Geral
Superintendente Pesca se reúne com Luiz Gonzaga e discutem elaboração de lei que regulamenta a atividade no Acre
“Como no Acre não temos lei estadual, somos proibidos de pescar o pirarucu. Hoje é Ibama que emite a licença. Outra coisa é o estado do Acre tendo uma lei específica de pesca, nós podemos tabelar o peixe que vem de Rondônia e entra no Acre sem pagar nenhum imposto, quebrando hoje o mercado local”

O superintendente federal da Aquicultura e da Pesca no Acre, Paulo Ximenes, se reuniu nesta segunda-feira (8), com o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Luiz Gonzaga (PSDB). O encontro ocorreu na sede do Poder Legislativo, em Rio Branco. Na pauta, a elaboração de uma lei específica regulamentando a pesca artesanal no Acre. Atualmente, o que há em vigor são normas federais.
“Hoje demos o pontapé inicial, mostramos uma minuta ao presidente da Assembleia e ele vai reunir com a superintendência e a categoria para tratar desse assunto, em uma comissão. O Acre é um dos poucos estados do Brasil que ainda não tem uma lei estadual”, disse Paulo Ximenes.
Um dos benefícios que a lei trará, além da pesca de algumas espécies, é o equilíbrio econômico desta cadeia produtiva, que atualmente se vê ameaçada com o pescado que chega ao Acre de outros estados.
“Isso vai trazer benefícios para as colônias de pescadores, inclusive a liberação de algumas espécies de peixe, como o pirarucu. Em Rondônia, eles já pescam o pirarucu. Como no Acre não temos lei estadual, somos proibidos de pescar o pirarucu. Hoje é o Ibama que emite a licença. Outra coisa é o estado do Acre tendo uma lei específica de pesca, nós podemos tabelar o peixe que vem de Rondônia e entra no Acre sem pagar nenhum imposto, quebrando hoje o mercado local”, disse Ximenes.

Comentários
Geral
PM prende homem acusado de furtar mercadorias de caminhão arrombado em Sena Madureira
Suspeito foi encontrado em casa abandonada com alimentos, bebidas e utensílios roubados; material foi recuperado e entregue à Polícia Civil

De acordo com informações da PM, o caminhão, pertencente a uma empresa distribuidora, estava estacionado em via pública quando teve os cadeados rompidos durante a madrugada. Foto: captada
A Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu na manhã desta sexta-feira (13) um homem suspeito de furtar mercadorias de um caminhão de distribuição após arrombar a traseira do veículo no Centro de Sena Madureira. Todo o material levado foi recuperado e apresentado à Polícia Civil.
O caminhão, pertencente a uma empresa distribuidora, estava estacionado em via pública quando teve os cadeados rompidos durante a madrugada. Ao amanhecer, o motorista percebeu o arrombamento e acionou a PM.
Com base em denúncias de moradores, que relataram ter visto um homem carregando sacos com alimentos para uma casa abandonada nas proximidades, policiais do 8º Batalhão localizaram o suspeito no endereço indicado. Ele estava em posse de diversos produtos furtados, incluindo alimentos, bebidas e utensílios.
Ao notar a chegada da polícia, o homem tentou fugir, mas foi rapidamente detido. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira, junto com todo o material recuperado. A ocorrência foi registrada como furto qualificado por rompimento de obstáculo.
Comentários
Geral
Sargento do Bope morre em acidente grave na BR-317 em Senador Guiomard
Edson Barros colidiu com um caminhão estacionado à noite, sofreu múltiplos ferimentos e não resistiu; ele retornava de serviço em Capixaba quando ocorreu a batida

Sargento Edson Barros, do Bope, morreu após se envolver em um grave acidente de trânsito na BR-317, nas proximidades do posto de fiscalização do Grupo Especial em Fronteiras (Gefron), no município de Senador Guiomard. Foto: captada
O sargento Edson Barros, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Acre, morreu na noite desta sexta-feira (12) após se envolver em um grave acidente de trânsito na BR-317, nas proximidades do posto de fiscalização do Grupo Especial em Fronteiras (Gefron), em Senador Guiomard.
De acordo com informações das autoridades, o policial retornava de um serviço em Capixabadirigindo um Fiat Strada prata quando, em um trecho com pouca iluminação, não percebeu um caminhão estacionado e colidiu violentamente na traseira do veículo pesado.
O impacto causou trauma no peito e múltiplos ferimentos no corpo do sargento. Uma guarnição do Gefron socorreu a vítima e iniciou procedimentos de reanimação, mas ele não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado no local.
A Polícia Militar e a PRF isolaram a área para a perícia técnica. O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O acidente reforça a preocupação com a segurança viária em trechos escuros e mal sinalizados da BR-317, rodovia que conecta municípios do interior acreano.

Apesar das tentativas de socorro, o policial militar não resistiu aos ferimentos e teve o óbito constatado ainda no local do acidente. Foto: captada
Comentários
Geral
Acre tem menor desigualdade do país em calçadas entre áreas com e sem favelas, aponta IBGE
Dados do Censo 2022 mostram que proximidade nos percentuais não indica boa infraestrutura, mas sim precariedade generalizada nas vias urbanas do estado.

Foto: Google Maps/ Reprodução

Você precisa fazer login para comentar.