fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Tenente do Bope dava droga e munição a membros de facção e recebia dinheiro do crime, diz MP-AC

Publicado

em

Por Jefson Dourado e Tácita Muniz

Tenente do Bope dava droga a membros de facção e recebia dinheiro de criminosas, diz MP-AC — Foto: Reprodução

“Antes da droga chegar no coisa (sic), na delegacia, ele já me dava um pedacinho simbólico”. Esse é um trecho do depoimento de Agilberto de Lima, conhecido dentro de um grupo criminoso como Jiquitaia ou Zoio. À polícia, ele explica a relação que tinha com o tenente do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Josemar Farias, que foi preso na Operação Sicário em dezembro do ano passado.

O G1 teve acesso ao relatório do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Nele, o Ministério público denuncia 23 pessoas integrantes de uma facção criminosa que atua no estado.

Farias foi denunciado por promoção de organização criminosa, inclusive, prendendo membros de facções rivais, defesa de territórios sob a influência da facção, por proteger facção da atuação policial, por fornece armas e munição ao grupo criminoso, corrupção passiva e prevaricação.

O tenente conversava, principalmente com Jiquitaia, mas também aparece em contato com mais dois envolvidos, como Antônio Aguiar, conhecido como Neném Rolinha.

No processo, o MP-AC aponta que “durante a investigação, que Farias auxiliava lideranças como Agilberto Soares de Lima, conhecido pela alcunha de ‘Jiquitaia’ (responsável pelo bairro Rosalinda) e Antônio Ferreira Aguiar, conhecido pela alcunha de “Neném Rolinha” ou “Coroa” (responsável pelo bairro Conquista) a manter e expandir seus territórios, seja realizando a prisão de integrantes de facções rivais”, destaca o relatório.

Ainda em depoimento, Jiquitaia cita uma operação do Bope que apreendeu 92 quilos de maconha escondidos dentro de freezer em chácara no Bujari. Ele conta que apontou o local à polícia e recebeu droga por ter ajudado na operação.

“A única vez que eu ganhei uma peça foi quando a gente foi…depois do Bujari. Eles foram pra depois do Bujari e me levaram, no caminho eu fui também, lá eles encheram a baguala do carro de maconha. Pegaram mais de cem quilos de maconha. Aí, quando pensou que não, chegou o tenente Farias com outro carro. A situação já tava toda (gesticula com as mãos em sinal de positivo indicando que a situação já estava resolvida). Aí, o tenente chegou, ai conversou com os rapazes, inclusive com outro rapaz do Bope lá que eu não conheço, só se eu ver. Que é que o pegou o dinheiro o botou no negócio da farda” (sic).

‘Beirinha’

Já com o membro conhecido como Neném, Farias o trata como “primão”. Uma ligação feita em maio do ano passado mostra os dois conversando sobre ações da polícia. O traficante pede que o policial dê uma apaziguada na guarnição.

Neném: – Escuta, o pessoal desse teu, desse mermim (sic) aí, esse teu pessoal mesmo, esse teu. Foram lá naquele rapaz que eu pedi daquela vez, que ele está tranquilo, aí invadiram o barraco dele ontem à noite, ele não estava lá, deram uma pressão doida na mulher dele

Farias: – Ontem?

Neném: – Foi ontem a noite. Aí ele ficou com medo dos caras querer matar ele de graça

Farias: – Não, tranquilo vou dar uma conversada tá

Neném: – Pra dar uma apaziguada

Farias: – Foi ontem num foi?

Neném: – Foi ontem a noite

Farias: – Tá, tá, já eu vejo.

Uma parte do processo mostra que Jiquitaia conta a Farias que teve que usar o nome dele durante uma ação policial que ocorreu na casa dele. “Eu para escapar da morte tive que usar o seu nome e, pela graça de Deus, sobrou um áudio do senhor no meu telefone, aquela moto que o senhor queria pegar pra gente devolver”, diz o suspeito em conversa com o tenente.

Em outra conversa, Neném diz ao policial que está com o dinheiro dele guardado. “Tá bom. Eu estou com teu bicho guardado e a beirinha para tu gastar”, diz o suspeito. O policial responde apenas com: “Tá tranquilo”.

Munições

Em junho do ano passado, uma conversa interceptada com outro integrante chamado de “Cabeça”, Farias fala sobre munições que precisa entregar para ele.

Farias: – Eu estou é com um negócio para passar pra ti

Cabeça: – Do negócio da munição?

Farias: – Sim, vinte de excelência.

O diálogo segue e Farias diz que vai passar a munição para que o suspeito distribua. “Eu vou botar na tua mão e tu distribui”, diz.

Além disso, Farias marca encontro com um dos membros que teria contato direto com o conselho da facção, conhecido como Diogo Oliveira. Nessa questão, ele pede dinheiro para repor material roubado da casa de um outro PM.

