fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Semeia traça meta de ações para possíveis queimadas

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) reuniu os dirigentes do Horto Florestal, da Educação Ambiental, do Parque Ambiental Chico Mendes, da Utre, da Fiscalização e Controle Ambiental e da Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas, nesta quarta-feira (3). O objetivo do encontro, segundo o secretário da Semeia, Carlos Nasserala, foi para traçar metas para possíveis queimadas no município.

“Nos reunimos porque é importante pontuar as metas, as finalidades deste ano que está atípico, com a enchente que tivemos, seca muito forte e, possivelmente, as queimadas com as quais devemos nos preocupar. Cada um aqui está, como o prefeito sempre pede, preocupado com qualquer tipo de queimada que venha a prejudicar a população da nossa cidade”, afirmou.

Para a diretora de Educação Ambiental, Luzimar Oliveira, essa é uma reunião muito importante sobre o meio ambiente e o plano de combate às queimadas urbanas.

“Desde o início desta gestão, o prefeito deu como diretriz que a gente propagasse a educação ambiental para que as pessoas tenham as informações necessárias e sejam sensíveis ao assunto. Afinal, a questão da queimada afeta a todos os rio-branquenses, porque quando ocorre, os casos de doenças respiratórias aumentam, o calor aumenta. As ações que estão se alinhando são importantíssimas para que as pessoas estejam sensibilizadas e nos ajudem a diminuir os casos de queimada.”

O diretor e auditor fiscal de Fiscalização e Controle Ambiental, Welberlúcio D’Ávila, disse que com orientação e conscientização o resultado pode ser positivo.

“Nós vamos trabalhar a educação ambiental para a população e tentar alcançar a todos, para que os focos de queimadas que ainda aparecem diminuam bastante. As pessoas precisam ter o conhecimento dos benefícios de não queimar. Ano passado, por exemplo, foi excelente e nós vamos contribuir para diminuir ou zerar os focos com muita orientação e fiscalização”, destacou.

A chefe do departamento de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas, Aline Martins falou que tudo vai ao encontro do plano municipal de mitigação e adaptação das mudanças climáticas.

“Esse plano constrói as diretrizes do Município frente às mudanças do clima, e nossa Semeia está tomando a frente, realizando um planejamento, justamente para levarmos benefícios direto à população e também ao meio ambiente.”

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Epitaciolândia promove Saúde na Comunidade em edição especial pelos 32 Anos do Município

Publicado

em

No sábado, dia 20, a cidade de Epitaciolândia promoveu mais uma iniciativa crucial em prol do bem-estar de sua população: a 87ª edição do Programa Saúde na Comunidade.

Promovido pela Secretaria de Saúde do município, o evento se destacou como parte das celebrações pelo aniversário de 32 anos da cidade, levando atendimento e cuidados de saúde à comunidade.

A comunidade Mato Grosso foi o ponto de encontro para essa ação de grande alcance social, que ofereceu uma ampla gama de serviços para os moradores locais. Desde consultas médicas e exames preventivos até orientações sobre saúde e bem-estar, a iniciativa visou garantir o acesso universal e igualitário à saúde para todos.

O prefeito Sérgio Lopes, juntamente com a Secretária de Saúde, Jessica Morais, esteve presente durante toda a ação, demonstrando seu compromisso pessoal com a saúde e o bem-estar da comunidade. Dialogando de perto com os moradores e profissionais de saúde, a liderança municipal reafirmou seu apoio e dedicação à promoção de uma vida saudável para todos os cidadãos de Epitaciolândia.

Com eventos como o Programa Saúde na Comunidade, a Prefeitura de Epitaciolândia reforça seu compromisso em proporcionar serviços de saúde de qualidade e acessíveis, contribuindo para o desenvolvimento e o bem-estar de sua população.

Comentários

Continue lendo

Acre

Forró da Melhor Idade encanta tardes no Centro de Convivência do Idoso em Brasiléia

Publicado

em

Nesta última sexta-feira, dia 19, o Centro de Convivência do Idoso se transformou em um verdadeiro arrasta-pé! Ao som contagiante do forró e das clássicas músicas juninas, a tarde foi marcada por muita alegria e diversão para a melhor idade.

Sob a coordenação da dedicada Silva Lima e sua equipe, os idosos presentes não apenas dançaram ao ritmo animado, como também celebraram a vida e a vitalidade. O evento, repleto de música e sorrisos, proporcionou momentos inesquecíveis de integração e felicidade para todos os participantes.

Com uma atmosfera festiva e acolhedora, o Forró da Melhor Idade se consolidou como uma tradição no calendário do Centro de Convivência, promovendo o bem-estar e a socialização dos idosos da comunidade.

E que venham mais tardes repletas de dança, música e momentos memoráveis para essa animada turma da melhor idade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco promove torneio de Futsal para jovens no Centro da Juventude

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), organizou um animado torneio de futsal na quadra do Centro da Juventude, localizado no bairro Cidade Nova. A abertura ocorreu, neste sábado (20), e contou com a participação de 10 times, sendo dois femininos. A competição atraiu jovens com idades entre 10 e 17 anos.

A gestão municipal tem investido forte em atividades esportivas alcançando todas as comunidades. Além do futsal outras modalidades serão ofertadas como informa a diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze.

“A gente vai estar agora iniciando aula de dança, para que a comunidade tenha atividades aqui”

A diretora ainda ressaltou que as ações esportivas serão levadas para outras áreas da cidade, visando atender diversas comunidades. A iniciativa, segundo ela, é um teste para qualificar ainda mais as atividades oferecidas, contando com o apoio de estagiários de educação física e da prefeitura.

“A gente vai levar essas atividades de torneio para as outras regionais. Então a gente está se organizando, para que a gente possa estar atendendo as demais comunidades.”

O prefeito de Rio Branco ressaltou o apoio contínuo da gestão municipal ao torneio da juventude. Ele destacou também a relevância do evento para os jovens do município que recentemente enfrentaram uma alagação que afetou muitas famílias da região e o torneio surge como uma forma de reafirmar o compromisso da prefeitura com a comunidade. Por fim, o gestor disse que o esporte é uma ferramenta poderosa que dignifica as pessoas.

“É muito importante 10 times de jovens, crianças aqui correndo atrás da bola, gastando suas energias e mostrando para o mundo que o esporte dignifica as pessoas. O esporte faz com que as pessoas se tornem mais disciplinadas e a disciplina é muito importante na nossa vida. Então eu estou feliz de poder vir aqui e participar da abertura.”

Comentários

Continue lendo