Conecte-se conosco

Acre

Secretária de Estado de Política da Mulher participa de sessão em Brasiléia

Publicado

em

Boletim informativo semanal da Câmara Municipal de Brasiléia (AC) – ASCOM

DSC_0060

Joelda participou da 6° sessão e esclareceu  importância dos direitos das mulheres

Joelda participou da 6° sessão e esclareceu importância dos direitos das mulheres

Ainda no mês da mulher A representante de estado da secretaria da mulher, senhora Joelda participou da 6° sessão e esclareceu  importância dos direitos das mulheres. A secretaria de estado foi criado em fevereiro 2011 com o objetivo valorizar,  garantir e priorizar os serviços de atendimento da mulher. Aonde segundo ela os problemas de violência contra mulher vão ser priorizados, as estatísticas apontam o Brasil esta no topo com relação esses problemas.  Essa  secretaria Realize campanha de ações educativas no diz respeito a desigualdade de gênero. A senhora Joelda Falou ainda que a secretaria traçasse um protocolo de atendimento Para o município de Brasiléia,  que Ira priorizar o atendimento na saúde da mulher e o apoio para a mulher indígena, finalizou falando do 180 o disk denuncia e a importância da lei Maria da penha.

Vereador Bil (PMDB)

Vereador Bil (PMDB)

No grande expediente o primeiro vereador a usar a tribuna foi o vereador Bil (PMDB) falou das famílias já desabrigadas com a enchente do ria acre, em suas indicações pediu que a secretaria de obras na limpeza no campo de futebol e a segurança daquele espaça, pediu providencia com relação às autoescolas no que diz respeito aos testes práticos nas ruas quanto a atenção aos alunos, solicitou reparos na Rua Pedro alexandrino neto ,falou da visita as unidades básica de saúde onde constatou a falta de alguns medicamentos, reiterou sobre o reparos e ajustes que estão faltando no centro do idoso finalizou pedindo que a prefeitura agilize a reforma da escola do ramal são Francisco no 19.

Carlinho do Pelado (PSB)

Carlinho do Pelado (PSB)

Carlinhos do pelado (PSB) em uso a tribuna iniciou sugerindo que a prefeitura estala um novo canal de televisão no município de Brasiléia, e pediu parceria dos órgãos competentes em relação na melhora do sinal de radio da 90.3, para que o sinal chegue mais longe e com uma melhor qualidade principalmente aos moradores rurais. Em seguida o vereador pediu que a prefeitura construísse em Brasiléia a casa do colono e o açougue dos colonos para que o produtor tenha uma renda extra, pediu que o governo junto com a prefeitura construa a OCA em nosso município que é a organização central de atendimento, finalizou reiterando que a prefeitura retome as atividades dos idosos.

Vereador Ivanildo (PMDB)

Vereador Ivanildo (PRP)

O vereador Ivanildo (PRP) iniciou convidando a secretaria de saúde Aldenicia Ferreira a participar da 8° sessão para esclarecer sobre o valor de recursos e como anda o programa ACS,  e que os vereadores junto com a secretaria possa está fazendo para melhorar seus salários. Em seguida o vereador pediu para que a população participe e incentive a feira do peixe, concluiu pedindo uma moção de pesar a família do senhor Antônio onça.

Vereador Joelso Pontes (PP)

Vereador Joelso Pontes (PP)

O vereador Joelso Pontes (PP) falou da emenda que o deputado Gladson Cameli alocou ao município de Brasiléia para reformas de ramais, em suas indicações pediu o conserto de um bueiro e de 2 pontes no ramal do 17, pediu que a prefeitura reforce a segurança do cemitério, pediu melhoria nos ramais do assentamento porto Carlos com relação aos pontos críticos para que chegue iluminação publica aos moradores, falou da reunião com o professor da UFC e do curso de matemática que terá no núcleo da UFC em Brasiléia, pediu uma audiência pública para um esclarecimento de quais cursos serão contemplado para o município, falou do levantamento feito pelo engenheiro do DETRAN para elaborado a organização das rua no município.

Vereador Marivaldo (PMDB)

Vereador Marivaldo (PMDB)

O vereador Marivaldo (PMDB) iniciou sua pronuncia pedindo paciência a categoria dos motos taxis com ralação ao caso Ironildo  preso na Bolívia, falou da aquisição de medicamentos essa semana para supri as necessidades da população, e da preocupação com o hospital com ralação ao serviço prestado, principalmente com a maquina de reio X quebrada novamente, pediu explicações a Eletrobrás  com relação a redução das energia,  falou da preocupação da caixa econômica na questão do atendimento e do espaço físico, pediu que secretaria de obras providencie o desentupimento de um cano atrás do colégio Getúlio Vargas, finalizou pedindo que envie documentos ao gabinete do deputado flaviano melo para que estude a possibilidade de alocar recursos para que seja feito duas escolas uma de ensino infantil e outra de 1° ao 5° ano no município de Brasileia.

Vereador Mario Jorge (PSB)

Vereador Mario Jorge (PSB)

O vereador Mario Jorge (PSB) em seu pronunciamento falou da reunião que participou com o prefeito Everaldo na cidade de Rio Branco. Aproveitou o plenário para pedir que a prefeitura faça um paliativo na rua são Francisco de Assis rua que dá acesso a Cage acre, comentou o problema com a rua Pedro alexandrino neto, pediu que seja criado um escritório do ITERACRE no município, solicitou que seja dado reparos nas pontes no ramal do 13, concluiu pedindo que a prefeitura junto com a secretaria de saúde viabilize com urgência o funcionamento dos dois expediente nas unidades de saúde do KM 26 e 68.

Ainda no final da sessão os vereadores debateram e aprovaram o projeto de lei 01-2012 de 25 de março 2013, que autoriza o poder municipal a criar o programa municipal de desenvolvimento da cadeia produtiva de aquicultura familiar, bem como, utilizar recursos na promoção de ações de apoio e incentivo.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Publicado

em

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre

A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.

Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025

A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.

Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.

Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025

A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.

A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:

órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;

órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;

órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.

Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.

Planejamento e transparência

As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado

Publicado

em

Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

O Acre deve registrar nesta sexta-feira (5) um dia de tempo instável, com sol entre nuvens e ocorrência de chuvas pontuais a qualquer hora, algumas com forte intensidade. A previsão, divulgada pelo portal O Tempo Aqui, também se estende ao sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de áreas de planície da Bolívia e da região de selva do Peru.

Leste e sul do Acre
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o clima permanece abafado e sujeito a pancadas de chuva em pontos isolados. A probabilidade de temporais é considerada média. A umidade relativa do ar deve variar entre 60% e 70% durante a tarde, chegando a 90% e 100% no início da manhã. Os ventos sopram de forma fraca a calma, predominantemente do norte, com variações entre noroeste e nordeste.

Centro e oeste do estado
Nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário é semelhante: tempo instável, abafado e com possibilidade de chuvas fortes em áreas isoladas. A umidade mínima varia de 65% a 75% à tarde, com máximas entre 90% e 100% no amanhecer. Os ventos também sopram fracos, vindos do norte e com variações de noroeste e nordeste.

Temperaturas por região

  • Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Plácido de Castro e Acrelândia: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 29°C e 31°C.

  • Tarauacá e Feijó: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

  • Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão: mínimas entre 22°C e 24°C; máximas entre 30°C e 32°C.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre volta a subir e Defesa Civil mantém atenção após novo boletim em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo com apenas 7,80 mm de chuva nas últimas 24 horas, histórico de elevações rápidas do manancial acende sinal de alerta na capital.

A Defesa Civil de Rio Branco divulgou, na manhã desta sexta-feira (5), um novo boletim de monitoramento do Rio Acre. Às 5h19, o manancial marcou 5,43 metros, apresentando tendência de elevação nas últimas horas. O documento é assinado pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão (TC BM).

Nas últimas 24 horas, a capital registrou 7,80 mm de chuva — volume considerado baixo, mas suficiente para manter o órgão em estado de atenção, devido ao histórico de subidas rápidas do nível do rio em períodos de instabilidade climática.

A cota de alerta para o Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros, ainda distantes da medição registrada nesta sexta-feira.

Comentários

Continue lendo