Acre
Sebastião Viana dá bolo em comerciantes de Brasiléia e Epitaciolândia
Alexandre Lima
O governador do Acre, Sebastião Viana (PT), durante este final de semana, teria uma agenda com empresários criadores de porcos, numa comunidade localizada na zona rural de Epitaciolândia. Depois, iria se encontrar com comerciantes dos dois municípios onde iria debater assuntos sobre isenção de impostos, ruas e continuação das obras do rio Acre.
Durante a semana, representantes de secretarias do Governo, estiveram visitando os prefeitos dos dois municípios para convida-los a participar do evento junto ao governador, que por sua vez, agendaram e organizaram caravanas para fazer parte.
Horas antes do início, o prefeito de Brasiléia recebe um telefonema onde dizia que o evento não iria mais contar com a presença do Governador. Everaldo Gomes se encarregou de avisar os secretários e funcionários que iriam prestigiar o encontro.
Os representantes dos comerciantes na fronteira, até o último momento não acreditou que o Governador iria faltar ao encontro que tanto planejaram. Em suma, nem o Tião, nem os representantes dos bancos apareceram e deixaram cerca de 100 comerciantes ‘chupando dedo’, literalmente.
Mais tarde, ficou sabendo que o governador tanto veio ao evento na zona rural de Epitaciolândia e depois, foi visitar os imigrantes que estão lotando o único refúgio da américa latina em Brasiléia. Deixando a entender que, quem paga os impostos do Acre, pouco importa.
A indelicadeza feita pelo governador aos comerciantes de Brasileia que vem sofrendo desde 2012, quando perderam quase tudo com o maior alagamento da história do Município repercute de forma negativa e os levam a acreditar que, o que foi dito por alguns de seus secretários, “o Alto Acre é inimigo do governo”, é verdade.
Os assessores que fizeram o convite estão tentando de alguma forma, pedir desculpas pelo inconveniente e o mal estar causado aos prefeitos da fronteira.
Comentários
Acre
Véspera de Natal no Acre será marcada por tempo instável e chuvas intensas
Previsão indica céu encoberto, pancadas fortes e temperaturas mais amenas em várias regiões

Foto: Sérgio Vale
A véspera de Natal no Acre, nesta quarta-feira (24), será de tempo instável, com muitas nuvens e chuvas a qualquer hora do dia, que podem ser intensas em diversas regiões do estado. A previsão é do portal O Tempo Aqui, que alerta para atenção redobrada de quem pretende se deslocar ou realizar confraternizações ao ar livre.
Segundo o levantamento meteorológico, o cenário de instabilidade atmosférica também atinge áreas do sul e sudoeste do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, além de regiões da Bolívia e do Peru, com possibilidade de volumes elevados de chuva ao longo do dia.
Nas microrregiões do leste e sul do Acre, que incluem Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o tempo permanece fechado, com chuvas frequentes e chance de precipitações fortes. As temperaturas ficam mais amenas e a umidade relativa do ar varia entre 65% e 75% à tarde, podendo chegar a 100% nas primeiras horas do dia. Os ventos sopram fracos, predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste.
No centro e oeste do estado, abrangendo Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o clima será quente e abafado, com sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas, que também podem ser intensas em alguns pontos. A probabilidade de chuvas fortes é considerada média. A umidade do ar oscila entre 55% e 65% no período da tarde, alcançando até 95% ao amanhecer.
As temperaturas mínimas em todo o Acre devem variar entre 20°C e 23°C, enquanto as máximas ficam entre 25°C e 32°C, dependendo da região. Em Rio Branco e municípios vizinhos, os termômetros não devem ultrapassar os 27°C. Já no Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as máximas podem chegar a 32°C.
Comentários
Acre
Rio Acre recua mais de um metro em 24 horas, apesar do aumento das chuvas em Rio Branco
Nível do manancial caiu 1,34 metro entre terça e quarta-feira, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
O nível do Rio Acre, em Rio Branco, apresentou nova redução entre a terça-feira (23) e a quarta-feira (24) de dezembro, conforme boletins divulgados pela Defesa Civil Municipal. Em apenas 24 horas, o manancial recuou 1,34 metro, mesmo com o aumento do volume de chuvas registrado na capital acreana.
Na manhã da terça-feira (23), às 5h12, o rio foi medido em 9,01 metros, com registro de 8,60 milímetros de chuva nas 24 horas anteriores. Já na quarta-feira (24), às 5h16, o nível caiu para 7,67 metros, apesar de uma precipitação maior, que totalizou 14,80 milímetros no mesmo período.
Em ambos os dias, o Rio Acre permaneceu bem abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e distante da cota de transbordo, que é de 14 metros, afastando, por ora, o risco de alagamentos na capital.
Comentários
Acre
Ministério Público do Acre emite nota sobre morte de ativista Moisés Alencastro
Recebemos com extrema cautela a informação veiculada pela mídia acerca da hipótese de que o homicídio de Moisés Alencastro tenha decorrido de latrocínio, especialmente diante do cenário do crime tal como descrito nas próprias reportagens.
Destacamos, ainda, a plena confiança no rápido e eficiente trabalho desempenhado pela Polícia Civil na elucidação do caso, inclusive, com a devida qualificação a ser dada ao crime. Desde o primeiro momento, a instituição tem empenhado esforços grandiosos para o enfrentamento deste delito, de modo a dar à sociedade a pronta resposta que se espera.



Você precisa fazer login para comentar.