Cotidiano
Serginho marca cedo, Vasco bate Atlético e vê a luz no fim do túnel

© DANIEL RAMALHO/VASCO
Dimitri Payet chegou ao Maracanã com a promessa de esperança. Apesar de não ter jogado. Um gol de Serginho logo cedo trouxe alívio, no reencontro do time com a torcida. Por pouco tempo. O Atlético Mineiro pressionou o jogo todo, mas o Vasco segurou o 1 a 0 para, enfim, ver a luz no fim do túnel no Brasileirão.
Após a vitória, comemorada como um título no Maracanã, o Cruz-Maltino chega a 16 pontos, deixa o Coritiba para trás e fica a dois do Bahia, primeiro time fora da zona de rebaixamento. O Galo, com 27, segue no meio da tabela, longe das primeiras colocações.
Vasco marca cedo
O Vasco aproveitou o clima de festa no Maracanã e começou a partida da melhor forma possível: com gol. Logo aos quatro minutos, Lucas Piton apareceu bem pela canhota e cruzou na medida para Vegetti. Everson ainda conseguiu defender a cabeçada, mas Serginho empurrou para dentro na sobra.
O Atlético, com postura reativa no início, tentou sair mais para o jogo depois do gol. Mas seguiu sofrendo com as descidas de Piton pela canhota. Aos 12, o lateral cruzou mais uma vez para Vegetti, que se jogou na bola e mandou cabeçada no travessão. Everson pegou a sobra em chute de Paulinho.
Se os cariocas tinham como principal arma ofensiva os cruzamentos, os mineiros tentaram a resposta também assim. Arana fez o cruzamento da canhota e Hulk tentou a finalização de cabeça, mas não conseguiu acertar o alvo. Hulk era o principal perigo atleticano. O atacante tentou, também, em arremate de fora da área.
Aos 31 minutos, o Galo conseguiu a melhor chance do primeiro tempo. Hulk, sempre presente, abriu bola na área para Paulinho, que bateu cruzado. A bola passou perto do gol de Léo Jardim. Paulinho ainda tentou outro chute mais tarde, sem levar o mesmo perigo.
Após alguns minutos de pressão dos visitantes, o jogo foi ficando brigado. Menos organizado, com muitas faltas e poucos espaços no campo. O Cruz-Maltino conseguiu segurar a vantagem ao intervalo. Mas a pressão atleticana seguiria ao longo do segundo tempo.
Pressão, tensão, e a luz no fim do túnel
Logo no primeiro minuto de segundo tempo, após roubada de bola no campo de ataque, Paulinho abriu bola para Hulk na área. O atacante posicionou o corpo e, com liberdade, bateu forte, de canhota. Léo Jardim mostrou reflexo para espalmar para escanteio.
Com o Atlético cada vez mais exposto, o Vasco também conseguia ameaçar em ataques rápidos e contra-ataques. Gabriel Pec teve uma chance de ouro após receber passe de letra de Vegetti na cara do gol. O ponta chegou a ser puxado pelo marcador, mas seguiu na jogada e bateu para fora. Em lance seguinte, após corte de falta mineira na área, foi Vegetti quem teve a chance de finalizar na área, mas se desequilibrou e mandou para fora.
Se o Cruz-Maltino não conseguia matar o jogo, o Galo seguiu pressionando. E Hulk continuou protagonista. Aos 18, Hulk soltou uma pancada em cobrança de falta e Léo Jardim teve de fazer uma defesa difícil. As bolas paradas passariam a ser uma arma cada vez mais importante, já que a drenagem ruim do Maracanã foi deixando o campo cada vez mais pesado.
O jogo, então, foi perdendo o lado técnico. Foi ficando mais físico, assim como na reta final do primeiro tempo, com o agravante do gramado pior. Paulinho quase matou o jogo em cobrança de falta da canhota. O chute foi quase perfeito, e acabou acertando o travessão.
