no estado ocorre entre julho e setembro, quando as chuvas cessam e se intensifica a estiagem, elevando os registros de focos de calor.

Comentários

Continue lendo

Acre

Caso Micaias: polícia conclui que jovem morto no Taquari era inocente

Publicado

em

Foto: arquivo pessoal

A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre o assassinato de Micaias Santos de Almeida, de 18 anos, morto a tiros em fevereiro deste ano em Rio Branco. Segundo as investigações, ele e um amigo foram confundidos com membros de uma facção rival por criminosos que planejavam um ataque em razão da guerra entre grupos criminosos no estado.

Micaias e André Silva dos Santos, que também tem 18 anos e sobreviveu ao ataque, caminhavam pela rua após visitarem um amigo no bairro Taquari quando foram baleados por dois homens em uma motocicleta. Os disparos ocorreram nas proximidades da Rua Baguari, entre o Taquari e o Ramal Menino Jesus, no Loteamento Praia do Amapá.

De acordo com entrevista do delegado Cristiano Bastos, à Rede Amazônica no Acre, os dois jovens eram inocentes e não tinham qualquer ligação com o crime organizado. “O Micaias e o André, que é o sobrevivente, foram vítimas inocentes dessa guerra entre facções, eles não tinham nenhum envolvimento com crime. Os autores [do crime] possuem envolvimento com organização criminosa e a intenção inicial deles era praticar crime contra as pessoas que estavam em uma festa no bairro Taquari, que seria uma festa de organização criminosa rival”, afirmou.

Dois dos quatro envolvidos foram presos dias após o crime pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope). Um terceiro suspeito está foragido e o quarto é menor de idade, tendo o caso encaminhado à Vara da Infância e Juventude. Segundo o delegado, os criminosos usaram duas motos no ataque, cada uma com dois ocupantes.

A polícia apurou que os autores ficaram nas imediações da festa, aguardando alguém sair para efetuar o ataque. Micaias e André, que não estavam na festa, passaram pelo local no momento em que os criminosos decidiram agir.

Presidente do projeto social “SOS Taquari”, Micaias era conhecido por seu envolvimento com ações voltadas à infância e juventude do bairro onde morava. Ele liderava atividades esportivas e parcerias com outras iniciativas voluntárias, como o projeto Amigos Solidários no Acre. O coordenador da organização, Derineudo de Souza, descreveu o jovem como um líder nato e sonhador. “Ele era um ser de luz, uma pessoa diferente, que brilhava e usava esse brilho para tentar ajudar a comunidade do Taquari”.

Na época do crime, Micaias foi atingido por quatro tiros e morreu no local antes de receber atendimento. André foi socorrido com ferimentos no tórax e no abdômen e sobreviveu. Os dois tinham acabado de sair para acompanhar um amigo até em casa quando foram surpreendidos pelos disparos.

Os suspeitos que estão presos agora aguardam julgamento em regime preventivo. Os nomes dos envolvidos seguem sob sigilo.

Comentários

Continue lendo

Acre

Motorista sem habilitação colide contra muro e foge com ajuda de comparsas em Rio Branco

Publicado

em

Uma caminhonete colidiu na manhã deste sábado, 3, contra o muro de uma residência localizada na rua Professora Judite Paiva, no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco. Segundo relatos de testemunhas, o motorista fugiu do local com a ajuda de duas mulheres, antes da chegada da polícia.

De acordo com informações obtidas, o condutor do veículo não possuía habilitação e, conforme uma fonte que preferiu não se identificar, ele apresentava sinais de embriaguez. Ainda segundo o relato, havia bebidas alcoólicas dentro do carro, que foram retiradas pelas duas mulheres e colocadas em uma mochila durante a fuga.

A Polícia Militar foi acionada, mas ao chegar ao local os envolvidos já haviam se evadido. O caso deve ser investigado pelas autoridades competentes para identificar e responsabilizar os envolvidos.

Veja o vídeo:

Comentários

Continue lendo