Farias: – É o seguinte, bicho, deixa eu te falar, eu estava pensando aqui, ver com o camarada aí se tem como ele dar uns 100 conto pro cara lá para pagar o HT do cara lá, senão eu vou continuar devendo pros caras

Diogo: – 100 conto?

Farias: – É aí paga o HT do cara, porque tem que repor para a polícia.

Diogo: – Ah é, Na hora.

Logo em seguida, os dois se encontram.

‘O tenente é inocente’, diz defesa

Farias permanece preso no Batalhão Ambiental, em Rio Branco. Em entrevista ao G1, o advogado Mários Rosas Neto, que representa a defesa do policial, disse que não há surpresas no que foi apresentado pela denúncia do MP-AC e reforça que Farias tinham os envolvidos em facção como informantes.

“O que foi apresentado nas denúncias são interpretações produzidas pelo próprio delegado de polícia no decorrer da investigação criminal, que essas investigações serão devidamente esclarecidas no decorrer do processo. O tenente é uma pessoa inocente e esse contato com pessoas que pertenciam a facção era porque eram informantes, não tinha relação íntima com ele. Ele também não teve nenhum benefício com essa relação”, destaca.

O advogado finaliza dizendo que Farias está à disposição da Justiça, assim como os sigilos bancários, telefônicos e fiscais.

Operação Sicário

O delegado Alcino Loureiro falou, nesta quinta-feira (31), que a Operação Sicário iniciou no começo de 2018 após o avanço de uma facção criminosa no estado. Esse grupo criminoso estava atuando, principalmente em áreas de fronteira.

“Então, o departamento de inteligência, junto com a delegacia de combate ao crime organizado organizou essa operação para fazer esse monitoramento da entrada de droga e esse avanço, esse domínio do comando vermelho nessas rotas de tráfico em relação as outras facções. Assim começou. A operação inicia cartorialmente antes de abril e depois de abril a gente começou a fazer algumas interceptações telefônicas de pessoas que a gente já vinha investigando e eram protagonistas desses crimes”, explica.

Disse ainda que ao chegarem até o militar, o sentimento foi de decepção, uma vez que o tenente Farias era atuante e parceiro da Polícia Civil.

“Durante esses monitoramentos, identificamos um militar que falava com esses integrantes. E com um olhar mais atento, pra nossa surpresa, descobrimos que era o tenente Farias. Pra nós foi um choque, uma pessoa sempre muito atuante. Sempre com uma parceria muito forte com a DIC, [Divisão de Investigação Criminal], e um apoiador das ações da Polícia Civil. Para nós, foi motivo de decepcionar, tendo atenção maior e ele passou a ser alvo da investigação também”, destaca.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

PSG passou pelo Asto Villa nas quartas da Champions League • Reprodução/psg

Publicado

em

Time francês agora aguarda vencedor de Real Madrid x Arsenal

PSG passou pelo Asto Villa nas quartas da Champions League • Reprodução/psg

O Paris Saint-Germain é semifinalista da Champions League! Na tarde desta terça-feira (15), o PSG foi derrotado por 3 a 2 pelo Aston Villa, em Birmingham, na Inglaterra, mas, garantiu a classificação para a próxima fase do principal torneio de clubes do mundo.

No jogo de ida, a equipe parisiense fez valer o fator casa e venceu por 3 a 1, abrindo vantagem para a volta. O PSG poderia perder por um gol de diferença – o que aconteceu no Villa Park – e por isso a classificação ficou com os franceses em um agregado de 5 a 4.

O primeiro tempo foi de um começo impressionante do PSG, com Hakimi abrindo o placar aos 11 minutos de jogo. Aos 27, Nuno Mendes, outro lateral, também apareceu no ataque e anotou o segundo do time francês.

Quando tudo já parecia encaminhado, Youri Tielemans diminuiu o placar e a partida foi para o intervalo com 2 a 1 no placar nos franceses. Na segunda etapa, o Villa pressionou e assustou bastante os franceses: McGinn empatou aos dez minutos e Konsa virou três minutos depois.

Precisando só de mais um gol para forçar a prorrogação, o time de Unai Emery se lançou ao ataque, mas viu Donnarumma fazer grandes defesas e evitar mais um gol inglês. Enquanto isso, Dibu também se esforçou para impedir o gol de Dembélé.

Marco Asensio teve grande chance, quando recebeu lançamento de Pau Torres e saiu cara a cara com Donnarumma. Na hora de finalizar a jogada, porém, chutou em cima do arqueiro e desperdiçou a principal oportunidade do Villa de conseguir levar a partida para a prorrogação.

Classificado, agora, o PSG aguarda o vencedor do duelo entre Real Madrid x Arsenal na semifinal. No duelo de ida, o time inglês venceu os merengues por 3 a 0.

