Acre
Temporal causa estragos, morte de gado e deixa zona rural sem energia na fronteira

O proprietário perdeu 31 animais, entre vacas leiteiras, bezerros e bois. O prejuízo pode passar de R$ 27 mil reais – Foto: Alexandre Lima
Alexandre Lima
O forte temporal que assolou a fronteira do Acre neste no final do dia deste sábado, dia 17, causou estragos e muito prejuízos aos moradores da zona rural de Brasiléia, além de destelhar algumas casa e derrubar árvores e tendas pela cidade.
A cidade de Epitaciolândia foi surpreendida no acesso ao Bairro José Hassem, onde a prefeitura está realizando melhoramento e teve que arrancar o asfalto para receber ruma nova camada, deixando uma ladeira de lama.

Poste colocado pela empresa Oi, pode ser o responsável pelo incidente e o caso foi registrado na delegacia de Brasiléia – Foto: Alexandre Lima
Na cidade de Brasiléia, tendas que estavam armadas em frente de igrejas, além da Avenida Marinho Manoel Montes e árvores em alguns pontos da cidade. Um cajueiro caiu e impediu parte do acesso à cidade pela ponte Wilson Pinheiro. Os Bombeiros foram acionados em vários pontos para cortar e retirar algumas nas duas cidades.
O prejuízo maior, ficou para a zona rural no km 7 da BR 317 (Estrada do Pacífico). Um pequeno pecuarista, Seu José Feitosa, perdeu 31 vacas e bezerros após um cabo da rede elétrica ter se rompido e caído no campo, onde receberam uma descarga de aproximadamente 32 mil volts. O prejuízo pode chegar próximo a R$ 30 mil reais
Segundo foi informado, outra localidade também foi afetada e teria perdido cerca de 12 ‘cabeças’, mas essa informação não pode ser confirmada. Funcionários da Eletrobrás chegaram momentos depois após o ocorrido e desligou toda a rede, deixando centenas de moradores e o abatedouro de aves e de porco.
Tanto o proprietário do gado quanto a Eletrobrás, foram registrar uma queixa crime contra a empresa Oi, por ter instalado um poste próximo à rede elétrica, fato esse que ocasionou o curto após terem tido o contato entre os fios.
Algumas casa na zona rural do Município também tiveram parte de suas coberturas arrancadas com a força do vento, deixando os moradores com medo, mas ninguém foi ferido e nem tem registro no CIOSP e Hospital de Brasiléia.

Cajueiro foi derrubado pelo vento e quase impediu os veículos de passar na trance em Brasiléia – Foto: Alexandre Lima
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.












Você precisa fazer login para comentar.