Acre
TCE-AC convoca aprovados em concurso para inspeção médica e posse

Foto: Sérgio Vale
A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), conselheira Dulcinéa Benício de Araújo, publicou o Edital de Convocação nº 4/2025, nesta terça-feira, 8, convocando candidatos aprovados no concurso público para os cargos de nível superior e médio. A convocação é destinada à realização de inspeção médica, entrega de documentos e posse dos nomeados.
A convocação ocorre com base nos resultados finais dos concursos homologados por meio dos editais nº 14/2024 e nº 17/2024, publicados no Diário Eletrônico de Contas. A chamada contempla candidatos classificados nos cargos de Analista Ministerial, Auditor de Controle Externo e Técnico de Controle Externo, conforme lista abaixo.
Candidatos convocados
Nível Superior
Analista Ministerial – Administração
2º lugar (Ampla Concorrência): Thicia Cristina do Nascimento Araújo Ganum
Analista Ministerial – Direito
1º lugar (Pessoa com Deficiência): Maria Risoleta Guatu Miranda
Auditor de Controle Externo – Direito
4º lugar (Ampla Concorrência): Lara Alessandra Batista Serato
Nível Médio
Técnico Administrativo
2º lugar (Ampla Concorrência): Maria Carolina Edith da Silva Monte
Técnico de Controle Externo – Informática
2º lugar (Ampla Concorrência): Daniel Elias Santos Sousa
Inspeção médica
Os candidatos deverão realizar os seguintes exames médicos:
Avaliação cardiológica com ECG e Raio-X de tórax (com laudos);
Avaliação neurológica;
Avaliação oftalmológica com exame de acuidade visual;
Avaliação infectológica com sorologias para hepatite A e B;
Avaliação psiquiátrica.
Após obterem todos os laudos, os convocados deverão comparecer à Junta Médica Oficial do Estado, localizada na Rua Benjamin Constant, nº 351, bairro Cerâmica (sede do Acreprevidência), em Rio Branco, no dia 23 de julho de 2025, das 8h às 11h, munidos de documento oficial com foto e todos os exames.
A ausência de laudos médicos ou a apresentação incompleta pode inviabilizar a posse. Exames entregues fora do prazo não serão aceitos.
Entrega de documentos
A entrega da documentação deverá ser feita nos dias 24 e 25 de julho de 2025, das 8h às 12h, na sede do TCE-AC, localizada na Avenida Ceará, nº 2.994, bairro 7º BEC, CEP 69918-111. Os documentos devem ser entregues em envelope identificado com nome completo, número de inscrição e cargo.
Entre os documentos exigidos estão:
Duas fotos 3×4 recentes;
Documentos de identidade e CPF (original e cópias);
Título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral;
Certificado de reservista (para homens);
Comprovante de endereço;
Comprovante de escolaridade (médio ou superior);
Registro no conselho de classe (quando aplicável)
Declarações diversas (acumulação de cargos, herdeiros, dependentes, bens etc.);
Atestado de sanidade física e mental emitido pela Junta Médica Oficial;
Comprovante de conta corrente no Banco do Brasil.
Posse
A cerimônia de posse será realizada no dia 5 de agosto de 2025, às 9h, na sede do Tribunal de Contas do Estado do Acre, localizada na Avenida Ceará, nº 2.994, bairro 7º BEC. Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas do TCE-AC, por meio do telefone (68) 3025-2027, das 8h às 12h, ou pelo e-mail: [email protected].
Comentários
Acre
Defesa Civil interdita rua Marechal Rondon após erosão provocada pela cheia do Rio Acre em Brasileia
Na noite desta quinta-feira, 15, a Defesa Civil Municipal e a Prefeitura de Brasiléia emitiram um comunicado conjunto e realizam a interdição da rua Marechal Rondon, antiga Rua da Goiaba, após serem identificados sinais avançados de erosão no local.
De acordo com a Defesa Civil, o desbarrancamento foi causado pela força da água do rio, que permanece acima da cota de alerta.
No início da noite, o nível do Rio Acre em Brasileia estabilizou em 10,07 metros, ultrapassando a cota de alerta, que é de 9,80 metros, e se aproximando da cota de transbordamento.
O prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Sandro, estiveram pessoalmente no local para acompanhar a situação e definir as medidas emergenciais.
Segundo o prefeito, a interdição foi necessária para garantir a segurança da população. “Estamos aqui na rua Marechal Rondon, e presenciamos mais cedo que, devido à enchente do Rio Acre, o solo está desbarrancando. Diante desse cenário, tomamos a decisão de interditar o trecho para evitar riscos maiores”, afirmou.
O gestor municipal reforçou o pedido para que motoristas evitem utilizar a via, que é uma das principais rotas de acesso à ponte e a rotatória. “Desde já agradecemos à população de Brasileia que utiliza essa via. Sabemos que é um caminho mais prático para chegar à ponte e acessar a rotatória mas pedimos que evitem o uso, pois pode causar um acidente, um transtorno e até algo fatal”, alertou o prefeito.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Emerson Sandro, destacou que a interdição faz parte de um conjunto de medidas preventivas e que a prefeitura já iniciou ações paliativas no local. “Neste momento, a Defesa Civil está fazendo os devidos paliativos, com sinalização e interdição da avenida, para que a prefeitura possa executar os reparos necessários com segurança”, explicou ele.
A Prefeitura de Brasileia e a Defesa Civil seguem monitorando o nível do Rio Acre de forma contínua e informam que novas medidas poderão ser adotadas caso o volume de água volte a subir. A orientação é para que a população acompanhe os comunicados oficiais e evite áreas de risco durante o período de cheia.
d653c080-6864-4813-b5ff-adcd5767cf19
Comentários
Acre
Empresário acreano morre ao salvar filhas de afogamento em praia de Fortaleza
Empresário acreano e ex-coordenador da AMAC conseguiu resgatar as crianças, mas foi arrastado pela correnteza e não resistiu
O empresário e ex-coordenador da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Marcio Neri, morreu nesta quinta-feira (15) após entrar no mar para salvar as duas filhas que estavam sendo arrastadas por uma forte correnteza em uma praia de Fortaleza, no Ceará.
De acordo com informações apuradas, Neri conseguiu, com grande esforço, levar as crianças em segurança até a areia. No entanto, exausto após o resgate, acabou sendo puxado novamente pelas ondas e desapareceu diante da família.
O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e iniciou as buscas. O corpo do empresário foi localizado já sem sinais vitais. Socorristas ainda tentaram reanimá-lo por vários minutos com manobras de ressuscitação cardiopulmonar, mas não houve sucesso. A morte foi constatada ainda no local, em meio à comoção de banhistas e familiares.
Natural do Acre, Marcio Neri era uma figura conhecida no estado, especialmente por sua atuação na AMAC, onde exerceu por anos a função de coordenador, participando da articulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos municípios acreanos.









Você precisa fazer login para comentar.