Hulk conseguiu responder pelo Atlético e quase conseguiu o empate. Da entrada da área, o camisa 7 mandou chute de perna direita no cantinho. Léo Jardim salvou o Vasco. Os minutos finais foram de tensão. Aos 49, Hulk teve cobrança de falta perto da área. O chute, forte, bateu na barreira. Pec foi para o contra-ataque com a torcida, que, debaixo de muita chuva, levava o time nas costas. O Vasco confirmou a vitória, para ver, enfim, a luz no fim do túnel.
Comentários
Cotidiano
Projeto “Nado Seguro” seleciona crianças para aulas de natação e prevenção de afogamentos em Xapuri
Iniciativa do Corpo de Bombeiros do Acre atenderá 20 estudantes por turma, com aulas duas vezes por semana; lista de sorteados já está disponível

Os pais ou responsáveis devem entregar a documentação obrigatória nos dias 19 e 20 de agosto. Foto: captada
O Corpo de Bombeiros Militar do Acre divulgou, nesta segunda-feira (18), a lista dos estudantes selecionados para o projeto social “Nado Seguro – Onde há água, há prevenção”, em Xapuri. A iniciativa, voltada para crianças de 7 a 13 anos, tem como objetivo ensinar natação, promover hábitos saudáveis e prevenir afogamentos em uma região cercada por rios e igarapés.
Os nomes dos sorteados estão disponíveis no perfil oficial do 8º Batalhão de Bombeiros no Instagram (@bombeiros.xapuri). Os pais ou responsáveis devem entregar a documentação necessária nos dias 19 e 20 de agosto.
As aulas, que combinam teoria e prática, incluem noções de primeiros socorros, atividade física e iniciação à natação. Elas ocorrerão duas vezes por semana, no período da tarde, no Complexo Esportivo Municipal Praça da Juventude, com duração de duas horas e meia.
Cada turma terá 20 participantes e duração de 60 dias. A meta é atender 40 crianças até o fim de 2025 e mais 80 no ano seguinte. O projeto conta com o apoio do Ministério Público, Poder Judiciário, Prefeitura de Xapuri e Instituto Federal do Acre (IFAC).

O projeto tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis, ensinar técnicas de natação e repassar noções de prevenção de afogamentos, realidade comum em uma região cercada por rios e igarapés. Foto: captada
Comentários
Cotidiano
Nicolau Júnior leva o Redação Nota Mil para escola campeã de aprovados no ENEM
A tarde desta segunda feira, 18 de agosto foi diferenciada para alunos e professores da escola integral Humberto Soares, localizada no bairro Bosque, em Rio Branco.
A unidade recebeu a primeira etapa pós recesso parlamentar do projeto Redação Nota Mil, que oferta aulas gratuitas de técnicas de redação para estudantes do terceiro ano, e é coordenado pela Escola do Legislativo.
No último ENEM, 58 estudantes foram aprovados, incluindo a maior nota de redação de uma escola pública estadual. Se depender da empolgação e do empenho dos alunos ao serem contemplados com o projeto da ALEAC, esses números positivos podem ser ainda maiores esse ano.
“Nossa gratidão ao presidente da Aleac, Nicolau Júnior por nos incluir nesse projeto. A gente comentava aqui com os professores que seria excelente se nossos alunos tivessem acesso a essas aulas, e fomos lembrados”, agradeceu a diretora Juliana Marinho.
O presidente da Aleac, Nicolau Júnior, igual fez em todas as escolas por onde o projeto já passou, participou da certificação dos estudantes e garantiu a manutenção do projeto para 2026. Ele lembrou aos estudantes o quanto é importante investir na educação e disse que o Poder Legislativo vem contribuindo para melhorar o desempenho dos alunos da rede pública no exame nacional.
“Eu fico extremamente feliz quando chego em uma escola e encontro essa juventude empolgada, envolvida com nosso projeto. Vocês são o futuro do nosso estado e podermos contribuir um pouco para preparar vocês para esse grande desafio que é o ENEM, é gratificante. Obrigado por receberem nossa equipe e pelo envolvimento de cada um nessa etapa”, disse Nicolau.
