fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Seleção de futebol máster de Xapuri conquista vitória na estreia da i copa regional

Publicado

em

Seleção Master de Xapuri foi campeã na abrtura do torneio em Braisléia.

Seleção Master de Xapuri foi campeã na abertura do torneio em Brasiléia.

Da Assessoria de Xapuri

Aconteceu no sábado (06) na cidade de Brasiléia, a abertura da I COPA REGIONAL DE FUTEBOL MASTER, que contou com a presença dos selecionados de Brasiléia, Capixaba, Assis Brasil, Epitaciolândia, Xapuri e convidado Cobija – Pando (Bolívia).

O anfitrião da festa, prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes, deu boas vindas a todas as delegações que estão inscritas na competição.

“É um prazer enorme ter todos vocês como nossos convidados e que o Município está de braços abertos e ao mesmo tempo fazendo parte das comemorações aos 103 anos de aniversario de Brasiléia.

Estamos iniciando uma competição onde várias estrelas do futebol regional e acreano estarão participando, isso nos orgulha muito, pois muitos desses jogadores deram alegria e são orgulho para as cidades que estão sendo representados. É uma maneira de valorizar aqueles que são orgulhos no esporte regional e acreano.

Nossa administração está voltada para o esporte, desde o inicio de nossa administração estamos realizando várias atividades esportivas em todas os segmentos e vamos buscar resgatar a tradicional COPA BOLPEBRA.

Queremos agradecer os prefeitos Marcinho Miranda (Xapuri), André Hassem (Epitaciolândia), Dr. Betinho (Assis Brasil), Varêda (Capixaba) e Dr. Holf (Cobija), por terem aceitado nosso convite e apoiado suas seleções. Agradecer toda a comissão organizadora da competição e aos atletas de nossa cidade.

O importante dessa competição é a integração da nossa regional e buscar resgatar nosso esporte. Disse o prefeito Everaldo Gomes.

“Em nome de todos os desportistas da cidade de Epitaciolândia, queremos agradecer pelo convite e parabenizar o prefeito Everaldo Gomes, a cidade de Brasiléia pelos 103 anos de fundação e aos prefeitos de Xapuri, Assis Brasil, Capixaba e do desportista de Cobija pela participação de um evento tão importante.

Estaremos sempre em conjunto com os demais prefeitos da Regional na busca da integração em todas as áreas”, disse o Prefeito André Hassem

“Somos gratos pelo convite e a nossa cidade Cobija estará apoiando a competição. Vamos estar a disposição e sempre em parcerias com os demais desportistas de nossa regional”. Comentou Dr. Holf (Cobija – Pando)

DSCN1128

“Aproveito a oportunidade para agradecer o apoio do Prefeito Marcinho Miranda, do Secretário de Esporte e Lazer, José Gonçalves (Zeca), do empresário Acrevenos Espíndola e dos desportistas de Xapuri, pelo apoio e força que estão nos dando para que o nosso selecionado tivesse a participação nessa competição.

Nosso município em termos de esporte está resgatando todas as atividades que hora fora esquecida pelas ex-administrações, desde janeiro a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer vem realizando e apoiando várias atividades esportivas, pois é um compromisso do prefeito Marcinho Miranda, do vice Ailton Menezes juntamente com os desportistas em geral de todas as comunidades de nosso município.

Queremos comunicar aos presentes, que o prefeito Marcinho Miranda nos solicitou e apresentamos o requerimento á organização na reunião que a próxima edição da Copa ou seja, a abertura e a final seja realizada em nossa cidade, fazendo parte do calendário esportivo da cidade.

Todos nós atletas e comissão, agradecemos á organização, o prefeito Everaldo Gomes (Brasiléia), André Hassem (Epitaciolândia), Dr. Betinho (Assis Brasil), Varêda (Capixaba) e Dr. Holf (Cobija) pelo convite e o apoio que estão dando aos atletas de futebol máster de suas cidades.

Estaremos sempre a disposição em ajudar, apoiar e ser parceiro na área esportiva em todos os segmentos”. Finalizou o vereador Celso Garcia (Paraná),  líder do Prefeito na Câmara Municipal de Xapuri.

Na abertura da I COPA REGIONAL DE FUTEBOL MASTER, os resultados foram os seguintes:

Seleção de Brasiléia             3 X 2   Seleção de Cobija – Pando

Seleção de Xapuri                 1 X 0   Seleção de Assis Brasil

Seleção de Epitaciolândia     6 X 1   Capixaba

A próxima rodada será realizado no sábado (dia 13), ás 16 horas no Estádio Álvaro Felício Abrahão na Cidade de Xapuri – Acre.

