Acre
Saneacre implanta novo manual de normas e procedimentos para prestação de serviços de abastecimento de água no interior

Para melhorar a qualidade e quantidade da água distribuída no interior, o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) implanta o novo Manual de Normas e Procedimentos Operacionais Padrão (POP) para prestação dos serviços de abastecimento de água.
O trabalho começou na segunda, 15, com a entrega do manual às gerências do Saneacre em Epitaciolândia e Brasileia. “Estaremos também em Assis Brasil, Xapuri e Capixaba, fazendo a implementação do POP, realizando o treinamento e orientando sobre o trabalho com produtos químicos”, informou o diretor de operações do Saneacre, Alan Ferraz.
De acordo com o presidente do Saneacre, Ítalo Lopes, as normas orientam procedimentos durante todos os processos, desde captação, tratamento à distribuição da água tratada. “Estamos atualizando os procedimentos operacionais do órgão, levando esclarecimentos aos nossos profissionais nos 21 municípios sob nossa responsabilidade. A intenção é trazer mais segurança ao exercício profissional dos servidores”, enfatizou.
A implantação do novo Manual de Normas e Procedimentos é parte de um trabalho contínuo, realizado com intuito de melhorar a qualidade dos serviços do Saneacre, a exemplo do que já acontece em Epitaciolândia, onde as intervenções permitiram melhorar de forma significativa os serviços de abastecimento de água.
Outra experiência exitosa foi a implantação da fábrica de hipoclorito em Assis Brasil. Com o novo sistema foi possível melhorar ainda mais a qualidade da água, e reduzir custos operacionais. “A ideia é sempre levar mais água, e com mais qualidade, para o máximo de pessoas possível, e isso se dá com implementação de melhorias e formação continuada dos nossos profissionais”, reafirmou o presidente do Saneacre.
Comentários
Acre
Rio Acre sobe 51 cm em três horas e se aproxima da cota de alerta em Rio Branco
Chuvas intensas dos últimos dias aceleram elevação do manancial, que já alcança 11,95 metros na capital

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco nesta segunda-feira (12), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 5h32 o rio marcava 11,44 metros e subiu para 11,95 metros às 9h, um aumento de 51 centímetros em pouco mais de três horas.
A elevação ocorre em meio às chuvas registradas nas últimas 24 horas na capital acreana, que somaram 11,95 milímetros e contribuíram diretamente para o aumento do volume de água do manancial. Apesar da subida, o nível do rio permanece abaixo da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, e da cota de transbordo, fixada em 14 metros.
Segundo a Defesa Civil, o cenário atual reflete uma mudança no comportamento do rio nos últimos dias. Na sexta-feira (10), o nível estava em 9,49 metros e apresentava tendência de baixa. Com o aumento das chuvas, o quadro foi revertido. No sábado (11), o Rio Acre subiu de 10,44 metros nas primeiras horas da manhã para 11,21 metros à meia-noite, impulsionado por um acumulado de 35,60 milímetros de chuva em 24 horas.
Nesta segunda-feira, além da elevação acelerada do nível do rio, Rio Branco voltou a registrar alagamentos em diferentes pontos da cidade. Dados meteorológicos indicam que, desde a última sexta-feira (9), a capital enfrenta precipitações intensas e recorrentes. Apenas nos primeiros dias de janeiro, o volume acumulado de chuvas já ultrapassa 140 milímetros, aumentando o risco de novos alagamentos e exigindo atenção redobrada das autoridades e da população.



Você precisa fazer login para comentar.