Conecte-se conosco

Acre

Temendo ficar sem combustível, bolivianos iniciam protesto impedindo passagem de pedestres

Publicado

em

Bolivianos alegam que combustível e gás poderá acabar no prazo de três dias. Próxima ponte a ser bloqueada será ponte Wilson Pinheiro em Brasiléia.

Dona Francisca, mãe do acreano Sebastião que foi levado por policiais boliviano, montou barraca com seus filhos e o pai na ponte desde sexta passada.

Alexandre Lima

Após cinco dias de ponte fechada para qualquer tipo de veículo, especialmente as carretas com combustível que abastecem a cidade de Cobija, capital de Pando, lado boliviano, a situação começa a tomar rumos diferentes.

Como foi divulgado anteriormente, familiares de um brasileiro, Sebastião Nogueira do Nascimento (33), supostamente foi sequestrado por policiais bolivianos na cidade de Epitaciolândia na noite do dia 12 do mês em curso, acusado pela Justiça daquele País, de fazer parte do sequestro do filho de um senador em outubro de 2016.

Em protesto, os familiares realizaram o bloqueio da ponte que liga o Brasil à Bolívia, pela cidade de Epitaciolândia, principal corredor para passagem de carretas que abastecem a capital de Pando com alimento e, principalmente, combustível além de outros produtos.

Diante da iminência de ficar sem combustível e gás, os profissionais do transito como mototaxistas, taxistas entre outros, resolveram também chamar atenção das autoridades dos dois países, bloqueando o lado boliviano até mesmo para pedestres.

Segundo um dos representantes dos mototaxistas no local, disse que o bloqueio será uma forma de chamar atenção das autoridades dos dois países, uma vez que os produtos já estão começando a faltar, principalmente o combustível.

Foi dito que, o combustível existente está previsto para terminar no prazo de três dias e poderá deixar a cidade com quase 100 mil habitantes sem energia. Já os familiares de Sebastião, disseram que não irão deixar o local até ter uma resposta sobre o caso.

Também foi avisado por parte dos bolivianos que, caso nada seja resolvido, o próximo alvo será a Ponte Wilson Pinheiro que será fechada para passagem de veículos e pedestres.

Mototaxistas bloquearam passagem de pedestres do lado boliviano em protesto.

Carretas com combustível e outros produtos estão paradas a dias no lado brasileiro.

Matérias relacionadas:

Familiares de acreano preso na Bolívia bloqueiam ponte em protesto

Familiares denunciam sequestro de brasileiro por policiais bolivianos na fronteira do Acre

Polícia boliviana procura sequestradores de filho de senador em Cobija


Veja vídeos do senador Sergio Petecão em Brasília sobre o caso e da mãe, Dona Sebastiana.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Tarauacá apresenta leve diminuição, mas município mantém estado de alerta

Publicado

em

O nível do Rio Tarauacá apresentou uma leve diminuição na manhã deste domingo (28), após atingir 9,91 metros à meia-noite. Às 6h, o rio marcou 9,87 metros, indicando uma pequena baixa no volume de água. Apesar disso, o município segue em estado de alerta devido à elevação dos igarapés, que continuam desaguando no rio. De […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo