Extra
Secretário de Saúde Alisson Bestene visita hospital regional do Alto Acre

Secretário Alisson Bestene , junto de sua equipe e convidados estiveram visitando o antigo e o novo hospital para avaliação técnica.
O secretario de saúde do Acre, Alisson Bestene e assessores, dando continuidade às visitas nas unidades de saúde de todo o Estado, esteve neste sábado na cidade de Brasiléia, para fazer uma visita técnica ao antigo e novo hospital, afim de saber como está recebendo os mesmos.
A exemplo dos hospitais localizados em Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o hospital Raimundo Chaar que foi praticamente abandonado pela gestão anterior, vinha se deteriorando com o tempo e descaso, até ter maioria de sua funcionalidade trocada para o novo. Mas, a parte administrativa, de cozinha e lavanderia, ainda funciona no antigo.
“Estamos realizando essa avaliação técnica em todas a unidades do Estado. Pudemos ver que ainda existem algumas dificuldades que tem de ser trabalhado o mais rápido possível. O Secretário de Infraestrutura Thiago Caetano já esteve aqui e está preparando um relatório da parte estrutural para que possamos entregar ao governador. Estamos trabalhando para ocupar com todos os equipamentos necessários e os profissionais”, pontuou o Secretário.
Destacou que entende das dificuldades financeiras e que possam vencer as barreiras e trazer melhorias para a regional o mais rápido possível. Sobre sua primeira impressão sobre o novo hospital, acredita que irá atender toda a regional do Alto Acre, que é composta por quatro municípios, sem que tenham de se deslocar para a Capital.

Diretor do hospital, Rodrigo Santiago (camisa branca), esteve acompanhando o secretário durante visita no hospital Wildy Viana.
Um dos pontos que é necessário uma atenção, será a parte de eletricidade do hospital, devido seu grande porte que pode afetar a cidade de Brasiléia. A instalação imediata de uma subestação irá fazer com que toda a unidade possa trabalhar sem afetar a parte externa.

Secretário aconselha um plebiscito aos moradores através da Câmara se for importante mudar o nome para o antigo.
Foi perguntado ao Secretário, mesmo sendo um assunto de segundo plano, sobre a possibilidade de mudança do nome do hospital. Para Alisson, seria interessante a realização de uma espécie de plebiscito, partindo da Câmara Municipal, uma vez que todo o trabalho administrativo ainda é realizado em nome do hospital Raimundo Chaar.
Para o vereador Joelso Pontes (PP) que esteve acompanhando a visita a convite do Secretário, destacou os problemas que ainda vem sendo destacado após a inauguração do novo hospital, Wildy Viana.

Vereador Joelso Pontes destacou a visita do secretário e equipe para ver in loco a situação da saúde no hospital.
“Mesmo com a construção do novo hospital, os problemas ainda continuam mesmo sendo entregue em duas etapas não está atendendo em sua totalidade. Nossa visita é para estar cientes desses entraves e poder fazer as devidas cobranças”, destacou o vereador.
Destacou que o novo governo, na pessoa do Secretário, está empenhado para que a saúde regional volta a ser como anos atrás. “20 anos atrás, se faziam procedimentos que hoje não acontece mais devido a falta de estrutura. É lamentável que de um tempo para, uma simples fratura no pé seja motivo de ser enviado para a Capital e mesmo com profissionais aqui, não se tem a estrutura mínima para eles”, disse o vereador.
VEJA A VÍDEO REPORTAGEM.
Comentários
Extra
Procissão de São Sebastião reúne fiéis, movimenta Xapuri e cidades do Acre
Considerada a segunda maior festividade religiosa do estado, celebração atrai cerca de 15 mil pessoas e contou com missas, quermesses e show nacional
A tradicional procissão de São Sebastião, realizada no município de Xapuri, reafirmou neste ano sua posição como a segunda maior festividade religiosa do Acre e uma das mais prestigiadas do Brasil. O evento, que tradicionalmente reúne cerca de 15 mil fiéis, mobilizou moradores, romeiros e visitantes de diversas regiões do estado e do país.
A Paróquia São Sebastião preparou uma programação extensa, com missas diárias a partir das 19h, celebradas por padres convidados. Além das celebrações religiosas, o novenário contou com apresentações artísticas e quermesses ao final de cada noite, fortalecendo o caráter religioso e cultural da festividade.
As comemorações em Xapuri tiveram início na última sexta-feira (16) e trouxeram uma novidade neste ano. Na noite de segunda-feira (19), o cantor nacional Wanderley Andrade realizou um show com duração aproximada de duas horas e meia, animando o público em um evento considerado atípico para o período do novenário. Segundo a organização, a apresentação foi marcada por forte interação e grande participação popular.
Na capital acreana, a paróquia dedicada a São Sebastião também promoveu celebrações especiais, reforçando a tradição centenária de devoção ao santo no estado. As atividades religiosas e culturais envolveram a comunidade local e fiéis de diferentes bairros.
Na regional do Alto Acre, o município de Epitaciolândia também celebrou o Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade. A programação incluiu missas, bingos e outras atividades religiosas, reunindo fiéis da Paróquia de São Sebastião em momentos de fé e confraternização.
Comentários
Extra
No governo Lula, Brasil tem recorde de feminicídios em 2025: média de 4 mortes por dia

Arte/Metrópoles
O Brasil registrou, em 2025, o maior número de feminicídios já contabilizado no país. Ao menos 1.470 mulheres foram assassinadas em contextos de violência doméstica, familiar ou por misoginia, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O número representa uma média de quatro mortes por dia e supera os 1.464 casos registrados em 2024, indicando um aumento mínimo de 0,41%.
A quantidade de vítimas ainda pode aumentar, uma vez que Alagoas, Paraíba, Pernambuco e São Paulo não enviaram as estatísticas referentes ao mês de dezembro de 2025.
Entre os estados, São Paulo lidera o ranking, com 233 casos, mesmo sem os dados de dezembro. Em seguida aparecem Minas Gerais, com 139, e o Rio de Janeiro, com 104 registros.
Veja número de casos por estado:
Ao longo de 2025, os números oscilaram entre meses de alta e queda. Abril concentrou o maior número de ocorrências, com 138 feminicídios, seguido por outubro e novembro, ambos com 135 casos.
O país também registrou um avanço nas tentativas de feminicídio. Em 2025, foram 3.702 ocorrências, contra 3.185 em 2024, uma alta de 16,3%.
A média diária passou de oito tentativas por dia em 2024 para dez em 2025, reforçando o agravamento da violência contra mulheres no país.
Lei do Feminicídio
- Em 2026, a Lei do Feminicídio, completa 11 anos desde a sanção da então presidente Dilma Rousseff (PT) em 9 março de 2015.
- Em 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que endurece a pena para quem cometer o crime.
- Agora, a prisão pelo crime pode ser de até 40 anos.
- A pena é a maior prevista no Código Penal do país e, com a nova lei, haverá maior punição também para ocorrências de lesão corporal e violência doméstica.
Como denunciar violência contra as mulheres
A Central de Atendimento à Mulher, Ligue 180, é um serviço público que atua no combate à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e está disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Ele oferece os seguintes serviços:
- Orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços disponíveis na rede de apoio;
- Registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes;
- Registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pelos serviços da rede.
As ligações podem ser feitas de qualquer lugar do Brasil e é possível acessar o serviço por meio do chat no WhatsApp, pelo número (61) 99610-0180.
Em situações de emergência, deve-se acionar a Polícia Militar, pelo número 190.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Extra
Chuvas intensas derrubam ponte em ramal de Epitaciolândia
Estrutura no Ramal da Torre não resistiu à força da água; município mobiliza equipe para restabelecer a trafegabilidade
As fortes chuvas registradas na regional do Alto Acre continuam causando prejuízos e transtornos nesta terça-feira (20). Em Epitaciolândia, o grande volume de água elevou o nível dos igarapés e provocou a queda de uma ponte localizada no Ramal da Torre, a cerca de 29 quilômetros da zona urbana do município.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram que a estrutura não resistiu à força da correnteza e acabou sendo praticamente arrastada pela água. O incidente comprometeu o acesso de moradores da região, que dependem do ramal para deslocamento e escoamento da produção.
Uma moradora registrou a situação em vídeo e encaminhou as imagens à administração municipal. Segundo informações preliminares, a Prefeitura de Epitaciolândia já estaria organizando uma equipe para se deslocar até o local e adotar providências emergenciais, com o objetivo de restaurar a ponte e garantir o retorno da trafegabilidade o mais rápido possível.
Dados da Agência Nacional de Águas (ANA) apontam que foram registrados 43,2 milímetros de chuva até as 13h, no horário local. A previsão meteorológica indica que o tempo deve permanecer instável nos próximos dias. A aproximação de uma fraca onda polar, aliada à entrada de pulsos úmidos vindos do oceano Atlântico, deve manter a ocorrência de chuvas intensas no Acre pelo menos até sexta-feira, dia 23 de janeiro.






























Você precisa fazer login para comentar.