Os 22 prefeitos, presidentes câmaras e administradores de fundos têm até o dia 1º de abril para entregar as prestações de contas de 2012 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Os gestores terão que encaminhar as informações por meio de mídia digital, além de enviar toda a documentação física para o confronto das informações.
Para o recebimento dos dados, o TCE montou uma equipe de plantão que estará trabalhando até às 18 horas.
Segundo a resolução 62/2008, o prazo final para a entrega da prestação de contas é o dia 31 de março, mas, como neste ano o último dia de entrega é um domingo, o próximo dia útil será contado como a data final.
Quem não enviar as informações e os documentos poderá sofrer tomada de contas especial, ser multado e ter a gestão considerada irregular.
Até o dia 2 de maio, o TCE receberá as prestações de contas dos chefes dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo Estadual, respectiva administração direta e indireta, do Ministério Público e do próprio Tribunal de Contas. Deverão enviar os dados nesse prazo também os presidentes de entidades públicas, sociedades de economia mista e empresas controladas pelo Estado e pelo município.
Com o objetivo de garantir segurança, mobilidade, organização e dignidade à população durante o Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria, a Prefeitura de Rio Branco realizou, na manhã desta sexta-feira (6), uma reunião de alinhamento com toda a estrutura da administração municipal. O encontro que ocorreu na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, reuniu secretários, coordenadores, diretores e presidentes de autarquias municipais, que debateram o planejamento e a execução do evento, promovendo a integração entre as pastas para assegurar um Carnaval organizado e seguro para os foliões.
Para Klowsbey Pereira, diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil, a união das secretarias evidencia o compromisso da gestão municipal em oferecer um Carnaval organizado, com suporte e atenção à população. (Foto: Ana Melo/Secom)
De acordo com o diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Klowsbey Pereira, o alinhamento entre as secretarias demonstra o compromisso da gestão municipal com a qualidade do evento e o bem-estar da população. Segundo ele, todas as secretarias estarão presentes durante o Carnaval, oferecendo suporte e serviços para que a população perceba o cuidado e o apoio da Prefeitura na realização do evento.
A coordenação geral do Carnaval Rio Branco Folia, Tradição e Alegria está sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Durante a reunião, o secretário da pasta, Cid Ferreira, apresentou as explanações técnicas sobre a montagem da estrutura da festa, destacando o cuidado com a segurança, a mobilidade urbana e o conforto do público.
O secretário ressaltou que a gestão municipal trabalha para que não haja falhas na organização do evento, priorizando o cuidado com os brincantes e foliões, a proteção das crianças, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, além de toda a logística necessária para garantir um Carnaval cada vez melhor e mais digno para a população.
A Prefeitura de Rio Branco também reforça, neste Carnaval, o compromisso com a inclusão social. A programação contará com um dia especialmente dedicado à participação de pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades, cadeirantes e crianças com transtorno do espectro autista, garantindo acessibilidade, respeito e a oportunidade de todos vivenciarem a festa com segurança e alegria.
Para o vice-prefeito Alysson Bestene, o Carnaval da Inclusão reforça o compromisso da gestão municipal com acessibilidade e respeito a todos. (Foto: Ana Melo/Secom)
Segundo o vice-prefeito Alysson Bestene, o Carnaval da Inclusão será realizado em um espaço preparado para acolher todos os públicos, como a Praça da Revolução, que conta com a fonte interativa musical, um ambiente que proporciona momentos de lazer e também de estímulo terapêutico para crianças autistas. Para ele, a iniciativa reforça o olhar humano da gestão municipal, que busca promover inclusão sem excluir ninguém.
A segurança do evento também será reforçada com o uso da tecnologia. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, tecnologia e Inovação ampliou o sistema de videomonitoramento no perímetro central onde ocorre a festa. De acordo com o secretário municipal, Ezequiel Bino, foram instaladas mais câmeras, totalizando 100 equipamentos no entorno do evento, permitindo o monitoramento de todas as entradas e saídas da área do Carnaval.
O sistema garante mais tranquilidade para os foliões e para os trabalhadores do evento, além de inibir ações que possam comprometer a segurança pública. A orientação, segundo o secretário, é que todos participem da festa com espírito de alegria e diversão, sabendo que o ambiente estará permanentemente monitorado.
Com planejamento integrado, uso da tecnologia e ações voltadas à inclusão e à dignidade das pessoas, a Prefeitura de Rio Branco reafirma o compromisso de realizar um Carnaval seguro, organizado e acessível para toda a população.
A construção do Elevado Mamedio Bittar, uma obra que visa desafogar o trânsito em uma das principais vias da capital, está na fase final de conclusão. A parte asfáltica da via já foi totalmente finalizada e a instalação dos postes de iluminação pública está em andamento. Além disso, as paredes da pista já estão recebendo o lixamento para a aplicação da pintura e já realizaram o teste com um ônibus alongado.
Parte asfáltica da via já foi totalmente finalizada e a instalação dos postes de iluminação pública está em andamento. (Foto: Ana Melo/Secom)
Na manhã desta sexta-feira (6), o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, acompanhou de perto o progresso da obra durante uma visita técnica com a equipe de engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Em sua avaliação, a construção do viaduto é um marco importante para a cidade de Rio Branco.
“Este viaduto está em sua fase final e já é um marco fundamental para a nossa cidade. Com certeza, a obra vai melhorar significativamente o trânsito, que frequentemente ficava parado nesse ponto da AABB”, evidenciou Cid Ferreira.
De acordo com o engenheiro civil Gustavo Menezes, a intervenção adotará o mesmo padrão da rotatória Beth Bocalom, mantendo os acessos conforme previsto no projeto original. (Foto: Ana Melo/Secom)
Atualmente, os esforços estão concentrados na parte inferior do viaduto, com a construção de espelhos d’água e uma rotatória que irá facilitar o acesso às vias paralelas. Segundo o engenheiro civil, Gustavo Menezes, a obra seguirá o modelo da rotatória de Beth Bocalom, com os acessos planejados conforme o projeto original.
“Estamos trabalhando na urbanização e nas paisagens, com espelhos d’água tanto na rotatória, quanto embaixo do viaduto, seguindo o mesmo estilo de Beth Bocalom. A rotatória e os acessos serão os previstos no projeto”, explicou Menezes.
Segundo o secretário Cid Ferreira, mesmo diante de desafios como o atraso na chegada de insumos e a falta de mão de obra, a expectativa é concluir a obra ainda no primeiro semestre deste ano. (Foto: Ana Melo/Secom)
O secretário Cid Ferreira afirmou que, apesar dos desafios enfrentados, como a dificuldade na chegada de insumos devido às condições climáticas e a escassez de mão de obra, a previsão é que a obra seja concluída ainda no primeiro semestre deste ano.
A conclusão do Elevado Mamedio Bittar representa um avanço para a mobilidade urbana, melhorando o trânsito e o entorno da área em Rio Branco. (Foto: Ana Melo/Secom)
“Acredito que conseguiremos entregar a obra no prazo. A maior dificuldade tem sido a chegada dos insumos do sul do país e o período chuvoso, mas o principal desafio é a falta de mão de obra, que é um problema geral na cidade”, completou o titular da pasta.
A finalização do Elevado Mamedio Bittar representa um avanço importante para a infraestrutura de Rio Branco, proporcionando uma melhor fluidez no trânsito e melhorias no entorno da área, com a conclusão da rotatória e da urbanização planejada.
Estudantes de Administração, RH, Redes de Computadores e Análises Clínicas concluem ensino médio com dupla certificação; parceria com governo estadual viabilizou formação
Senac formou 220 alunos dos cursos técnicos integrados ao Novo Ensino Médio. Os formandos concluíram as habilitações em Técnico em Administração, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Redes de Computadores e Técnico em Análises Clínicas.
Em uma cerimônia realizada na noite da última quinta-feira (5), no Templo Central da Assembleia de Deus de Epitaciolândia, o Senac Brasiléia formou 220 alunos dos cursos técnicos integrados ao Novo Ensino Médio. Os formandos concluíram as habilitações em Técnico em Administração, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Redes de Computadores e Técnico em Análises Clínicas.
A solenidade, marcada pela emoção de alunos, familiares e educadores, foi possível graças à parceria entre o Senac e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura com participação das Secretarias de Educação de Brasiléia e Epitaciolândia. A iniciativa permite que os jovens concluam a educação básica com dois certificados: um do ensino regular e outro da formação profissional.
Gildeia Goulart, do Núcleo de Educação Profissional em Brasiléia, afirma que formandos saem preparados para o mercado de trabalho e para contribuir com a região. Foto: captada
A coordenadora educacional do Núcleo de Educação Profissional do Senac em Brasiléia, Gildeia Oliveira Rodrigues Goulart, destacou durante a cerimônia de formatura de 220 alunos a importância da formação técnica para o desenvolvimento regional.
“É motivo de alegria participar dessa cerimônia. Ela representa a concretização de muitos esforços ao longo do processo formativo”, afirmou a reportagem.