A aluna Priscila Luiza Batista, de 18 anos, foi premiada com a melhor redação da comunidade escolar. Ela vinha fazendo aulas on line e se disse supresa em alcançar a maior nota entre todos que participaram do treinamento.
“Fiquei surpresa porque estava muito nervosa no dia da redação, mas eu estava fazendo umas aulas pela internet. Pra mim e com certeza para meus coelhas vai ajudar muito o aprendizado que recebemos aqui”, disse.
A próxima etapa do projeto acontece nos dias 28 e 29 de agosto em Sena Madureira.
Comentários
Cotidiano
Unibike realiza 3ª Etapa do Campeonato de MTB 2025 em Epitaciolândia
A 4ª e última etapa será a grande final do Campeonato Unibike 2025, que acontecerá no município de Brasiléia, com apoio da Prefeitura Municipal
Com Clebson Venâncio
Neste domingo (17), Epitaciolândia se transformou na capital acreana do ciclismo durante a realização da 3ª etapa do Campeonato Unibike 2025. O evento, organizado pela Associação dos Ciclistas (Unibike), atraiu competidores da regional do alto acre para uma disputa que combinou resistência física e superação em um percurso desafiador.
A competição foi disputada nos ramais do km 07 e do km 15 em Epitaciolandia, em um percurso desafiador, com trechos de terra, curvas técnicas e muita emoção. O evento atraiu grande público, que acompanhou de perto o desempenho e a superação dos ciclistas.
De acordo com a organização, cada etapa tem revelado novos talentos e mostrado a força do ciclismo no Alto Acre, consolidando o campeonato como uma das maiores competições da modalidade na região.
🏆 Pódio da 3ª etapa
Confira os atletas que conquistaram lugar de destaque no pódio desta etapa:
➡️ Categoria máster feminino
1º lugar – Maria Elena
2º lugar – Patrícia Maria
➡️ Categoria Máster Masculino
1º lugar – Plácido Moreira
2º lugar – José Roberto
3º lugar – Henrique Abreu
4° lugar – José Oliveira
5° lugar – Emir Filho
➡️ Categoria Open Masculino
1º lugar – Machyda
2º lugar – Elenilson Alves
3º lugar – André Xapuri
4° lugar – Ray Lima
5° lugar – Ronaldo Cunha
➡️ Categoria Elite Feminino
1º lugar – Angelina
2º lugar – Acleciana
3º lugar – Fernanda Rodrigues
4° lugar – Fernanda Moreira
➡️ Categoria Elite Masculino
1º lugar – Marivaldo Cavalinho
2º lugar – Antônio Frota
3º lugar – Rony Bento
4° lugar – Diego Campos
5° lugar – Thalles Ferrari
Próxima etapa – a grande final
A 4ª e última etapa será a grande final do Campeonato Unibike 2025, que acontecerá no município de Brasiléia, com apoio da Prefeitura Municipal. A decisão será realizada nos ramais do Polo e do Jarinal (Trilha dos Perdidos), prometendo uma disputa ainda mais eletrizante e desafiadora.
“Estamos plantando a semente de uma geração campeã”, afirmou Clebson Venâncio, um dos organizadores da Unibike na fronteira, ao anunciar parceria com a Secretaria de Esportes para criação da Primeira Escola de Ciclismo do Acre em 2026.
A grande expectativa é reunir um grande público e coroar os campeões desta temporada que com dedicação marcam a história do ciclismo na região de fronteira com Epitaciolândia, Cobija e Brasiléia.
Cenário esportivo:
O evento reforça Epitaciolândia/Brasiléia como polo de eventos esportivos, aproveitando sua localização estratégica na fronteira (Brasil/Bolívia) e infraestrutura recentemente melhorada. Para os organizadores, o sucesso desta etapa consolida o ciclismo como uma das modalidades em expansão na região.
Você precisa fazer login para comentar.