Cotidiano
Santos sofre, mas larga na Série B com vitória sobre o Paysandu em Vila vazia
O Santos sofreu, mas estreou na Série B do Campeonato Brasileiro com o pé direito. Neste sábado, o Peixe venceu o Paysandu por 2 a 0, na Vila Belmiro, pela primeira rodada do torneio. Pedrinho e Guilherme fizeram os gols da partida.
O jogo foi disputado sem a presença de público, já que os paulistas estão punidos pelo STJD devido às confusões que marcaram a derrota de 2 a 1 para o Fortaleza, pela última rodada da Série A de 2023. São três partidas com os portões fechados e mais três com público parcial.
Com o triunfo, o Alvinegro Praiano está na segunda colocação, com três pontos. O Paysandu aparece na lanterna, com zero.
O Santos volta a campo na próxima sexta-feira, quando visita o Avaí, pela segunda rodada da Série B do Brasileirão. A bola rola no gramado da Ressacada a partir das 20 horas (de Brasília). O Paysandu, por sua vez, joga na segunda-feira, dia 29, contra o Botafogo-SP, em Belém-PA.
O jogo
Os primeiros 45 minutos do Santos na Segunda Divisão foram decepcionantes. Atuando em casa, o Peixe teve muitas dificuldades para construir jogadas. A equipe do técnico Fábio Carille não finalizou nenhuma vez na meta adversária.
A única chegada ao ataque foi aos quatro minutos. Aderlan desceu pela direita e cruzou para Enzo Monteiro, que cabeceou para fora.
Do outro lado, o Paysandu foi tomando gosto pela partida e rondou a área santista. A equipe apostou nos chutes de longe, porém pecou na pontaria. A melhor oportunidade saiu já aos 41. Após cruzamento para a área, Gil cortou e Leandro Vilela ficou sozinho para finalizar. O meia bateu fraco e facilitou a vida de João Paulo.
2º tempo
Na volta do intervalo, o jogo seguiu no mesmo ritmo. Incomodado com a falta de criatividade do seu time, o técnico Fábio Carille fez quatro substituições logo de cara. O comandante mexeu nas duas laterais, com as entradas de JP Chermont e Rodrigo Ferreira, e mudou o ataque, chamando Furch e Pedrinho.
Os mandantes passaram a ter mais posse de bola, mas seguiram errando muitos passes e cruzamentos. Enquanto isso, o Paysandu assustou aos 13. Val Soares arriscou de longe e tirou tinta da trave.
Já aos 23, a rede enfim balançou. Pedrinho foi acionado na ponta direita, invadiu a área em bela jogada individual e bateu no cantinho para marcar um belo gol e colocar o Santos na frente.
Instantes depois, quase saiu mais um. Pedrinho recebeu na área e tentou o cruzamento. Após corte da defesa, a bola sobrou limpa para Furch, que soltou uma pancada para grande defesa de Matheus Nogueira.
A partir de então, o Paysandu tentou se lançar ao ataque em busca do empate, mas não conseguiu levar perigo à meta de João Paulo. Enquanto isso, o Alvinegro Praiano apostou nos contra-ataques. E foi assim que saiu o segundo.
Já aos 45 minutos, Pedrinho chutou cruzado, o goleiro espalmou para o meio e Guilherme só completou para o fundo da rede. Assim, o Santos largou com vitória na Série B.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 X 0 PAYSANDU-PA
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 20 de abril de 2024, sábado
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Lucas Guimaraes Rechatiko Horn
Assistentes: Michael Stanislau e Jorge Eduardo Bernardi
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior
Cartões amarelos: Joaquim e Rincón (Santos); Bryan Borges, Quintana, Michel Macedo (Paysandu)
GOLS: Pedrinho, aos 23 do 2ºT, e Guilherme, aos 45 do 2ºT (Santos)
SANTOS: João Paulo; Aderlan (JP Chermont), Gil, Joaquim e Hayner (Rodrigo Ferreira); João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano (Rincón); Otero (Pedrinho), Enzo Monteiro (Furch) e Guilherme
Técnico: Fábio Carille
PAYSANDU: Matheus Nogueira; Edilson (Ruan Ribeiro), Wanderson, Quintana e Bryan Borges; João Vieira, Leandro Viela (Gabriel Bispo) e Robinho (Val Soares); Edinho (Michel Macedo) , Jean Dias (Gabriel Santos) e Nicolas.
Técnico: Hélio dos Anjos
Comentários
Cotidiano
Acre registra aumento de 20% em ocorrências de drogas no primeiro semestre
Dados do MPAC mostram 1.125 casos de tráfico e posse de entorpecentes; Rio Branco concentra mais de 60% dos registros

Rio Branco reúne a maior parte das ocorrências, com mais de 60%, seguida por Cruzeiro do Sul (100), Tarauacá (89) e Sena Madureira (84). Foto: cedida
O Acre contabilizou 1.125 ocorrências relacionadas a drogas ilícitas no primeiro semestre de 2025, segundo dados do Ministério Público do Estado (MPAC) divulgados nesta segunda-feira (21). Os números, compilados pelo Observatório de Análises Criminais, representam aumento de 2% em relação ao mesmo período de 2024 (1.102 casos) e crescimento de 20% comparado ao segundo semestre do ano passado (932 registros).
A capital Rio Branco responde por mais de 60% dos casos, liderando as estatísticas, seguida por Cruzeiro do Sul (100 ocorrências), Tarauacá (89) e Sena Madureira (84).
As informações não especificam quais tipos de drogas foram apreendidas nas operações policiais registradas pelo serviço 190. O MPAC monitora os dados como parte de suas ações de combate ao narcotráfico no estado.
Conheça os números emergenciais das forças de segurança
O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) funciona 24 horas por dia dentro da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp). Atualmente a estrutura integra um aparato de câmeras e redes telefônicas que respondem pelos números 181, 190 e 193.

Conheça os números emergenciais das forças de segurança. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Os números emergências são um importante recurso de comunicação rápida que visa uma intervenção instantânea de socorro à população. Assim, a pessoa que deseja fazer uma denúncia sem ser identificada deve ligar no número 181. Para realizar uma ocorrência criminal de roubo ou furto ligue 190 e fale com a Polícia militar do Acre. Para situações de salvamento e combate de incêndios, ligue 193 e fale com o Corpo de Bombeiro Militar do Acre (CBMAC).
O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, destaca a importância do uso responsável das linhas telefônicas para garantir a segurança e o bem-estar de todos. “As linhas emergenciais são recursos fundamentais para garantir uma resposta mais rápida das forças policiais em situações de emergência. Por isso, é importante lembrar que esses números devem ser usados apenas em casos reais e urgentes, para que não ocorra congestionamento e as pessoas que realmente precisam de ajuda possam ser atendidas prontamente”.

Secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
O coordenador do CICC, o tenente Francisco Fonseca, explica que em 2023 foram recebidas mais de 500 mil ligações, sendo 4,9 mil catalogadas como trotes.
“Essas chamadas falsas acabam prejudicando o trabalho da Segurança Pública e, principalmente, a população que pode deixar de ser atendida, pois a equipe pode estar em um atendimento falso. Existe o sistema de bloqueio dessas ligações manualmente, quando é identificado um trote e o número é recorrente eles são bloqueados. O desbloqueio também é feito manualmente”, disse.
O artigo 340 do Código Penal prevê pena de um a três anos de detenção e multa.
Situações que podem enquadrar trote como ato criminoso:
– Art. 266 – Interromper ou perturbar serviço telegráfico, radiotelegráfico ou telefônico, impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento. Pena: detenção de um a três anos e multa.
– Art. 265 – Atentar contra a segurança ou o funcionamento de serviço de água, luz, força ou calor, ou qualquer outro de utilidade pública. Pena: reclusão de um a cinco anos e multa.
– Art. 340 – Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado. Pena: detenção de um a seis meses ou multa.
– Art. 339. Dar causa a instauração de investigação policial ou de processo judicial contra alguém, imputando-lhe crime de que o sabe inocente. Reclusão de dois a oito anos e multa.

Coordenador do CICC, o tenente Francisco Fonseca. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
Comentários
Cotidiano
Saerb adia entrega de faturas de julho para final do mês
Ajustes internos no sistema causam mudança no calendário; prazos de vencimento serão readequados para evitar prejuízos

O Saerb reforçou que a alteração é pontual e que segue trabalhando para melhorar a qualidade e a eficiência no atendimento à população. Foto: cedida
O Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) informou nesta segunda-feira (21) que as contas de água referentes ao mês de julho serão entregues apenas no final deste mês. A alteração no cronograma normal de entrega ocorre devido a ajustes operacionais internos que visam melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.
Em nota, a autarquia municipal garantiu que os novos boletos terão seus prazos de vencimento adequados para não causar transtornos aos consumidores. “Trata-se de uma medida pontual para aperfeiçoamento de nossos processos”, destacou o Saerb.
Os clientes que precisarem de informações adicionais podem entrar em contato pelo WhatsApp (68) 3212-7438 ou comparecer pessoalmente à OCA ou à sede da autarquia na Rua Rui Barbosa, 325, no Centro da capital acreana. A empresa reforçou que mantém todos os canais de atendimento funcionando normalmente durante o período de ajustes.
Comentários
Cotidiano
Acre registra aumento de 15% em fugas de presídios no primeiro semestre de 2025
Dados do MPAC revelam que 301 detentos escaparam do sistema prisional; apenas um de nove fugitivos de alta periculosidade foi recapturado

Ao longo de todo 2024, fugiram ou se evadiram de presídios no Acre quase 550 pessoas. Foto: ilustrativa
O sistema prisional do Acre enfrenta uma crise de segurança: entre janeiro e junho de 2025, 301 detentos conseguiram fugir ou se evadir das unidades penitenciárias, segundo dados do Observatório de Análises Criminais do Ministério Público do Acre (MPAC). Os números, obtidos junto ao Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), mostram um aumento de quase 15% nas ocorrências em relação ao mesmo período de 2024.
Enquanto a fuga se refere à saída não autorizada da prisão, a evasão ocorre quando o preso não retorna após saídas temporárias – como para trabalho ou tratamento médico. Apenas neste domingo (20), Natanael do Nascimento, 25, um dos nove detentos de alta periculosidade que escaparam em junho do complexo penitenciário de Rio Branco, foi recapturado.
Os outros oito seguem foragidos. O MPAC aguarda resposta do Iapen sobre a taxa de recaptura no estado, onde quase 550 presos fugiram ao longo de 2024.
São eles:
Arthur Carvalho Gomes
Ozeias Paulo Germana Ferreira
Carlos Vitor de Castro Cardoso
Davi Castro de Souza
Francisco Guimarães Santana
Geovane Costa Almeida
Isaquiel Martins de Souza
Johnatan Silva Magalhães
Neste sábado, 19, outra fuga em massa, envolvendo nove internos, foi registrada, com sete deles conseguindo escapas. Os dados referentes a essa fuga ainda não constam no balanço do observatório do MPAC.

Ao longo de todo 2024, fugiram ou se evadiram de presídios no Acre quase 550 pessoas. Foto: captada
Você precisa fazer login para comentar.