Flash
Sebrae firma parceria com Governo e Aleac para apoiar desenvolvimento dos municípios do Acre

Instituições assinaram convênio de adesão ao programa Cidade Empreendedora
Os 22 municípios do Acre receberão ações que visam fortalecer a gestão pública municipal e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável, por meio do programa Cidade Empreendedora. A iniciativa é uma parceria estratégica firmada, nesta quinta-feira (11), entre Sebrae, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan), e Assembleia Legislativa (Aleac).
As ações serão realizadas de forma integrada, para promover a transformação territorial, buscando tornar os municípios ambientes mais favoráveis ao empreendedorismo, à geração de renda e à melhoria da qualidade de vida.
“Essa é uma ação que ficará na história de todos os acreanos. Com a união, nós vamos mostrar a nossa força e capacitar todos aqueles que amam esse nosso estado, juntos somos mais fortes”, declarou o governador do Estado do Acre, Gladson Cameli.
O convênio prevê um investimento de R$ 5,5 milhões, onde o Sebrae custeará R$ 3,7 milhões, e o restante será subsidiado pelo Governo e Aleac. A partir deste investimento espera-se tornar as gestões municipais mais eficientes e transparentes, para maior captação de recursos federais.
“Com essa parceria, vamos levar conhecimento técnico, inovação e soluções concretas para fortalecer os municípios, fomentar o empreendedorismo e melhorar a vida das pessoas. O Sebrae acredita no poder da transformação local e está comprometido em construir um estado mais eficiente, inclusivo e com mais oportunidades para todos”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae, Marcos Lameira.
Ao todo, serão executadas 18 mil horas de atividades, incluindo consultorias técnicas, capacitações e workshops voltados à administração municipal, criação de metodologias para elaboração de planos diretores, fomento à inclusão produtiva e incentivo ao empreendedorismo local.
O presidente da ALEAC, Nicolau Junior, destacou a satisfação em unir esforços em prol da população acreana. “Acreditamos muito nesse trabalho conjunto, que tem tudo para transformar a realidade dos municípios. Esse projeto vai melhorar a burocracia, dar mais suporte às prefeituras e gerar oportunidades, principalmente para quem mais precisa. No final, teremos um Acre mais preparado, com mais emprego, mais desenvolvimento e com o fortalecimento das pequenas empresas”, declarou.
A implementação do programa Cidade Empreendedora acontecerá ainda em setembro, e reforça o compromisso das instituições envolvidas com a construção de municípios mais inovadores, participativos e alinhados às necessidades dos cidadãos acreanos. Para conhecer o programa, acesse: https://sebrae.com.br/
Comentários
Flash
Prefeitura de Assis Brasil fortalece parceria para levar moradia digna às famílias do campo
A Prefeitura de Assis Brasil, por meio das secretarias municipais de Planejamento e de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo (SEHURB), realizou uma reunião estratégica voltada ao atendimento das famílias do Projeto de Assentamento (P.A.) Santa Quitéria. O encontro teve como principal objetivo ampliar o acesso ao programa Minha Casa, Minha Vida Rural, iniciativa desenvolvida em cooperação com o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal para garantir moradia digna às famílias que vivem e produzem no campo.
Durante a atividade, as equipes técnicas das secretarias municipais e da SEHURB orientaram os moradores sobre a organização da documentação necessária e os critérios para participação no programa. A ação também serviu para esclarecer dúvidas e fortalecer o diálogo com a comunidade, facilitando o acesso das famílias rurais às políticas públicas habitacionais.
A parceria entre as secretarias municipais de Planejamento e Agricultura foi fundamental para identificar as principais demandas da região e organizar o processo de atendimento aos produtores rurais do assentamento.
O secretário da SEHURB, Egleuson Santiago, destacou que o trabalho conjunto com a Prefeitura de Assis Brasil é essencial para que os benefícios habitacionais cheguem com mais rapidez a quem mais precisa. Segundo ele, a cooperação entre Estado e município fortalece as ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população rural.
A gestão municipal reafirma seu compromisso em ampliar o acesso à moradia e à infraestrutura, levando dignidade e melhores condições de vida para as famílias do campo e fortalecendo o desenvolvimento rural no município.
Comentários
Flash
Município articula apoio federal para realização do 2º Campeonato Internacional de Pesca Embarcada
Secretários municipais se reuniram com representantes da Superintendência da Pesca para discutir parcerias, logística e fortalecimento do evento esportivo
Representantes da gestão municipal estiveram reunidos nesta sexta-feira (13) na Superintendência Federal da Pesca para tratar da organização do 2º Campeonato Internacional de Pesca Embarcada.
Participaram do encontro os secretários municipais de Agricultura, Cultura e Comunicação, além do gerente de Esportes. Durante a reunião, foram discutidos pontos importantes para a realização do evento, como apoio institucional, logística e possíveis parcerias para fortalecer a competição.
A proposta do campeonato é incentivar a prática da pesca esportiva, promover o turismo e valorizar os recursos naturais da região. A expectativa também é ampliar a integração entre participantes, visitantes e a comunidade local.
Segundo os organizadores, o evento deve reunir pescadores e entusiastas da pesca esportiva de diversas localidades, inclusive de outros países, consolidando o campeonato como um importante atrativo turístico e esportivo para o município.
A expectativa é que a competição contribua para movimentar a economia local, fortalecendo o turismo e destacando o potencial natural da região.
Comentários
Flash
Servidores estaduais já podem emitir a Cédula C em seu acesso do contracheque
Os servidores públicos estaduais do Acre já podem acessar e emitir a Cédula C (comprovante anual de rendimentos) por meio do Portal do Contracheque. O documento reúne as informações necessárias para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2026, referente ao ano-base 2025.
A Cédula C apresenta dados como rendimentos tributáveis, contribuição previdenciária, imposto de renda retido na fonte e valores referentes ao 13º salário. Essas informações são utilizadas pelos contribuintes na declaração anual à Receita Federal.

Para emitir o documento, o servidor deve acessar o Portal do Contracheque utilizando CPF e senha. Na página inicial do sistema, basta localizar a opção referente à Receita Federal e selecionar a alternativa para visualizar ou imprimir a Cédula C.
De acordo com o secretário adjunto de Pessoal, Guilherme Duarte, a disponibilização do documento no portal facilita o acesso dos servidores às informações necessárias para a declaração.
“O servidor pode acessar o Portal do Contracheque e emitir a Cédula C de forma rápida. O sistema reúne os dados de rendimentos do ano-base e permite que o documento seja consultado ou impresso sempre que necessário”, explica.
A orientação é que os servidores verifiquem atentamente os dados informados no documento e mantenham o comprovante salvo para utilização durante o processo de declaração.
Em caso de dúvidas ou dificuldades de acesso ao portal, o servidor pode procurar o setor de Recursos Humanos do órgão onde está lotado para obter orientação.
The post Servidores estaduais já podem emitir a Cédula C em seu acesso do contracheque appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE









Você precisa fazer login para comentar.