Comentários

Continue lendo

Acre

Magistrados do Poder Judiciário do Acre visitam aldeias para interação com indígenas

Publicado

em

Por

Visita faz parte da aula prática do curso “Direito dos Povos Indígenas e Poder Judiciário”, oferecida pela Escola do Poder Judiciário (Esjud)

Para reconhecer e valorizar a importância das culturas indígenas na sociedade, magistradas e magistrados do Poder Judiciário do Acre visitaram nesta terça-feira, 23, a aldeia indígena Kamanawa, na cidade de Cruzeiro do Sul.

A visita faz parte da aula prática do curso “Direito dos Povos Indígenas e Poder Judiciário”, oferecida pela Escola do Poder Judiciário (Esjud), que foi destinado aos novos juízes empossados recentemente na magistratura acreana e também aos magistrados discentes do mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos.

A atividade tem a finalidade de fazer com que os participantes interajam com os indígenas, vejam como é a vivência deles para que nesse processo de reconhecimento e valorização, seja promovida a justiça social e o respeito pelos povos originários, combatendo estereótipos e preconceitos que muitas vezes são associados a essas comunidades e, assim, contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Segundo o presidente da Associação Geral do Povo Kone Kui, Levir, que representa a comunidade, são doze aldeias integradas na localidade somando 384 famílias. Somente na aldeia indígena Kamanawa, por exemplo, são 62 famílias.

“O povo Kamanawa tem iminência povo onça. É a maior aldeia que nós temos, realizamos nossos eventos culturais aqui nesse salão, atividade de medicina e espiritualidade. Para nós é uma honra receber esses juízes aqui na minha terra”, disse.

O curso “Direito dos Povos Indígenas e Poder Judiciário” é credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e é justificado em virtude de uma lacuna na grade curricular das escolas judiciais relativa ao conhecimento das realidades e das necessidades dos povos indígenas, em contraste com as visões projetadas pela sociedade.

Abertura da atividade

A tribo recebeu a equipe do Poder Judiciário do Acre: com dança, cantoria sagrada e mostra artesanal. O diretor da Escola do Poder Judiciário, desembargador Elcio Mendes enfatizou que a atividade envolve mais de 50% da magistratura do Estado do Acre.

De acordo com ele, a Esjud, junto à Presidência tem dado todo o apoio para a efetivação da atividade. Ele citou ainda o vice-presidente, desembargador Luís Camolez, e o corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, que beneficiam momentos como estes para entendimento e a vivência dos povos originários. Como forma de agradecimento, o desembargador pediu uma salva de palmas para os indígenas.

O vice-presidente do TJAC, desembargador Luís Camolez dividiu a felicidade de visitar o local. “Somos gratos por essa receptividade. Achei interessante que, durante a dança, todos sempre no sentido horário, o pé direito sempre à frente e um com a mão sobre o outro ou dado à mão no ombro seu. Isso representa irmandade e isso é muito importante. Espero que permaneça dessa forma. Através desses exemplos é que nós, homens brancos, tiramos muita sabedoria”, compartilhou.

A presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, agradeceu a receptividade e destacou que o reconhecimento e a defesa dos direitos indígenas são essenciais para a preservação da identidade cultural e para a sustentabilidade das populações indígenas.

“Todos nós somos humanos e, em todos nós, deve palpitar a vontade se sempre fazer o bem para a nossa terra, para os nossos irmãos e famílias. Que todos aqui possam estar contribuindo para um mundo melhor. Um mundo de mais respeito, igualdade e de mais amor”, disse.

Novidades

Na ocasião, a presidente anunciou duas grandes ações a serem executadas pelo Poder Judiciário acreano. Uma delas foi sobre o programa de Residência Judicial. O programa abrirá portas de acesso para as comunidades indígenas, para além do aumento que será feito nas cotas raciais. Serão, a priori, 20 vagas na área de Direito e 20 vagas na área da Tecnologia.

Outra novidade anunciada pela desembargadora-presidente é referente ao Ponto de Inclusão Digital do Judiciário (PIDJus). Ela se comprometeu a instalar um PIDJus na aldeia para facilitar aos indígenas o acesso à justiça.

Conhecimento

No contexto do Judiciário há um aumento expressivo de ações judiciais, cada vez mais complexas, sofisticadas e profundas, as quais exigem de juízas e juízes uma formação orientada por uma abordagem transdisciplinar e multidisciplinar, a fim de prepará-las(los) cada vez mais para os novos temas que são judicializados. Por isso, a relevância da atividade destinada a demandas dos Povos Indígenas.

