Geral
Sesacre realiza primeiro procedimento de ablação para arritmia grave

Foto: Luan Martins/Sesacre
A jovem Gideane de Souza, 31 anos, natural de Assis Brasil, entrou para a história neste sábado, 28 de junho, ao se tornar a primeira acreana a ser submetida ao procedimento de ablação cardíaca no Estado do Acre. O procedimento foi realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), no Centro Hemodinâmico e Cardiológico (Hemocardio).
O meu coração começava a acelerar, mas logo ele acalmava. Até que um dia ele acelerou, e não normalizou mais. Achei maravilhoso [poder fazer o procedimento no Acre], porque a gente que é de município pequeno, se deslocar pra outro estado-maior é mais ‘dificultoso’, então eu achei muito bom,” relatou Gideane.
O médico cardiologista Pablo Saad foi o responsável pela condução do procedimento e explicou sobre a importância do diagnóstico e tratamento, uma vez que a arritmia cardíaca oferece alto risco de morte súbita. “Em todos os casos de arritmia, a gente envolve primeiro o diagnóstico, que a gente chama de estudo eletrofisiológico, que é estudar a parte elétrica do coração de onde nascem as arritmias. É um procedimento minimamente invasivo, não tem corte, não tem costura. A gente faz todo esse procedimento através de uma punção na veia e leva esse material dentro do coração. E esse material é capaz de diagnosticar onde está a arritmia, o foco, tudo. Fazemos o estudo eletrofisiológico e, aí, partimos para a segunda fase, que é feita no mesmo ato, que é a parte da ablação. Ablação já é a terapia, que é o tratamento, a gente cauteriza, que a gente chama de ablacionar o foco da arritmia pra eliminar aquele problema. Então, ela pode sair daqui da sala completamente curada, sem nenhum problema de saúde e sem risco futuro,” esclareceu.
O procedimento minimamente invasivo realizado com sucesso em Gideane trata arritmias cardíacas e marca um avanço na oferta de procedimentos cardíacos de alta complexidade no estado. Ele utiliza cateteres que aplicam energia (calor ou frio) em áreas específicas do coração que estão gerando ritmo anormal. Isso cria pequenas cicatrizes que interrompem sinais elétricos defeituosos, restabelecendo o ritmo cardíaco normal. A indicação é para arritmias supraventriculares, ventriculares e casos de fibrilação atrial.

Foto: Luan Martins/Sesacre
Com a realização do procedimento no Acre, o governo busca reduzir a necessidade de transferência de pacientes para outros estados e ampliar a capacidade de atendimento especializado dentro da rede estadual.
“O Acre hoje dá um passo importante nos procedimentos cardíacos. Hoje temos a Gideane, mas já temos outros 13 pacientes na fila que provavelmente iriam para os grandes centros, e nós vamos iniciar esse procedimento com boas perspectivas para tratar nossos pacientes aqui no nosso território, como é a proposta do nosso secretário Pedro Pascoal e a missão entregue a nós pelo governador Gladson Camelí,” afirmou Ana Cristina Moraes, secretária adjunta de Atenção à Saúde da Sesacre.
A médica cardiologista Rejane Velloso reforçou que o procedimento foi realizado gratuitamente, através do Sistema Único de Saúde. “Nós estamos há 14 anos já no estado do Acre, salvando vidas. E hoje damos um passo muito importante para a saúde do Acre. A paciente é do SUS, e essas doenças de arritmia grave matam o paciente muito rápido. Quero parabenizar toda a minha equipe, meus sócios, Márcio Messias, Janaína Longuini, Rogério Holanda, agradecer o meu esposo Eduardo Veloso, deputado federal e médico, que tem trabalhado incansavelmente pela melhoria da saúde no estado do Acre, e agradecer também o nosso grande parceiro, que é o Hospital Santa Juliana. É mais um sonho realizado hoje,” afirmou.
Comentários
Geral
BOPE prende homem com arma e pé de maconha em residência no bairro Vitória, em Rio Branco
Maykon Marcelino de Souza, 41 anos, foi preso em flagrante por tráfico e porte ilegal de arma após ação do GIRO/BOPE na tarde desta sexta (16)

