Conecte-se conosco

Acre

Sindmed emite nota de repúdio contra a contratação de médicos cubanos

Publicado

em

NOTA DE REPÚDIO

logo sindmedAs entidades médicas do Acre, Sindicato dos Médicos (Sindmed), Conselho Regional de Medicina (CRM) e Associação de Médica do Acre (Amac), vem a público repudiar o ato da presidente Dilma Rousseff que autoriza a partir de junho, através de decreto a contratação de médicos estrangeiros com verba do Ministério da Saúde.

O governo federal alega existir a falta de médicos, mas estudos demográficos demonstram que existem médicos suficientes, mostrando que existem ações obscuras por trás da medida tomada pela presidente. Na verdade, a deficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) estaria diretamente ligada à falta de uma gestão mais eficiente e de recursos públicos.

As entidades médicas demonstram a incapacidade do governo em resolver os problemas ao jogar na mídia a contratação de médicos cubanos como se fosse a salvação. O governo tenta encobrir a deficiência da saúde para continuar com campanhas mirabolantes na tentativa de obter votos para mandatos seguintes, garantindo a manutenção do poder.

Os municípios brasileiros sofrem com a falta de unidades de saúde bem aparelhadas, de medicamentos e também pelo abandono do governo federal em repassar mais recursos para o melhoramento da saúde pública.

Por diversas vezes, as entidades médicas mostraram que o atendimento do SUS só poderá melhorar com mais investimentos e uma carreira de Estado para médicos, levando os aprovados em concurso público efetivo para trabalhar no interior, onde existe a maior parte da deficiência de assistência à população.

A contratação de seis mil cubanos resultará em uma série de ilegalidades e afronta a Constituição Federal, deixando de realizar concurso público e permitindo o exercício da medicina de profissionais que desconhecemos.

As entidades não são contra a imigração, mas, para o exercício profissional defendemos que as pessoas formadas em instituições estrangeiras passem pela Revalidação do Diplomas (REVALIDA), promovido pelo Ministério da Educação (MEC) com o aval do Ministério da Saúde (MS), aprovado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional dos Médicos (FENAM) e Associação Médica Brasileira (AMB). O objetivo é garantir que o profissional possa ter o conhecimento técnico capaz para o exercício da medicina.

Com esse Decreto o governo federal fecha os olhos para as reivindicações das entidades médicas e demonstra desrespeito para com as leis do nosso país. Mobilizações serão feitas no sentido reverter essa decisão já tomada pelo governo federal.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

GEFRON recupera motocicleta roubada e prende dois durante operação na fronteira

Publicado

em

Veículo foi localizado na Operação Protetor das Divisas e Fronteiras e será devolvido ao proprietário

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), recuperou na manhã desta terça-feira (17) uma motocicleta com registro de roubo. O local da ação dos agentes não foi divulgado. Duas pessoas foram presas na ocorrência.

A ação ocorreu durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, que tem como foco o combate a crimes transfronteiriços e o reforço da presença das forças de segurança nas regiões de fronteira.

Após a abordagem e a constatação da restrição do veículo, os envolvidos receberam voz de prisão. A motocicleta foi encaminhada para os procedimentos legais e deverá ser restituída ao proprietário.

O Gefron informou que segue atuando de forma integrada com outras forças de segurança, com o objetivo de ampliar a fiscalização e coibir práticas criminosas na faixa de fronteira do estado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cachorro abre portão sozinho e vira sensação nas redes sociais no Acre

Publicado

em

Vídeo bem-humorado mostra habilidade do pet e diverte internautas

Um cachorro conquistou a internet nesta terça-feira (17) após ser flagrado abrindo sozinho o portão de casa, no interior do Acre. A cena inusitada rapidamente ganhou as redes sociais e arrancou risadas de quem assistiu ao vídeo.

Nas imagens, o animal aparece manipulando o portão com naturalidade, como se já dominasse o mecanismo. A desenvoltura chamou atenção dos internautas, que passaram a elogiar a inteligência e a esperteza do pet.

Durante a gravação, o tutor acompanha a cena e entra na brincadeira. Em tom descontraído, afirma que o cachorro teria “saído para o Carnaval e só voltou no outro dia”, comentário que ajudou a impulsionar ainda mais a repercussão do vídeo.

A publicação gerou uma enxurrada de comentários divertidos. Muitos usuários aproveitaram para compartilhar histórias semelhantes envolvendo seus próprios animais de estimação, reforçando o clima leve da situação.

Com a repercussão, o cachorro acabou ganhando status de “celebridade local”, mostrando que, às vezes, basta uma cena simples e espontânea para conquistar a internet.

Comentários

Continue lendo

Acre

Apresentação de blocos irá acontecer “com ou sem chuva” nesta terça, garante FGB

Publicado

em

A forte chuva que atingiu Rio Branco na noite desta segunda-feira (16) provocou o adiamento do Concurso de Blocos do Carnaval Folia, Tradição e Alegria 2026 para esta terça-feira (17). A decisão foi tomada após a apresentação do bloco Unidos do Fuxico, a única agremiação que conseguiu desfilar antes da intensificação do temporal.

Segundo o diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Klowsbey Viegas Pereira, a nova data será mantida independentemente das condições climáticas. Ele explicou que o regulamento do evento prevê a transferência automática do desfile para o dia seguinte em caso de chuva.

De acordo com o gestor, o edital é claro ao estabelecer que, havendo precipitação, a programação deve ser remarcada para garantir o cumprimento das regras e a continuidade do concurso.

A medida segue as normas previamente definidas pela organização do carnaval e tem como objetivo preservar a segurança dos brincantes, jurados e do público, além de proteger a estrutura montada na Avenida Getúlio Vargas.

Comentários

Continue lendo