Conecte-se conosco

Extra

Sebrae Pelo Brasil chega ao Acre, onde 85% das empresas são pequenos negócios 

Publicado

em

Agenda do presidente Décio Lima inclui encontro com empreendedores que estão conseguindo acesso ao crédito com o aval do Sebrae
O projeto “Sebrae pelo Brasil” chegou ao Acre nesta quinta-feira (7) depois de percorrer quase todo o país. O estado é a 25ª unidade de Federação visitada pelo presidente do Sebrae, Décio Lima, para conhecer de perto as realidades e potencialidades de cada ponto do país. Os pequenos negócios acreanos representam 85% das empresas do estado.
A programação da visita incluiu encontro com empreendedores do ramo do artesanato e da inovação. No Acre, mais de 80% dos artesãos são mulheres que são protagonistas da preservação da cultura, geração de renda e valorização dos recursos naturais da região. A agenda de trabalho também previu momento para conhecer startups do estado que se destacam com soluções inovadoras.
Para o presidente do Sebrae Nacional, o Acre é retrato do empreendedorismo brasileiro que gera renda, emprego e transforma vidas.  “Como vocês sabem o Brasil saiu recentemente do Mapa da Fome e a porta de oportunidades para a inclusão tem sido os empregos criados pelas micro e pequenas empresas brasileiras. O Acre é um retrato encantador desse país criativo onde o Sebrae se faz presente para tornar realidade os sonhos de quem quer empreender”, enfatizou Décio Lima.
No acumulado do ano, no período de janeiro a junho, 43,2% dos novos postos de trabalho criados com carteira assinada no Acre foram gerados por pequenos negócios.
“Estamos em um estado rico de potencialidades e nosso objetivo é que as pessoas encontrem no empreendedorismo não só uma saída, mas uma solução. Nós do Sebrae temos condições de ajudar a melhorar a vida dessas pessoas, é uma luta constante e nos orgulha fazer a diferença na vida dos empreendedores”, destacou o diretor-superintendente, em exercício, Vandré Prado.
Durante passagem do projeto “Sebrae pelo Brasil” no estado, Décio Lima também acompanha o lançamento do programa Acredita e Acredita Exportação, ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. As duas iniciativas são voltadas para democratizar o acesso ao crédito para pequenos negócios.
Segundo Lima, 88% dos pequenos negócios não têm acesso ao crédito. Ele defendeu uma política pública que proteja as micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI) que buscam empréstimos e investimentos para ampliar sua capacidade produtiva e competitividade. “Neste momento desafiante para a economia brasileira e também – ao mesmo tempo – de grande oportunidade, precisamos fazer com que o estado brasileiro continue entendendo que esse setor precisa ser protegido diante da voracidade do mercado”, analisou.
História de Sucesso
Uma história de sucesso que precisa ser contada. O empreendedor Michael Rocha tem 10 anos atuando com barbearia. Mas resolveu empreender há seis anos e colocou seu próprio negócio.
Começou sozinho e hoje já conta com sete colaboradores. O negócio dele fatura hoje por mês cerca de 80 mil reais. E agora Michael que aumentar este faturamento em 30%. Ele conseguiu por meio do FAMPE, fundo de aval do Sebrae, um empréstimo de 50 mil reais. “Estou me sentido seguro, pois estou tendo consultoria do Sebrae e até aprendi melhor como precificar meus produtos e serviços”, afirma.
Desde o lançamento do programa, já viabilizamos R$ 6 bilhões em crédito para micro e pequenas empresas, com um milhão de acessos à Plataforma Acredita Sebrae. “Atendemos 470 mil pequenos empreendedores, com mais de 600 mil horas de capacitação e 177 mil horas de consultoria voltadas à preparação para o acesso ao crédito. Nossa meta para 2025 é ousada é alcançar R$ 12 bilhões em crédito para pequenos negócios”, afirma Décio Lima.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Polícia Civil detém suspeito pela morte do ativista cultural Moisés Alencastro em Rio Branco

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PC-AC) deteve um suspeito pela morte do ativista cultural, jornalista e colunista social Moisés Alencastro (foto), assassinado a facadas em seu apartamento, em Rio Branco. Durante a ação, os investigadores localizaram objetos pessoais da vítima na residência do suspeito, que teve o nome preservado para não comprometer o andamento das investigações.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que trabalha para concluir as oitivas até a manhã desta terça-feira, quando deverá se pronunciar oficialmente sobre o caso. Por enquanto, a Polícia Civil informou que não irá se manifestar para não interferir nas apurações.

