Geral
Sete subprefeitos são eleitos em Cruzeiro do Sul para representar vilas no interior do Acre
Mais de 6.500 pessoas escolhem os novos subprefeitos das vilas de Cruzeiro do Sul: Confira o resultado da eleição

Votação ocorreu nesse domingo (12) – Foto: Arquivo/Comissão eleitoral
Por Alcinete Gadelha
Em uma eleição considerada tranquila, a cidade de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, elegeu sete subprefeitos nesse domingo (13) por meio de voto popular. A votação ocorreu de 8h às 17h, em várias sessões eleitorais.
A subcomissões atuaram em 21 pontos de votação. Ao todo, mais de 6,5 mil pessoas votaram no processo de eleição dos subprefeitos.
A função de subprefeito existe desde 2016, criada por uma lei que regulamentou as vilas e criou a função e todo rito que determina o trabalho, segundo informou o presidente da comissão especial eleitoral, Levi Bezerra.
“Após a votação já foi efetuada a apuração. Como são comunidades mais distantes, eles levam as demandas para conhecimento do poder público e assim representam suas comunidades e possuem uma lei própria”, explicou.
Veja lista dos eleitos:
- Lagoinha – João Paulo Reis (832 votos)
- Santa Luzia – José Francisco Campos (684 votos)
- Liberdade – Quedma Oliveira (386 votos)
- São Pedro – Aldemir Rocha (263)
- Santa Rosa – Maurício da Silva(499 votos)
- Assis Brasil – Manoel Maciel (289 votos)
- Pentecostes – Francisco Liberman (246 votos)
Bezerra disse que a posse deve ocorrer com a homologação que deve ser feita pela prefeitura por meio de publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).
O subprefeito precisa ser morador da comunidade, ter disponibilidade para o cumprimento de carga horária integral com dedicação exclusiva.

Os candidatos eleitos serão nomeados nos próximos dias no Diário Oficial, pelo prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima.
A eleição envolvendo 7 vilas de Cruzeiro do Sul, realizada ontem, domingo, 12, levou quase 7 mil pessoas à votarem para a escolha dos novos subprefeitos nas vilas Lagoinha, Santa Luzia, Liberdade, São Pedro, Santa Rosa, Assis Brasil e Pentecostes.
Ao todo foram 6.529 votantes em 23 candidatos nessas vilas.
Aproximadamente 120 pessoas estiveram diretamente envolvidas na organização da eleição.
Confira a relação de candidatos e os votos obtidos por cada um, inclusive o vencedor em cada localidade.
VILA PENTECOSTES
- Eudes: 137
- Liberman: 246 * eleito
- João Eudes: 166
- José de Souza Neri: 103
- Raimundo Nonato: 63
- Total: 715
SÃO PEDRO
- Aldemir: 263 * eleito
- Alberlândia: 191
- Total: 454
LAGOINHA
- João Paulo 832 * eleito
- José André: 594
- Total: 1426
SANTA ROSA
- Elisson: 360
- Maurício: 499 * eleito
- Total: 859
ASSIS BRASIL
- Adeilton: 209
- João Freitas: 31
- Maciel: 289 * eleito
- Nivana: 147
- Odair: 97
- Total: 773
SANTA LUZIA
- Elis: 407
- José Bernardo: 136
- Robson: 165
- José Francisco: 684 * eleito
- Total: 1392
LIBERDADE
- Petelte: 283
- Quedma: 386 * eleito
- Branca: 241
- Total: 910
As informações foram repassadas pelo Presidente da Comissão Eleitoral das eleições nas vilas de Cruzeiro do Sul-AC, o advogado Levi Bezerra, que ressaltou que de um modo geral as eleições nessas localidades foram tranquilas.
“Graças a Deus tivemos um processo de votação tranquilo, transparente e imparcial. Infelizmente não pudemos contar com a lista de eleitores da Justiça Eleitoral e isso trouxe alguns contratempos mas que foram resolvidos de uma forma que não causou prejuízo a nenhum dos candidatos. Oportunamente, sou grato a todos os colabores internos (servidores) e externo (outros órgãos), os quais foram indispensáveis para realização deste importante trabalho”, concluiu.
Comentários
Geral
Rio Acre apresenta queda no nível e segue abaixo da cota de alerta em Rio Branco
Boletim da Defesa Civil aponta redução do manancial e registra 9,40 mm de chuva nas últimas 24 horas
Comentários
Geral
TCU define coeficiente do Acre no FPE para 2027 em 4,32%
Percentual estabelece repasse de recursos federais ao estado; unidades têm prazo de 30 dias para contestação
Comentários
Geral
Servidoras da segurança pública do Acre concluem curso inédito de defesa pessoal
Capacitação reuniu 35 profissionais de diferentes forças e reforça valorização e preparo técnico das mulheres no sistema de segurança


Você precisa fazer login para comentar.