fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Tenente do Bope dava droga e munição a membros de facção e recebia dinheiro do crime, diz MP-AC

Publicado

em

Por Jefson Dourado e Tácita Muniz

Tenente do Bope dava droga a membros de facção e recebia dinheiro de criminosas, diz MP-AC — Foto: Reprodução

“Antes da droga chegar no coisa (sic), na delegacia, ele já me dava um pedacinho simbólico”. Esse é um trecho do depoimento de Agilberto de Lima, conhecido dentro de um grupo criminoso como Jiquitaia ou Zoio. À polícia, ele explica a relação que tinha com o tenente do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Josemar Farias, que foi preso na Operação Sicário em dezembro do ano passado.

O G1 teve acesso ao relatório do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Nele, o Ministério público denuncia 23 pessoas integrantes de uma facção criminosa que atua no estado.

Farias foi denunciado por promoção de organização criminosa, inclusive, prendendo membros de facções rivais, defesa de territórios sob a influência da facção, por proteger facção da atuação policial, por fornece armas e munição ao grupo criminoso, corrupção passiva e prevaricação.

O tenente conversava, principalmente com Jiquitaia, mas também aparece em contato com mais dois envolvidos, como Antônio Aguiar, conhecido como Neném Rolinha.

No processo, o MP-AC aponta que “durante a investigação, que Farias auxiliava lideranças como Agilberto Soares de Lima, conhecido pela alcunha de ‘Jiquitaia’ (responsável pelo bairro Rosalinda) e Antônio Ferreira Aguiar, conhecido pela alcunha de “Neném Rolinha” ou “Coroa” (responsável pelo bairro Conquista) a manter e expandir seus territórios, seja realizando a prisão de integrantes de facções rivais”, destaca o relatório.

Ainda em depoimento, Jiquitaia cita uma operação do Bope que apreendeu 92 quilos de maconha escondidos dentro de freezer em chácara no Bujari. Ele conta que apontou o local à polícia e recebeu droga por ter ajudado na operação.

“A única vez que eu ganhei uma peça foi quando a gente foi…depois do Bujari. Eles foram pra depois do Bujari e me levaram, no caminho eu fui também, lá eles encheram a baguala do carro de maconha. Pegaram mais de cem quilos de maconha. Aí, quando pensou que não, chegou o tenente Farias com outro carro. A situação já tava toda (gesticula com as mãos em sinal de positivo indicando que a situação já estava resolvida). Aí, o tenente chegou, ai conversou com os rapazes, inclusive com outro rapaz do Bope lá que eu não conheço, só se eu ver. Que é que o pegou o dinheiro o botou no negócio da farda” (sic).

‘Beirinha’

Já com o membro conhecido como Neném, Farias o trata como “primão”. Uma ligação feita em maio do ano passado mostra os dois conversando sobre ações da polícia. O traficante pede que o policial dê uma apaziguada na guarnição.

Neném: – Escuta, o pessoal desse teu, desse mermim (sic) aí, esse teu pessoal mesmo, esse teu. Foram lá naquele rapaz que eu pedi daquela vez, que ele está tranquilo, aí invadiram o barraco dele ontem à noite, ele não estava lá, deram uma pressão doida na mulher dele

Farias: – Ontem?

Neném: – Foi ontem a noite. Aí ele ficou com medo dos caras querer matar ele de graça

Farias: – Não, tranquilo vou dar uma conversada tá

Neném: – Pra dar uma apaziguada

Farias: – Foi ontem num foi?

Neném: – Foi ontem a noite

Farias: – Tá, tá, já eu vejo.

Uma parte do processo mostra que Jiquitaia conta a Farias que teve que usar o nome dele durante uma ação policial que ocorreu na casa dele. “Eu para escapar da morte tive que usar o seu nome e, pela graça de Deus, sobrou um áudio do senhor no meu telefone, aquela moto que o senhor queria pegar pra gente devolver”, diz o suspeito em conversa com o tenente.

Em outra conversa, Neném diz ao policial que está com o dinheiro dele guardado. “Tá bom. Eu estou com teu bicho guardado e a beirinha para tu gastar”, diz o suspeito. O policial responde apenas com: “Tá tranquilo”.

Munições

Em junho do ano passado, uma conversa interceptada com outro integrante chamado de “Cabeça”, Farias fala sobre munições que precisa entregar para ele.

Farias: – Eu estou é com um negócio para passar pra ti

Cabeça: – Do negócio da munição?

Farias: – Sim, vinte de excelência.

O diálogo segue e Farias diz que vai passar a munição para que o suspeito distribua. “Eu vou botar na tua mão e tu distribui”, diz.

Além disso, Farias marca encontro com um dos membros que teria contato direto com o conselho da facção, conhecido como Diogo Oliveira. Nessa questão, ele pede dinheiro para repor material roubado da casa de um outro PM.

Farias: – É o seguinte, bicho, deixa eu te falar, eu estava pensando aqui, ver com o camarada aí se tem como ele dar uns 100 conto pro cara lá para pagar o HT do cara lá, senão eu vou continuar devendo pros caras

Diogo: – 100 conto?

Farias: – É aí paga o HT do cara, porque tem que repor para a polícia.

Diogo: – Ah é, Na hora.

Logo em seguida, os dois se encontram.

‘O tenente é inocente’, diz defesa

Farias permanece preso no Batalhão Ambiental, em Rio Branco. Em entrevista ao G1, o advogado Mários Rosas Neto, que representa a defesa do policial, disse que não há surpresas no que foi apresentado pela denúncia do MP-AC e reforça que Farias tinham os envolvidos em facção como informantes.

“O que foi apresentado nas denúncias são interpretações produzidas pelo próprio delegado de polícia no decorrer da investigação criminal, que essas investigações serão devidamente esclarecidas no decorrer do processo. O tenente é uma pessoa inocente e esse contato com pessoas que pertenciam a facção era porque eram informantes, não tinha relação íntima com ele. Ele também não teve nenhum benefício com essa relação”, destaca.

O advogado finaliza dizendo que Farias está à disposição da Justiça, assim como os sigilos bancários, telefônicos e fiscais.

Operação Sicário

O delegado Alcino Loureiro falou, nesta quinta-feira (31), que a Operação Sicário iniciou no começo de 2018 após o avanço de uma facção criminosa no estado. Esse grupo criminoso estava atuando, principalmente em áreas de fronteira.

“Então, o departamento de inteligência, junto com a delegacia de combate ao crime organizado organizou essa operação para fazer esse monitoramento da entrada de droga e esse avanço, esse domínio do comando vermelho nessas rotas de tráfico em relação as outras facções. Assim começou. A operação inicia cartorialmente antes de abril e depois de abril a gente começou a fazer algumas interceptações telefônicas de pessoas que a gente já vinha investigando e eram protagonistas desses crimes”, explica.

Disse ainda que ao chegarem até o militar, o sentimento foi de decepção, uma vez que o tenente Farias era atuante e parceiro da Polícia Civil.

“Durante esses monitoramentos, identificamos um militar que falava com esses integrantes. E com um olhar mais atento, pra nossa surpresa, descobrimos que era o tenente Farias. Pra nós foi um choque, uma pessoa sempre muito atuante. Sempre com uma parceria muito forte com a DIC, [Divisão de Investigação Criminal], e um apoiador das ações da Polícia Civil. Para nós, foi motivo de decepcionar, tendo atenção maior e ele passou a ser alvo da investigação também”, destaca.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Anaiza brilha nos contos de ‘Pra Sempre’

Publicado

em

Por

“Uma curiosidade sobre o filme, é que além de eu ter participado como atriz do elenco principal, sou a compositora e a intérprete da música tema, ‘O Tempo’”,revela a jovem.

A atriz e cantora Anaiza está  no elenco do filme “Pra Sempre”, produzido pela FW Filmes, que estreou no último dia 24 nos cinemas. O filme apresenta seis contos distintos que se entrelaçam ao longo da narrativa.

Anaiza interpreta Mari, uma personagem central no segundo conto do filme. Mari é reconhecida por seu mau humor e sua antiga amizade com as outras protagonistas. Apesar de sua personalidade meio grossa, as personagens conseguem lidar com ela devido à sua longa convivência.

“O filme é dividido em pequenas histórias diferentes que se completam no fim de tudo. A Mari desempenha um papel fundamental no avanço do suspense, sendo uma das primeiras a explorar o intrigante quarto secreto da casa”, comenta a atriz.

Além de atuar no elenco principal, ela também foi a mente criativa por trás da música tema do filme,’ O Tempo’, assumindo o papel de compositora e intérprete. Sua composição reflete os elementos recorrentes dos diferentes contos, destacando a ideia central de que momentos da vida, mesmo simples, permanecem “pra sempre” em nossas memórias e corações. Em breve a canção estará disponível nas plataformas digitais.

“Além da música tema, na história que eu participo logo na primeira cena começa a tocar a minha música “Here With You” e é engraçado porque a Mari é a única que está de saco cheio e não querendo curtir e ouvir a canção”, conta Anaiza

Esta é sua primeira aparição nas telonas, uma experiência que ela descreve como única e surreal:

“É uma sensação única para mim, nunca imaginei me ver na telona do cinema. Ainda mais emocionante é ouvir duas das minhas músicas tocando ao longo do filme. É surreal pensar que faço parte desse projeto. A pequena Ana jamais sonharia com algo assim!”

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Em contato constante com Lucas Buda, Camila Moura diz se reata relação: ‘Será?’

Publicado

em

Por

Após a revelação de Lucas Buda, em que ele expunha que estava em contato constante com Camila Moura, sua ex-mulher, a influenciadora abriu o jogo sobre uma possível reconciliação com o ex-BBB.

Para quem não se lembra, a polêmica começou depois que Camila pediu o divórcio quando Lucas ainda estava confinado no reality show, já que o fim do casamento se deu por causa dos flertes do professor com Pitel. No entanto, ele afirmou que estava mantendo contato com Camila, o que levantou rumores de que ela estaria cogitando voltar com ele.

Porém, em entrevista ao Portal Leo Dias, a assessoria de Camila Moura revelou que a notícia não é boa para os fãs do ex-casal. “Camila realmente conversou com o Lucas, mas todas as vezes para resolver assuntos de ordem burocrática, em momento algum foi falado sobre uma volta ou assuntos relacionados a sentimentos. Camila não está voltando com ninguém e nem pensando nisso“, dizia a nota divulgada.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Após sucesso no “BBB 24”, Alane Dias ganha chance de ouro na TV Globo: ‘Atuar’

Publicado

em

Por

Parece que o sucesso que Alane Dias fez no “BBB 24“, está lhe rendendo frutos dentro da TV Globo. Segundo informações da colunista Carla Bittencourt, do site Notícias da TV, a bailarina recebeu uma proposta irrecusável na emissora.

Na próxima semana, a ex-sister participará de seu primeiro teste de atuação e, em seguida, ficará disponível no banco de talentos da empresa. Isso significa que, por enquanto, ela não tem nenhum trabalho em vista, mas que, caso precisem de uma atriz com as características dela, ela poderá ser escolhida.

A ex-BBB parece estar seguindo os passos de Grazi Massafera, Rafa Kalimann e Jade Picon que, após participarem do reality, ganharam chances de atuação na TV Globo e hoje são sucesso de audiência.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo