fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Sindicalistas prometem fechar hospitais se servidores do Pró-Saúde continuarem sendo demitidos

Publicado

em

Gina Menezes

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Acre (Sinteac), Adailton Cruz, afirmou durante a manhã desta terça-feira (7) que caso a Procuradoria Jurídica do Estado (PGE) não apresente resposta à consulta a respeito do anteprojeto que versa sobre a proposta de transformação do Pró-Saúde de empresa pareestatal para autarquia estadual, os trabalhadores irão fechar unidades hospitalares no estado.

De acordo com Adailton Cruz, o governo está agindo com desrespeito para com os trabalhadores da saúde e a categoria irá reagir em forma de protestos.

Adailton afirmou que mesmo o anteprojeto de lei que versa sobre a regulamentação dos servidores concursados do Pró-Saúde tendo sido apresentado há mais de 11 mêses e uma consulta jurídica tendo sido feita à PGE, ainda não houve qualquer tipo de resposta.

“É uma falta de respeito. O que queremos é que responda sim ou não, mas queremos uma resposta para poder tomar nossas providências”, diz.

A declaração de Adailton foi dada durante reunião com deputados estaduais, membros da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Os deputados, através do deputado Raimundinho da Saúde, presidente da comissão, comprometeram-se em buscar uma saída para o impasse criado entre sindicado e Executivo.

De acordo com sindicalistas, o Pró-Saúde tem aproximadamente 1,8 mil servidores, divididos em comissionados, seletivos de currículo e servidores concursados, todos ameaçados de demissão após decisão do Ministério Público do Trabalho que considerou irregular a contratação de pessoal através da empresa privada que gerenciava o programa.

Comentários

Continue lendo

Acre

Gladson articula em Brasília e sinaliza interesse no Senado em 2026

Publicado

em

Entre os destaques, o governador Gladson Cameli volta aos holofotes com articulações em Brasília. De olho em uma possível candidatura ao Senado, Gladson tem visitado colegas no Congresso e chegou a receber uma saudação pública do senador Davi Alcolumbre no plenário. “Eu fico me perguntando: quem é a casca de bala do Gladson? Ele estava com o Márcio no Senado. O do Bocalom é o Márcio”, questionou Astério.

 

Assista ao vídeo:

Comentários

Continue lendo

Acre

Derrota do Flamengo e CNH Social são os temas mais pesquisados no Acre

Publicado

em

Foto: Do jogo, Pablo Porciuncula/AFP; da CNH Social, José Caminha/SECOM

O jogo entre Flamengo e Central Córdoba na última quarta-feira (9), pela Libertadores, que terminou com a derrota improvável do time carioca, foi a frase mais pesquisada no Acre no site de buscas Google.

 

De acordo com o Google Trends, mais de 10 mil pessoas no Acre pesquisaram as palavras “flamengo x central córdoba”, numa alta que durou 13 horas. O time rubro-negro encontrou dificuldades para furar a defesa argentina e sofreu o revés por 2 a 1, na segunda rodada da Libertadores.

 

A segunda pesquisa mais alta foi “detran Acre”, com mais de 5 mil acessos. A data de pico coincide com a abertura de 5 mil vagas para tirar habilitação de graça no programa CNH Social.

Veja as outras tendências:

Comentários

Continue lendo

Acre

25% da população do Acre já tem a nova carteira de identidade nacional

Publicado

em

Foto: Agência Brasil / EBC

O Acre é o segundo estado brasileiro que mais emitiu a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mais de 25% de sua população já possui a nova identidade que reúne todas as informações em único documento.

Conforme o levantamento, ao todo, foram entregues mais de 222 mil documentos para a população acreana., já foram emitidas mais de 23,5 milhões de CINs em todo o Brasil até essa sexta-feira (11/4).

O primeiro estado a alcançar a marca de emissões para 25% de sua população foi o Piauí em outubro de 2024. Atualmente, o estado já alcançou 32,60% da população com a emissão do novo modelo de documento.

Na sequência aparecem os estados de Alagoas com 21,01% da população alcançada, Mato Grosso com 20,83% e Sergipe com 19,25%.

Segundo o MGI, entre as vantagens da CIN está o padrão nacional e o número único para todo o país. A medida acaba, por exemplo, com a possibilidade de uma pessoa emitir diversas carteiras de identidade em cada estado, pois o número do CPF passa a ser o registro nacional do brasileiro e o cidadão ou cidadã continuará com o mesmo número de identificação em qualquer estado.

Comentários

Continue lendo