Conecte-se conosco

Cotidiano

Setembro Amarelo – Nasf e Caps. Realizam campanha de conscientização e prevenção ao suicídio

Publicado

em

A prefeitura através do NASF e CAPS. realizaram várias atividades na manhã desta segunda-feira dia 13/09, ações estas que fazem parte da campanha do setembro amarelo, como o tema “Sua vida Importa”.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciadaem 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Em Epitaciolândia, a prefeitura desenvolve ações de conscientização, parachamar a atenção sobre a importância de ajudar as pessoas que estãopassando por situações que possam levar ao cometimento do suicídio.

O prefeito Sérgio Lopes, acompanhado da primeira Dama Alliny Saldanha, Antonio Soares vice-prefeito, Sergio Mesquita Secretário Municipal de Saúde, Eliade Maria Secretária de Cidadania e Assistência Social, Coordenadores, Psicólogos, ACSs, Servidores e usuário dos serviços NASF/CAPS, estiveram presentes para ouvir palestras e teatros abordando a temática.

O que disseram:

O prefeito Sérgio Lopes destacou a importância dos trabalhos que vem sendorealizado pela Secretaria Municipal de Saúde através do NASF e CAPS deEpitaciolândia.

“Quero parabenizar a todos os profissionais desses setores pelo ótimo serviçoprestado aos nossos usuários, a nossa gestão tem essa missão, que é cuidarbem das pessoas, e esse acolhimento a essas pessoas que estão passando pormomentos difíceis é fundamental e pode até salvar suas vidas.” DestacouLopes.

“Se observarem, em nossa logomarca tem um formato de um coração, isso querdizer que estamos aqui para cuidar, amar e acolher, e o trabalho que vocêsprofissionais do NASF e CAPS vem de encontro com isso, cuidar bem de todos.Aqui vocês estão evitando que vidas possam ser perdidas.” Destacou AllinySaldanha Primeira Dama.

Já o Secretário Municipal de Saúde, Sergio Mesquita ressaltou a importância daatenção com pessoas que vivem em situação de risco de suicídio.

“As vezes uma boa conversa pode detectar que aquela pessoa está precisandode ajuda, portanto se houver algum caso desse tipo em sua família, não deixede procurar os profissionais do NASF e do CAPS, estamos aqui para acolhe-lose dar ajuda necessária para evitar que vidas sejam perdidas.” Pontuou Sergio.

“Todos os dias do ano é dia de abordar esse tema, mas em setembro mês quefoi escolhido para celebrar a prevenção e o combate ao suicídio, temos quemostrar para essas pessoas que a vida delas importa, sempre é hora derecomeçar, não se pode colocar um ponto final na sua vida e sim uma vírgula ebuscar ajuda, por isso, estamos aqui todos os dias de braços abertos paraacolhê-los.” Disse o Psicólogo Jessé Barroso.

“Você pode vir aqui, trazer algum membro de sua família que esteja passandopor dificuldades emocionais, ou nos avisar que vamos até você, nunca deixe decomunicar e buscar ajuda, como diz o tema da campanha, Sua vida importa”,estamos aqui todos os dias para servi-los e buscar soluções, temos assistentessociais, psicólogos e muitos profissionais aptos a te atender com carinho eacolhimento.” Salientou Anistes Meireles Coordenadora no Nasf deEpitaciolândia.

Veja a reportagem em vídeo:

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo