Conecte-se conosco

Acre

Saúde do Acre e Fapac promovem oficina da 8ª edição do Programa Pesquisa para o SUS

Publicado

em

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), realizou na terça-feira, 21, a oficina da 8ª edição do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS). O evento, que ocorreu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em Rio Branco, teve como tema “Ciência e a Inovação Sustentável de que precisamos”.

Edição do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) tem como tema: “Ciência e a Inovação Sustentável de que precisamos”.  Foto: Odair Leal/Sesacre

O PPSUS é uma iniciativa de descentralização do fomento à pesquisa em saúde, promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico nas unidades federativas (UFs) do Brasil. Seu objetivo é atender às peculiaridades e especificidades de cada região e contribuir para a redução das desigualdades regionais. Coordenado nacionalmente pelo Ministério da Saúde, o programa conta com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), além das secretarias estaduais de Saúde (SES) e de Ciência e Tecnologia (Sect).

O PPSUS é uma iniciativa de descentralização do fomento à pesquisa em saúde. Foto: Odair Leal/Sesacre

Durante o evento, Marcos Malveira, assessor técnico do Departamento de Vigilância em Saúde da Sesacre, destacou a importância do programa para a pesquisa científica no setor público de saúde. “Esse é o programa de pesquisa para o SUS, que destina recursos públicos para que sejam realizadas pesquisas na área científica para os serviços públicos de saúde. Então, esse é o momento em que discutimos com universidades e outras instituições de ensino e pesquisa quais são as prioridades do serviço público de saúde que devem ser estudadas”.

Marcos Malveira, assessor técnico da Sesacre, destacou a importância do programa para a pesquisa científica no setor público de saúde. Foto: Odair Leal/Sesacre

O diretor-presidente da Fapac, Moisés Diniz, enfatizou a colaboração financeira entre o Estado e o Ministério da Saúde para a realização do programa: “O PPSUS é um programa do Ministério da Saúde e cabe aos estados aderirem colocando um real para cada quatro do ministério. Por exemplo, o governo colocou 250 mil reais e o Ministério da Saúde está colocando um milhão de reais. Esse recurso é destinado a ouvir gestores, diretores de hospitais, médicos e secretários de Saúde para levantar as necessidades do sistema de saúde do Acre. Hoje, estamos ouvindo especialistas e pesquisadores para definir as linhas básicas de pesquisa que serão enviadas a Brasília”.

O diretor-presidente da Fapac, Moisés Diniz, enfatizou a colaboração financeira entre o Estado e o Ministério da Saúde para a realização do programa. Foto: Odair Leal/Sesacre

Patrícia Satraba, chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa da Diretoria de Planejamento e Gestão do SUS da Sesacre, ressaltou a relevância do evento para a saúde pública do Acre: “Esse é um evento importante para o nosso estado e para a saúde pública do Acre. Estamos na oitava edição do programa, que traz a priorização das necessidades de saúde do nosso estado, levando em consideração nossas dificuldades e particularidades regionais. Essas pesquisas são extremamente relevantes, pois impactarão diretamente na saúde da nossa população”.

“Estamos na oitava edição do programa, que traz a priorização das necessidades de saúde do nosso estado”, ressaltou Patrícia Satraba. Foto: Odair Leal/Sesacre

O encontro contou com a presença de representantes de universidades, institutos federais e outras instituições de ensino e pesquisa, reforçando a colaboração entre o governo e o meio acadêmico na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para a saúde pública do Acre.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Operação Casa Maior cumpre mandados de prisão dentro de unidades prisionais de Rio Branco

Publicado

em

Em mais uma fase da Operação Casa Maior, uma parceria entre a Polícia Civil do Acre (PCAC) e o Ministério Público do Estado (MPAC), foram cumpridos 23 mandados de prisão de pessoas que se encontram dentro de estabelecimentos penais em Rio Branco, nesta quinta-feira, 15.

Operação Casa Maior cumpre mandados de prisão dentro do Complexo Penitenciário de Rio Branco. Foto: Isabelle Nascimento/Iapen

No Acre, a operação foi coordenada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) da PCAC e executada pela Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), em conjunto com a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), e contou com o apoio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPAC e, nesta fase, do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio da Polícia Penal (PPAC), do Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron), do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Batalhão de Choque da Polícia Militar.

Maycon Mendonça, presidente em exercício do Iapen, reitera que a instituição está prestando o apoio necessário para que a operação possa acontecer dentro do sistema prisional: “Estamos com todo o aparato de segurança que o Estado do Acre pode proporcionar para que o cumprimento desses mandados seja realizado dentro da normalidade, garantindo o sucesso da operação”.