O caso está sendo conduzido pelo delegado Alcino Júnior, coordenador da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que trabalha com duas principais linhas de investigação: a primeira aponta para crime motivado por homofobia; a segunda considera a possibilidade de latrocínio (roubo seguido de morte).

A perícia do Instituto Médico Legal (IML) realizada no apartamento da vítima e no veículo abandonado na estrada do Quixadá, encontrado com os pneus furados e o porta-malas aberto, pode ser determinante para esclarecer a dinâmica do crime. Dentro do carro, foram encontrados alguns pertences pessoais de Moisés.

Segundo o delegado, o estado em que o veículo foi localizado reforça, até o momento, a hipótese de latrocínio. “O modus operandi indica que o homicídio ocorreu primeiro e, em seguida, o autor teria se aproveitado da situação para subtrair os bens da vítima”, afirmou.

Os peritos não encontraram sinais de arrombamento no apartamento, o que indica que Moisés provavelmente conhecia o autor do crime. Vizinhos relataram à polícia que viram o carro da vítima deixando o estacionamento do condomínio por volta das 21h. O motorista, em atitude apressada, teria batido duas vezes no portão antes de fugir em rumo ignorado.

O corpo de Moisés Alencastro foi encontrado ao lado da cama, com diversas perfurações provocadas por faca, dentro do apartamento localizado no Condomínio Nehine, no bairro Morada do Sol.

A Polícia Civil recolheu material biológico e outros vestígios tanto no local do crime quanto no veículo abandonado em uma estrada vicinal na parte alta do bairro São Francisco. Exames genéticos e papiloscópicos foram realizados para auxiliar na reconstituição dos fatos e na identificação da autoria.

“Agora estamos buscando novas pistas no veículo abandonado na zona rural para esclarecer completamente o caso”, afirmou o delegado Sandro Martins.

As investigações seguem em andamento.

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura Municipal de Assis Brasil – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

Estado do Acre

Prefeitura Municipal de Assis Brasil

Comissão Permanente de Licitação

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 013/2025

OBJETO: “Contratação destinada a fornecer material de consumo, higiene, limpeza, descartável e utensílios domésticos. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Administração, no âmbito da Prefeitura Municipal de Assis Brasil”

Origem: Secretaria Municipal de Saúde.

Data da Abertura: 15.01.2026 as 09:00h

Retirada do Edital: 23/12/2025 à 14/01/2026

Local De Retirada: site do TCE: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e e-mail: [email protected] e no site da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac www.assisbrasil.ac.gov.br

Horário: de Segunda – Feira à Quinta – Feira das 07:00 às 12:00 horas e de Sexta – Feira das 07:00 às 13:00 horas. 

Assis Brasil -AC, 22 de dezembro de 2025.

Willian Azevedo Bandeira

Pregoeiro PMAB

DECRETO Nº022/2025

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem é encontrado morto com sinais de espancamento em Assis Brasil; polícia investiga execução por “disciplina” de facção

Publicado

em

Corpo de Erivaldo Pereira, o “Badinha”, foi localizado no bairro Cascata; moradores relatam que vítima teria sido punida por suposta série de furtos na cidade

Informações apuradas no local, a Polícia Militar foi chamada até a Rua Otília Marinho de Amorim, onde constatou que a vítima já não apresentava sinais vitais. O cenário indicava sinais evidentes de violência extrema. Foto: cedida  

Um homem identificado como Erivaldo Pereira, conhecido como “Badinha”, foi encontrado morto na noite deste domingo (21) no município de Assis Brasil, interior do Acre. O corpo apresentava sinais de violência extrema e foi localizado no bairro Cascata, na Rua Otília Marinho de Amorim, após moradores acionarem a Polícia Militar.

De acordo com relatos preliminares de testemunhas, a vítima teria sido submetida a uma ação conhecida como “disciplina” — termo usado por facções criminosas para punições brutais. A suposta motivação seria uma sequência de furtos atribuídos a Erivaldo na cidade, mas a polícia reforça que todas as linhas de investigação estão em aberto.

A análise inicial do local indicou que a morte pode ter sido resultado de fortes pancadas no tórax e abdômen, compatíveis com espancamento. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal (IML), que irá determinar a causa oficial do óbito.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil, que busca apurar as circunstâncias da morte e confirmar ou descartar a possível ligação com ações de grupos criminosos na região de fronteira.

Comentários

Continue lendo