Cotidiano
SEASDH e Casa Terapêutica Shalon firmam parceria para ajudar na recuperação de dependentes químicos
Vice-governadora Mailza Assis inaugura Sala de Multimídia na instituição, visando capacitação e reintegração social dos acolhidos

Entre as ações que serão desenvolvidas em parcerias, o Estado vai promover inclusão, por meio do Programa Guarda Roupa Social, e o direito de acesso à documentação. Foto: Secom
O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), formalizou uma parceria com a Casa Terapêutica Shalon, em Rio Branco, para fortalecer o apoio à recuperação de dependentes químicos no estado.
No início do mês, a vice-governadora e titular da SEASDH, Mailza Assis, visitou a instituição e inaugurou uma Sala de Multimídia, destinada à capacitação dos acolhidos. O espaço tem como objetivo promover a reintegração social e a autonomia das pessoas em tratamento.
Durante a visita, Mailza Assis foi recepcionada pela equipe de coordenação da Casa Shalon e pelo presidente da Associação Cristã de Apoio e Acolhimento a Pessoas em Estado de Vulnerabilidade (Acapev), Pastor Francelino da Cruz.

SEASDH vai buscar apoio de secretarias do Estado voltadas à qualificação e inserção no mercado de trabalho. Foto: Secom
A vice-governadora conheceu as dependências da casa e discutiu novas possibilidades de parcerias, destacando a importância de um atendimento humanizado e especializado para pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente aquelas que enfrentam a dependência química.
A iniciativa reforça o compromisso do governo com políticas públicas voltadas à recuperação e inclusão social.Uma das principais ações que serão implementadas em parceria com a Casa Shalon é a promoção da inclusão social.
O Estado irá expandir o Programa Guarda Roupa Social, que visa fornecer roupas e outros itens básicos para os internos da instituição, além de garantir o direito ao acesso à documentação. O presidente da casa acolhedora, Elton Fonseca, destacou que a falta de documentos foi uma das principais dificuldades enfrentadas pelos acolhidos, o que muitas vezes dificulta o processo de reintegração social.

Sala de Multimídia conta com 8 computadores com internet para iniciar curso básico de informática e capacitação com cursos online aos acolhidos. Foto: José Caminha/Secom
Participaram do encontro o representante da Secretaria Municipal de Saúde, Juraci Nogueira; o assistente social Hellienay Alves; o pastor da Assembleia de Deus, Jucemir Bernardino; o deputado federal cel. Ulisses Araújo, e o monitor Valdemir Marcondes.
Comentários
Cotidiano
Com apoio do estado cooperativas extrativistas realizam Festival Internacional da Castanha
O festival é uma vitrine para o setor empresarial da região. De acordo o presidente da Cooperativa de Pecuária, Agricultura e Extrativismo de Assis Brasil (Coopeab)

Evento acontece na Praça da Juventude, no centro de Epitaciolândia e atrai público específico do setor produtivo. Foto: Jairo Carioca
Com o apoio do Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) a Cooperativa dos Extrativistas do Acre (Cooperacre) e a Cooperativa Agroextrativista do Alto Acre (Copaeb) lançaram na noite desta sexta-feira, 21, em Epitaciolândia, o Festival Internacional de Castanha.
O evento que acontece até este domingo, dia 23, contou com o apoio e a participação das prefeituras de Epitaciolândia, Brasiléia, Assis Brasil, Xapuri e Capixaba, bem como de várias outras instituições parceiras. O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanipal Mesquita destacou em seu discurso durante a abertura, a ligação do extrativismo florestal à economia estadual.
“O modelo tradicional de exploração da floresta, associado aos seringueiros e povos indígenas, tem sido gradualmente adaptado para práticas mais sustentáveis, impulsionadas por políticas públicas e incentivos à bioeconomia”, analisou Mesquita.
O secretário adjunto da Seagri, Edivan Maciel, ver o evento como uma oportunidade de unir a comunidade e incentivar a valorização dos produtos das florestas. “O estado por determinação do governador Gladson Camelí trabalha para fortalecer a agricultura familiar e o fortalecimento das cooperativas”, destacou Azevedo.