Em seu discurso de abertura, Goulart ressaltou que os formandos estão prontos para ingressar no mercado de trabalho. “Hoje, entregamos à população da fronteira e seus municípios vizinhos cerca de 220 jovens profissionais qualificados, que concluem o Ensino Médio já com uma profissão. Esses alunos estão preparados para ingressar no mercado de trabalho, contribuir com o desenvolvimento da região, garantir o sustento de suas famílias e realizar seus sonhos”.
A coordenadora reforçou ainda o compromisso do Senac/Brasiléia com a qualificação da mão de obra local. “O Senac tem cumprido seu papel ao formar mão de obra qualificada para atender à demanda local — e esperamos que essa missão continue”. A formação técnica é resultado da parceria entre o Senac e o Governo do Estado e Prefeituras, que permite a dupla certificação dos estudantes — ensino médio e habilitação profissional — nos cursos de Administração, Recursos Humanos, Redes de Computadores e Análises Clínicas.
Diretor regional do Senac Deywerson Galvão destacou parceria com governo e prefeituras
O Diretor regional Deywerson Galvão, representando o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac/Acre, Leandro Domingues, reafirmou o papel estratégico das parcerias com o poder público durante a cerimônia de formatura de 220 alunos dos cursos técnicos na fronteira da regional do alto acre.
“Acreditamos que esses formandos têm agora melhores perspectivas e mais qualidade de vida. Torcemos para que alcancem voos cada vez mais altos”, declarou Galvão.
A fala reforça o objetivo da instituição de preparar mão de obra qualificada para atender às demandas do mercado de trabalho regional. A parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, como Secretárias de educação de Epitaciolândia e Brasiléia, permitiu que os estudantes concluíssem o ensino médio com dupla certificação — uma do ensino regular e outra da formação profissional.
A iniciativa segundo o presidente integra o programa de educação profissional na região. Os cursos técnicos são voltados para a inserção dos jovens no mercado e o fortalecimento da economia local.
Diretor regional Deywerson Galvão destaca parceria com governo e prefeituras; estudantes concluem ensino médio com dupla certificação profissional. Foto: captada
A secretária de Educação de Brasiléia reafirma compromisso da gestão municipal com a educação profissional de jovens
Já a secretária municipal de Educação de Brasiléia, Raiza Dias, representando o prefeito Carlinhos do Pelado, destacando o compromisso da gestão municipal com a formação profissional de jovens durante a cerimônia de colação de grau de alunos do Senac. A ação reforça a parceria entre o governo municipal e o Sistema Fecomércio Senac/Brasiléia na oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Na ocasião, também foi ressaltada a atuação do Senac na Regional do Alto Acre desde janeiro de 2020. Nesse período, a instituição já capacitou mais de 10 mil alunos em cursos de educação profissional, contribuindo para a qualificação da mão de obra e o desenvolvimento socioeconômico da região.
Na solenidade a secretária celebrou a conclusão dos cursos técnicos em Administração, Recursos Humanos, Redes de Computadores e Análises Clínicas, integrados ao Novo Ensino Médio — modelo que permite aos estudantes saírem com dupla certificação. A iniciativa é fruto de parceria entre o Senac e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura e prefeituras.
A secretária de Educação de Brasiléia reafirma compromisso da gestão municipal com a educação profissional de jovens. Foto: captada
Presidente da Câmara de Brasiléia destaca papel dos cursos do Senac na geração de emprego
O presidente da Câmara Municipal de Brasiléia, vereador Marquinho Tibúrcio (PP), participou da cerimônia de entrega de certificados para alunos dos cursos de aprendizagem do Programa Senac de Brasiléia. Em sua fala, o parlamentar destacou que a qualificação técnica e prática é uma porta de entrada para o mercado de trabalho, favorecendo a geração de renda e o acesso ao emprego formal na fronteira.
Marquinho Tibúrcio (PP) participou da entrega de certificados do Programa de Aprendizagem e reforçou a importância da qualificação para o mercado de trabalho. Foto: captada
Tibúrcio também ressaltou a importância do apoio do Sistema Fecomércio (Sesc/Senac) no processo de democratização da educação profissional.
“A preparação através do conhecimento técnico e prático é uma porta de ingresso para o mercado de trabalho, fato que permite a geração de renda e o acesso ao pleno emprego”, afirmou.
A solenidade integra as ações de formação profissional desenvolvidas pelo Senac na Regional do Alto Acre. A iniciativa busca preparar jovens e adultos para atender às demandas do mercado local e promover o desenvolvimento econômico da região.
Você precisa fazer login para comentar.