Conecte-se conosco





Cotidiano

Setembro Amarelo – Nasf e Caps. Realizam campanha de conscientização e prevenção ao suicídio

Publicado

em

A prefeitura através do NASF e CAPS. realizaram várias atividades na manhã desta segunda-feira dia 13/09, ações estas que fazem parte da campanha do setembro amarelo, como o tema “Sua vida Importa”.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciadaem 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Em Epitaciolândia, a prefeitura desenvolve ações de conscientização, parachamar a atenção sobre a importância de ajudar as pessoas que estãopassando por situações que possam levar ao cometimento do suicídio.

O prefeito Sérgio Lopes, acompanhado da primeira Dama Alliny Saldanha, Antonio Soares vice-prefeito, Sergio Mesquita Secretário Municipal de Saúde, Eliade Maria Secretária de Cidadania e Assistência Social, Coordenadores, Psicólogos, ACSs, Servidores e usuário dos serviços NASF/CAPS, estiveram presentes para ouvir palestras e teatros abordando a temática.

O que disseram:

O prefeito Sérgio Lopes destacou a importância dos trabalhos que vem sendorealizado pela Secretaria Municipal de Saúde através do NASF e CAPS deEpitaciolândia.

“Quero parabenizar a todos os profissionais desses setores pelo ótimo serviçoprestado aos nossos usuários, a nossa gestão tem essa missão, que é cuidarbem das pessoas, e esse acolhimento a essas pessoas que estão passando pormomentos difíceis é fundamental e pode até salvar suas vidas.” DestacouLopes.

“Se observarem, em nossa logomarca tem um formato de um coração, isso querdizer que estamos aqui para cuidar, amar e acolher, e o trabalho que vocêsprofissionais do NASF e CAPS vem de encontro com isso, cuidar bem de todos.Aqui vocês estão evitando que vidas possam ser perdidas.” Destacou AllinySaldanha Primeira Dama.

Já o Secretário Municipal de Saúde, Sergio Mesquita ressaltou a importância daatenção com pessoas que vivem em situação de risco de suicídio.

“As vezes uma boa conversa pode detectar que aquela pessoa está precisandode ajuda, portanto se houver algum caso desse tipo em sua família, não deixede procurar os profissionais do NASF e do CAPS, estamos aqui para acolhe-lose dar ajuda necessária para evitar que vidas sejam perdidas.” Pontuou Sergio.

“Todos os dias do ano é dia de abordar esse tema, mas em setembro mês quefoi escolhido para celebrar a prevenção e o combate ao suicídio, temos quemostrar para essas pessoas que a vida delas importa, sempre é hora derecomeçar, não se pode colocar um ponto final na sua vida e sim uma vírgula ebuscar ajuda, por isso, estamos aqui todos os dias de braços abertos paraacolhê-los.” Disse o Psicólogo Jessé Barroso.

“Você pode vir aqui, trazer algum membro de sua família que esteja passandopor dificuldades emocionais, ou nos avisar que vamos até você, nunca deixe decomunicar e buscar ajuda, como diz o tema da campanha, Sua vida importa”,estamos aqui todos os dias para servi-los e buscar soluções, temos assistentessociais, psicólogos e muitos profissionais aptos a te atender com carinho eacolhimento.” Salientou Anistes Meireles Coordenadora no Nasf deEpitaciolândia.

Veja a reportagem em vídeo:

Comentários

Em alta