Conecte-se conosco

Cotidiano

Técnica de enfermagem estampa foto em máscaras para ser reconhecida por pacientes de UTI no Acre

Publicado

em

Objetivo é que pacientes reconheçam quem está fazendo o atendimento, diz Ídala Tessania.

Ídala Tessania mandou confeccionar máscaras com foto dela para ser reconhecida por pacientes — Foto: Arquivo pessoal

Por Alcinete Gadelha

A vida em tempos de pandemia do novo coronavírus também revela muitas histórias de generosidade que podem ganhar várias formas. A técnica de enfermagem Ídala Tessania, de 41 anos, por exemplo, resolveu confeccionar máscaras personalizadas com a foto dela para que os pacientes possam reconhecê-la durante o atendimento.

Ídala trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, que não atende pacientes com Covid-19, mas, contou que as medidas de proteção neste período foram intensificadas.

Por isso, os pacientes não tinham mais como identificar quem estava fazendo o atendimento e foi a partir daí que teve a ideia de revelar sua identidade por meio do EPI personalizado.

“Depois de toda essa obrigatoriedade de óculos, viseira, máscara, via que passava por muitos deles, dava bom dia e ficava naquela dúvida: ‘o senhor está me reconhecendo?’ Acreditava que, no momento, só por educação eles diziam que sim. Então, fiquei pensando no que poderia ser feito e veio a ideia da máscara”, conta.

Servidora troca de máscara duas vezes a cada plantão. Ela mandou fazer 12 no total — Foto: Arquivo pessoal

Então, ela que já tinha mandando fazer máscaras personalizadas para uma criança, com super heróis, perguntou para a amiga de uma malharia, se seria possível confeccionar o material com a foto dela.

Com a resposta positiva, ela não pensou duas vezes, buscou aprovação do hospital e, após a aprovação, ela mandou confeccionar uma dúzia de máscaras para poder ficar mais próxima dos pacientes, só que de um jeito diferente. E há uma semana está usando o material.

“A intenção é que eles saibam quem está cuidando deles porque não tem como se desparamentar e veio a ideia. E foi muito bem aceita pela equipe do hospital e foi assim que surgiu a ideia. E o objetivo é que eles soubessem. Não é um crachá de colega para colega, mas o foco é o paciente”, ressalta.

Reação

Ídala pensou que se ela fosse paciente ia gostar de saber que está cuidando dela. E acrescenta que sempre mantém uma boa relação com os pacientes e acaba criando laços, por isso, pensa na reação deles.

“Foi tudo bem aceito, tanto pelos pacientes, os que estão conscientes, quanto pelos colegas que já querem aderir a ideia também. Foi bem bacana. É impossível não ter um laço de amor, de cuidado, de proximidade e a torcida por cada uma para que saia logo e fica a amizade até depois daqui. Então, o objetivo é aproximar”, acrescenta.

As máscaras tiveram um custo de R$ 8. Ela usa duas por plantão para seguir as recomendações de saúde. E comemora que a ideia deu certo.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Vasco empata com Sampaio Corrêa e fecha preparação no Rio

Publicado

em

Foto PHD: O atacante Titô segue no Vasco para a temporada de 2026

O Vasco empatou com o Sampaio Corrêa por 1 a 1 neste sábado, 20, em Sampaio Corrêa, no Rio de Janeiro, e fechou a primeira fase de preparação visando à disputa do Campeonato Estadual. A equipe da Fazendinha estreia no Acreano no dia 17 de janeirocontra o Rio Branco, no Tonicão.

Embarca no dia 26

O elenco vascaíno embarca para Rio Branco na sexta, 26, e fará a reta final de treinamentos na Fazendinha.

“Estamos seguindo o nosso planejamento. Essa primeira fase em Cardoso Moreira foi bastante proveitosa e vamos para a reta final. Conseguimos montar um grupo muito forte e a nossa meta é a conquista do título”, declarou o técnico Erick Rodrigues.

Estadual e Copa do Brasil

Além do Campeonato Estadual, o Vasco será um dos representantes do Acre na Copa do Brasil 2026.

“Na Copa do Brasil, o objetivo é avançar duas fases. Isso vai gerar receita para o clube e garantirá uma grande visibilidade em nível nacional”, afirmou o treinador.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mais 4 reforços do Independência serão integrados ao elenco

Publicado

em

O lateral esquerdo Diogo, os volantes Larusso e Kãuan e o meia Kayke Guedes serão integrados ao elenco do Independência neste sábado, 20, no Marinho Monte, visando a disputa da temporada de 2026. Os atletas foram avaliados pelo técnico Ivan Mazzuia e chegam como contratações importantes.

“O Larusso esteve conosco no Brasileiro da Série D. Os outros atletas foram bem avaliados e estamos seguindo o planejamento e montando um elenco competitivo”, comentou o técnico Ivan Mazzuia.

23 atletas

Ivan Mazzuia pretende fechar o elenco do Independência para o início do Estadual com 23 atletas.

“Estamos trabalhando para termos todos os jogadores no fim da próxima semana. Vamos ter mais de dez dias para ajustar a equipe para a estreia”, declarou o treinador.

No dia 12

O Independência, atual bicampeão acreano, estreia no Estadual no dia 12 de janeiro, no Tonicão, contra o Santa Cruz.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ulisses Torres começa trabalhos técnicos e avalia atletas

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Ulisses confirmou trabalhos durante o fim de semana, no José de Melo

O técnico Ulisses Torres começou a realizar treinos técnicos no José de Melo e o objetivo é avaliar os atletas do Rio Branco pensando na montagem da equipe para a disputa do Campeonato Estadual.

“Conhecer as características dos jogadores é fundamental. Esses treinamentos também ajudam no condicionamento físico e esse é um processo importante na preparação”, comentou Ulisses Torres.

Marcos Vinícius

O atacante Marcos Vinícius, ex-Adesg, foi integrado ao elenco do Rio Branco nesta sexta, 19, e é mais uma contratação visando o Campeonato Estadual.

“Penso em utilizar o Marcos Vinícius como um camisa 9. Ainda temos algumas peças para chegar e o objetivo é chegar com uma equipe competitiva na estreia”, declarou o treinador.

Contra o Vasco

O Rio Branco enfrenta o Vasco na estreia no Estadual. O jogo será no dia 17 de janeiro, no Tonicão.

Comentários

Continue lendo