Titular da Seict visitou expositores e conheceu de perto produtos que agregam valor de mercado do setor da bioeconomia acreana. Foto: Jairo Carioca
O festival é uma vitrine para o setor empresarial da região. De acordo o presidente da Cooperativa de Pecuária, Agricultura e Extrativismo de Assis Brasil (Coopeab), José de Araújo, estão previstos investimentos acima de R$ 5,2 milhões em compras somente pela cooperativa este ano. Ele agradeceu a presença de todos e o esforço da comissão organizadora do evento.
“Hoje é um dia especial para a cultura da castanha em nossa região. Eu estou profundamente agradecido pela grandeza do evento e quero agradecer a todos que contribuíram, a todas autoridades presentes neste palco”, disse Araújo.
Para o Superintende da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), Manoel Monteiro, “o festival apresenta o melhor da gastronomia, artesanato, música e arte, e um amplo portfólio de produtos e serviços compatíveis com a floresta em pé”, afirmou. A iniciativa não só visa promover a cultura local, mas também reforçar a importância da conservação da floresta e da sustentabilidade.
Os deputados Pedro Longo, Edavlado Magalhães representaram a Assembleia Legislativa. O deputado federal Zé Adriano representou a Câmara dos Deputados. Perpétua Almeida se fez presente representando a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.

Representantes de secretarias de estado participam dos paineis de debates que acontecem até domingo, 23. Foto: Jairo Carioca
Comentários
Cotidiano
Nível do Rio Acre diminui mais de 27 cm em menos de 24 horas mesmo após pancadas de chuva
Nível do rio cai 27 centímetros em 24 horas, apesar de acumulado de 45,80 mm de chuva; Defesa Civil aponta estabilização

A Defesa Civil segue em alerta, acompanhando as condições meteorológicas e hidrológicas para evitar surpresas e garantir uma resposta rápida em caso de necessidade. Foto: cedida
Mesmo com as pancadas de chuva registradas nas últimas 24 horas, o Rio Acre continua apresentando vazantes na região. De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil na manhã deste sábado (22), o nível do rio estava em 9,30 metros às 5h43, mantendo a tendência de queda. Na sexta-feira (21), o nível registrado foi de 9,57 metros às 5h15, o que representa uma redução de 27 centímetros em um dia, mesmo com um volume de chuva acumulado de 45,80 mm no período.
O Rio Acre permanece distante da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, que é de 14 metros. O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Batista, explicou que, apesar da elevação registrada anteriormente, o cenário atual é de estabilização e tendência de vazante.
“Apesar das chuvas, o rio está mantendo uma trajetória de queda, o que indica uma estabilização do nível das águas. Estamos monitorando constantemente para garantir a segurança da população”, afirmou o coronel.
A situação atual do Rio Acre traz alívio para as comunidades ribeirinhas e áreas urbanas que sofrem com as cheias durante o período de chuvas intensas na região. A Defesa Civil segue em alerta, acompanhando as condições meteorológicas e hidrológicas para evitar surpresas e garantir uma resposta rápida em caso de necessidade.
A tendência de vazante, mesmo após as chuvas, reforça a importância do monitoramento constante e das ações preventivas para minimizar os impactos das variações do nível do rio na região.
“Hoje, os rios do nosso estado estão todos bem abaixo da cota de alerta. O que nos preocupava era o Rio Acre em Rio Branco, que se aproximou dos 12 metros, mas já começou a dar sinais de vazante. O que estava segurando a cheia aqui na capital era o Riozinho do Rola, que recebeu muita chuva nos últimos dias. No entanto, ele também já apresenta sinais de redução do volume de água. A tendência para os próximos dias é de vazante, mas estamos atentos, pois a maioria das inundações ocorre entre o final de fevereiro e a primeira quinzena de abril”, destacou o coronel.
A Defesa Civil segue monitorando os níveis dos rios e reforça a importância de que a população esteja atenta aos boletins e comunicados oficiais, principalmente com a proximidade do período mais crítico para inundações na região.
Comentários
Cotidiano
Galvez e Independência em um duelo direto dentro do G4

Foto Sueli Rodrigues: Em grande fase, o atacante Anderson tem presença certa no Independência
Galvez e Independência disputam neste sábado, 22, a partir das 17 horas, no Florestão, um confronto direto dentro do G4 do Campeonato Estadual. Os dois times somam 7 pontos, mas o Galvez leva vantagem no saldo de gols.
Galvez terá mudança
Alifi, com uma lesão no joelho direito, não joga e o técnico Maurício Carneiro fez a opção por Caio no ataque. O restante da equipe será a mesma do início da partida contra o Rio Branco.
“Sabemos da importância da partida. Conheço os atletas do Independência e precisamos jogar bem concentrados para podermos conquistar o objetivo”, declarou o comandante do Imperador.
Chega desgastado
Depois da “batalha” contra o Manaus pela Copa do Brasil, o Independência chega para enfrentar o Galvez bastante desgastado. O técnico Álvaro Miguéis vai manter a base da última partida e uma vitória dependendo da combinação dos resultados pode colocar o Tricolor na vice-liderança.
Trio de arbitragem
Antônio Marivaldo apita Galvez e Independência. Antônio Costa e Douglas Regô serão os auxiliares.
Você precisa fazer login para comentar.