Em uma ação rápida do (GIRO), e do (BOPE), resultou na prisão em flagrante de um homem suspeito de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Foto: captada
Uma ação do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Acre, resultou na prisão em flagrante de um homem suspeito de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo na tarde desta sexta-feira (16), no bairro Vitória, em Rio Branco.
Maykon Marcelino de Souza, 41 anos, foi abordado após a equipe policial visualizar, através da cerca da residência na Rua Jorge Rivasplata, um pé de maconha dentro do imóvel, o que levantou fundada suspeita para a entrada dos agentes.
A ação foi desencadeada com base em informações recepadas pela guarnição. Além da planta, foram apreendidos outros entorpecentes e uma arma de fogo. O suspeito foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis.
Comentários
Geral
Mãe desesperada busca filho desaparecido há 10 dias em Rio Branco: “Meu coração não aguenta mais”
Jhonata da Silva, 32 anos, foi visto entrando em carro com dois homens no bairro Sobral; família fará boletim de ocorrência e pede ajuda pelas redes

Jhonata foi visto pela última vez por volta das 10h de 6 de janeiro na praça próxima ao mercado da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), no bairro Sobral, em Rio Branco. Foto: captada
Há dez dias, a família de Jhonata da Silva Cavalcante, 32 anos, vive a angústia de não saber do seu paradeiro. Ele foi visto pela última vez no dia 6 de janeiro, por volta das 10h, na praça próxima ao mercado da Semsur, no bairro Sobral, em Rio Branco. Segundo a tia, testemunhas relataram que dois homens o colocaram dentro de um carro.
A mãe, Francilene Frazão da Silva, deve registrar boletim de ocorrência e faz um apelo emocionado: “Eu sou uma mãe desesperada, procurando pelo meu filho. Já faz dias que não tenho notícias e meu coração não aguenta mais. Se você viu ou ouviu algo, por favor, não se cale. Me ajude a encontrar meu filho”.
A família tem mobilizado buscas pelas redes sociais e pede que qualquer informação seja repassada à Polícia Militar pelo 190. Jhonata é dependente químico, mas, segundo parentes, não costuma desaparecer por tanto tempo. Ele mora com a mãe no bairro João Eduardo II.
Comentários
Geral
Polícia Civil vai investigar naufrágio que matou jogador de futsal no Rio Tarauacá
Acidente ocorreu na terça (13) quando equipe seguia para competição em Jordão; “Poeta” não resistiu e corpo foi resgatado com ajuda de moradores

As autoridades agora buscam identificar os fatores que contribuíram para o naufrágio, como possíveis falhas na embarcação, excesso de passageiros ou condições adversas do rio. Foto: captada
A Polícia Civil de Tarauacá vai instaurar um procedimento investigativo para apurar as circunstâncias do naufrágio que resultou na morte do jogador de futsal conhecido como “Poeta”, na terça-feira (13), no Rio Tarauacá, na comunidade Tabocal. O barco transportava uma equipe para a Copa São Sebastião, em Jordão, quando afundou.
Equipes de resgate e moradores locais auxiliaram nas buscas, e o corpo da vítima foi localizado e encaminhado para os procedimentos legais. A polícia pretende ouvir testemunhas e analisar laudos técnicos para verificar possíveis falhas na embarcação, excesso de passageiros ou más condições do rio.
O caso gerou comoção na região e reacendeu debates sobre a segurança do transporte fluvial, especialmente para delegações esportivas que dependem de rios para se deslocar entre municípios do interior do Acre.

O acidente resultou na morte do jogador de futsal conhecido como Poeta, causando grande comoção no município e na região. Foto: captada

Você precisa fazer login para comentar.