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Barcelona sofre derrota pesada para o Borussia, mas avança na Champions

Publicado

em

Borussia Dortmund vence por 3 a 1 em casa, mas não consegue reverter no agregado; Guirassy anota hat-trick e se torna o artilheiro isolado da competição

Lamine Yamal em lance no duelo entre Borussia Dortmund x Barcelona; joia esteve apagada no confronto • Divulgação/Barcelona

O Barcelona sofreu na Alemanha nesta terça-feira (15), mas conseguiu se classificar para a semifinal da Champions League 2024-25.

A equipe espanhola foi derrotada por 3 a 1 para o Borussia Dortmund, no Signal Iduna Park, mas levou a melhor fazendo 5 a 3 no agregado, após goleada de 4 a 0 no jogo de ida.

Esta é a primeira derrota do time de Hansi Flik em 2025. De janeiro para cá, foram 24 jogos com incríveis 20 vitórias e 4 empates para Lewandowski, Raphinha e Cia.

Serhou Guirassy foi o nome do confronto, marcando os três gols do Borussia Dortmund, sendo o primeiro após cavadinha em cobrança de pênalti, e voltando a liderar a artilharia da competição. O gol do Barça foi marcado por Ramy Bensebaini contra.

Na semifinal, o Barcelona terá pela frente o vencedor de Inter de Milão x Bayern de Munique. Os italianos venceram o jogo de ida por 2 a 1.

Como foi o jogo

O primeiro tempo se resumiu em um Borussia Dortmund agressivo querendo reverter a desvantagem no placar, enquanto o Barcelona se mostrou irreconhecível e com muita dificuldade na criação de jogadas.

De tanto pressionar, os donos da casa abriram o placar aos 10 minutos com Guirassy batendo o pênalti de cavadinha. A partir daí, o Dortmund seguiu em cima, principalmente com Adeyemi e Beier, mas foi para o intervalo com apenas um gol na conta.

Já o time catalão parecia assustado com a pressão sofrida e, de perigo, só conseguiu criar duas jogadas. Fermín, impedido, arriscou um chute na entrada da área aos 26 minutos. Logo depois, Raphinha arrancou sozinho pela esquerda, aos 29, mas foi alcançado por Sule e perdeu a bola.

O Dortmund seguiu com apetite no início do segundo tempo e conseguiu abrir dois de vantagem. Szczesny salvou o Barcelona em duas jogadas logo aos 2 minutos, mas pouco pôde fazer no lance seguinte.

Aos 3 minutos, após escanteio batido, Nmecha mandou de cabeça, Guirassy, mais uma vez, escorou quase em cima da linha e marcou o segundo dos aurinegros no duelo.

E quando se achava que com 2 a 0 no placar o Dortmund faria uma pressão sem fim, o time alemão sofreu um verdadeiro balde de água fria após o Barcelona se beneficiar de um gol contra.

Guirassy corre para comemorar seu gol após batida de pênalti contra o Barcelona • Divulgação/Borussia Dortmund

Aos 8 minutos, o zagueiro aurinegro Bensebaini vacilou e chutou contra a própria baliza após cruzamento de Fermín López.

O gol sofrido diminuiu o ritmo do Dortmund, mas ainda deu tempo para Guirassy anotar seu hat-trick na partida. O artilheiro aproveitou bobeira de Araújo e chutou de canhota, aos 30 minutos, para estufar as redes de Szczesny.

O Barcelona vai para casa com uma derrota doída na bagagem, mas com a vaga garantida na próxima fase. Já o Dortmund deixa a Champions, mas sai aplaudido pelo seu torcedor, que reconheceu todo esforço da equipe.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Peças para construção de nova ETA chegam a Xapuri

Publicado

em

As estruturas metálicas que irão compor a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Xapuri já chegaram ao município e devem ser instaladas ainda neste verão, informou o Serviço de Saneamento de Água e Saneamento (Saneacre), nesta terça-feira, 15.

Segundo a autarquia, a ETA terá capacidade para tratar até 30 litros de água por segundo e representa um marco significativo para a melhoria do abastecimento de água na cidade. O investimento ultrapassa R$ 1 milhão.

A nova estrutura tem como objetivo garantir mais segurança e regularidade no fornecimento de água para a população de Xapuri, especialmente em períodos de maior consumo.

A conquista foi viabilizada pelo Saneacre com apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que atuou na recuperação de recursos oriundos de parceria entre o Governo do Estado e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Segundo o órgão, além da construção da nova ETA, foi implantado no município cerca de dois mil metros de rede de água na Comunidade Jequiá, na zona rural, beneficiando 165 famílias, com apoio da Prefeitura de Xapuri.

Também foi realizada a substituição de tubulação no bairro Cerâmica, melhorando a pressão da água e atendendo mais de 150 famílias.

Comentários

Continue lendo