Desde questões relacionadas à demarcação de territórios, a conflitos ligados a impactos e procedimentos de grandes empreendimentos: mineração, hidrelétricas, avanço da fronteira agrícola, direitos de patentes, dentre outros.

Ao final do curso, os participantes terão suas habilidades e competências desenvolvidas para adotar uma postura dialógica com as diferentes partes e interesses de indígenas envolvidos no processo, utilizando os referenciais teórico-empíricos, precedentes judiciais e legislação que auxiliem na fundamentação das decisões judiciais, fazendo dialogar o Direito Internacional dos Direitos Humanos e o Direito Brasileiro.

A equipe foi composta também pelos docentes do curso de mestrado Patrícia Medina e Társis Barreto, além de Nedina Yawanawá e equipes da Diretoria Indígena da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre (Semapi), assim como, contou com o apoio do Estado do Acre. 

Os magistrados visitarão outra aldeia nesta quarta-feira, 23, porém, no município de Mâncio Lima.

Fonte: Tribunal de Justiça – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Rio Branco, acidente na Estrada do Calafate deixa motociclista gravemente ferido

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (23), um acidente envolvendo um motociclista e um caminhão deixou Douglas Alexsandro da Silva Rocha, 23 anos, gravemente ferido na Estrada do Calafate, no bairro Vila Betel, em Rio Branco.

De acordo com informações fornecidas pelas autoridades de trânsito, um caminhão do modelo Mercedes Benz/710, de cor branca e placa NAB-3090, seguia no sentido bairro-centro quando tentou realizar uma conversão em um local proibido, invadindo a pista contrária. Nesse momento, Douglas, que conduzia uma motocicleta, foi derrubado e arrastado pelo asfalto até parar embaixo do caminhão. A rápida intervenção de populares foi crucial para erguer o veículo e resgatar Douglas de debaixo dele.

Como resultado da colisão, Douglas sofreu um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) de natureza moderada e foi encontrado desorientado, chegando a desmaiar após o acidente. O médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Toniel Souza, plantonista da ambulância 01, suspeita que o motociclista possa ter costelas quebradas, com o osso possivelmente perfurando o pulmão.

O estado de saúde da vítima foi considerado estável durante o transporte para o pronto-socorro de Rio Branco, onde serão realizados exames adicionais para confirmar o diagnóstico.

Policiais militares do Batalhão de Trânsito foram acionados para isolar a área e permitir o trabalho da perícia. Após os procedimentos necessários, a motocicleta foi removida por um guincho, enquanto o caminhão foi liberado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acidente de trânsito com motos em ramal deixa quatro feridos no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira (23), uma colisão frontal entre duas motocicletas resultou em graves ferimentos para quatro pessoas no Ramal do Rodo, na região do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.

Os envolvidos no acidente foram identificados como Maria Antônia Maciel D’Ávila, 42 anos, Alexandre Coutinho da Silva, 43, Jonas Ricardo da Silva, 56, e Nilka da Silva dos Santos, 45. De acordo com informações das autoridades de trânsito, as motocicletas envolvidas foram uma Honda CG, 125 KS, de cor vermelha e placa NAD-7D19, e outra Honda CG 125 KS, de cor preta e placa NAG-1208, que colidiram frontalmente e entraram em combustão logo em seguida.

Como resultado do acidente e da explosão, as vítimas sofreram ferimentos graves. Nilka da Silva dos Santos teve um Traumatismo Craniano Encefálico (TCE) leve, além de queimaduras de segundo grau no braço direito e na perna esquerda. Jonas Ricardo da Silva também sofreu um Traumatismo Craniano Encefálico leve, além de queimaduras de segundo grau na perna direita e no pé. Alexandre Coutinho da Silva apresentou uma fratura no braço esquerdo, juntamente com queimaduras de segundo grau nas pernas, enquanto Maria Antônia Maciel D’Ávila teve queimaduras no pé.

Populares que passavam pelo local prestaram auxílio às vítimas e acionaram as autoridades policiais e serviços de emergência. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou três ambulâncias, incluindo uma avançada e duas básicas, para prestar socorro inicial às vítimas, que, após serem estabilizadas, foram encaminhadas em estado grave para o pronto-socorro de Rio Branco.

O Corpo de Bombeiros do 2° Batalhão foi mobilizado para controlar o incêndio nos veículos, enquanto policiais militares do Batalhão de Trânsito isolaram a área para a realização da perícia. Após os procedimentos necessários, as duas motocicletas foram removidas por um guincho.

Comentários

Continue lendo