Saulo José Macedo, delegado de Polícia Civil, que coordena a operação, explica que o foco são pessoas que “já são lideranças identificadas de organizações criminosas há alguns anos e estão sendo cumpridas as determinações judiciais relacionadas à prisão preventiva”. “Fatos estão sendo apurados, a investigação está se encerrando e logo mais ela será apresentada para o Judiciário”, enfatiza Macedo.

O coordenador do Gaeco, promotor de justiça Bernardo Albano, ressalta que os mandados de prisão para os privados de liberdade podem implicar em aumento de pena “decorrente de novas evidências de posição de liderança e de integral organização criminosa, também foram deferidos esses mandados, que podem aumentar a pena dessas pessoas, estando elas hoje em prisão definitiva, ou seja, já em cumprimento de pena ou em prisão provisória”.









The post Operação Casa Maior cumpre mandados de prisão dentro de unidades prisionais de Rio Branco appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito Sérgio Lopes prestigia inauguração da nova unidade da Defensoria Pública em Epitaciolândia 

Publicado

em

O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, participou nesta quarta-feira (14) da inauguração da nova unidade da Defensoria Pública do Estado do Acre no município. A iniciativa representa um avanço significativo no fortalecimento do acesso à Justiça e na ampliação do atendimento à população em situação de vulnerabilidade na região do Alto Acre.

A nova sede passa a atender os municípios de Epitaciolândia e Brasiléia, beneficiando diretamente mais de 44 mil habitantes, garantindo mais cidadania, dignidade e direitos às pessoas que mais necessitam de assistência jurídica gratuita.

Durante a solenidade, autoridades destacaram a importância da parceria institucional para a concretização do projeto. Foram registrados agradecimentos à defensora pública-geral do Acre, Juliana Marques Cordeiro, e a toda a equipe da Defensoria pelo trabalho realizado. Também foi reconhecido o apoio do Governo do Estado, do prefeito Sérgio Lopes, dos vereadores do município e da vice-governadora Mailza Assis, apontada como incentivadora da Defensoria Pública desde o período em que assumiu uma cadeira no Senado Federal.

A Defensoria Pública do Estado do Acre tem como missão garantir, de forma gratuita, o acesso à Justiça para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O novo prédio foi construído em terreno doado pela Prefeitura de Epitaciolândia e está localizado no bairro Aeroporto, oferecendo uma estrutura própria, moderna e totalmente acessível à população.

Com investimento superior a R$ 1,2 milhão, proveniente do orçamento da própria instituição, a unidade conta com recepção, salas de atendimento, gabinetes, setores administrativos e espaços adaptados para assegurar conforto, dignidade e eficiência no atendimento ao público.

A nova sede já entrou em funcionamento na manhã da inauguração e realizou os primeiros atendimentos, consolidando mais um passo na ampliação dos serviços públicos essenciais na região do Alto Acre.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo monitora elevação do Rio Juruá após atingir cota de alerta

Publicado

em

Com a previsão de chuvas acima da média para o período, o governo do Acre intensificou, nesta quinta-feira, 15, o monitoramento dos níveis do Rio Juruá e de seus principais afluentes. A ação é coordenada pelo Corpo de Bombeiros, com parceria da Defesa Civil, como medida preventiva para reduzir riscos à população ribeirinha.

De acordo com os dados mais recentes, o nível do Rio Juruá ultrapassou a cota de alerta pela segunda vez este ano. A medição atual é de 11,96m, o que acende um sinal de atenção para possíveis impactos, especialmente em áreas historicamente vulneráveis a alagações. As equipes técnicas acompanham a evolução do volume de água de forma contínua, realizando medições diárias e vistorias nas comunidades mais próximas das margens.

Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá atingiu 11,96m. Foto: Édson Fernandes/Secom

Segundo o major Josadac Cavalcante, do Corpo de Bombeiros, o monitoramento antecipado é fundamental para garantir uma resposta rápida, caso o cenário se agrave. “Estamos acompanhando de perto a elevação do rio e mantendo nossas equipes em prontidão. O objetivo é agir de forma preventiva, orientando a população e adotando medidas necessárias para minimizar danos”, destacou o oficial.

A Defesa Civil Estadual disse que, até o momento, não há registro de ocorrências graves, mas alerta para que moradores de áreas de risco fiquem atentos às orientações dos órgãos oficiais.

The post Governo monitora elevação do Rio Juruá após atingir cota de alerta appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo