Acre
STJ nega pedido de habeas corpus para 13 presos na Operação G-7
Apenas Tiago Paiva foi solto entre os 15 presos.
Pedidos foram analisados pela ministra Maria Thereza.
Yuri Marcel – Do G1 AC
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) indeferiu os pedidos de habeas corpus de pelo menos 13 das 15 pessoas que foram presas pela Operação G-7, da Polícia Federal. Até o momento, apenas o diretor de Análises Clínicas da Secretaria Estadual de Saúde, Tiago Paiva, teve a solicitação acatada.
Os pedidos de Habeas Corpus estão todos sendo analisados pela ministra Maria Thereza de Assis Moura e apesar de o indeferimento já poder ser visto no site do STJ, algumas decisões estão previstas para serem publicadas na íntegra apenas nesta sexta-feira (24). Como é o caso do secretário estadual de Obras, Wolvenar Camargo e do diretor do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Gildo Cézar Rocha.
saiba mais
- PF adia para o dia 27 entrega do relatório final sobre a Operação G-7
- STJ concede habeas corpus a sobrinho de Tião Viana
- Operação da Polícia Federal prende secretários e empreiteiros no Acre
- Delegado da PF/AC não descarta novas prisões pela Operação G-7
Dos 15 pedidos apenas o de um empresário não chegou ao STJ por ainda estar tramitando no Tribunal de Justiça do Acre, à espera de uma decisão da desembargadora Denise Bonfim, relatora do processo.
Entenda o caso
A Operação G-7 foi deflagrada pela Polícia Federal no último dia 10 de maio. Os alvos dos agentes foram empresários, servidores públicos e gestores estaduais e municipais supostamente envolvidos em esquemas para fraudar licitações públicas em obras como o ‘Ruas do Povo’, programa de pavimentação desenvolvido pelo Governo do Estado.
Desde 2011 os suspeitos eram investigados e segundo o relatório final da PF devem responder pelos crimes de formação de quadrilha, formação de cartel, fraude à licitação, peculato, falsidade ideológica e de corrupção ativa, entre outros.
Tiago Paiva, o único que teve pedido de habeas corpus concedido é também sobrinho do governador do Acre, Tião Viana. De acordo com a Polícia Federal, a suposta fraude cometida por Paiva teria sido descoberta acidentalmente, quando os agentes investigavam um esquema de fraude em obras públicas, como o “Ruas do Povo”, programa de pavimentação desenvolvido pelo Governo do Estado.
No pedido de prisão de Paiva, ele é acusado de formação de quadrilha e fraude à licitação porque supostamente estaria envolvido com um esquema para garantir à empresa Centtro Medicina Diagnóstica LTDA. como vencedora em uma licitação em hospitais da rede pública do Acre.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.





Você precisa fazer login para comentar.