Geral
Sabão de trigo e polvilho de produtora do Quinari chama atenção na Expoacre 2024

Por Wanglézio Braga/ Fotos: Wanglézio Braga
Natural de Senador Guiomard, interior do Acre, a produtora Elizanilda Barros tem atraído a atenção do público durante a Expoacre 2024 com suas opções de sabão em formatos granulados, em barra e líquido, feitos com cereais como o trigo e com polvilho doce, proveniente do amido de mandioca.
Há cinco anos no mercado, Elizanilda aprendeu a arte de fabricar sabão com sua tia, já falecida. “Peguei a base da produção de sabão com ela. Depois, comecei a fazer e entregar gratuitamente para as pessoas do bairro, da comunidade. Daí, aprimorei meus saberes e passei a testar com gêneros alimentícios”, comentou em entrevista ao AcreNews nesta quarta-feira (07).
Atualmente, Elizanilda produz mais de 200 peças de sabão em barra em seu pequeno ateliê, localizado nos fundos de sua casa. O processo de fabricação de uma forma grande leva cerca de duas horas, um tempo relativamente curto, mas cheio de etapas. Já o sabão em pó demanda mais tempo, com cerca de cinco horas para ser concluído.

O sabão em barra de trigo é o mais procurado e tem se destacado na exposição. “O sabão de trigo é ideal para roupas brancas, especialmente para remover manchas localizadas, como nas mangas das camisas. Ele é feito com sebo, soda, açúcar e trigo. Acho ele melhor para lavagem, e muitas pessoas compram por conta da qualidade”, explica Elizanilda.
Outra variedade de sucesso é o sabão à base de polvilho doce. O polvilho, normalmente utilizado na fabricação de biscoitos, é obtido através da decantação da mandioca, que é processada, secada e moída. “Esse também é ideal para roupas brancas e claras, com as mesmas propriedades do sabão de trigo”, acrescentou a produtora.
Sem presença nas redes sociais, Elizanilda atende seus clientes diretamente pelo telefone (68) 99943-6131 para encomendas de seus produtos artesanais.
Comentários
Geral
Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e mantém Rio Branco em alerta máximo
Defesa Civil registra 15,36 metros no nível do rio; aumento contínuo preocupa autoridades e moradores ribeirinhos

O Rio Acre segue em uma subida constante e preocupante em Rio Branco. Segundo medição da Defesa Civil Municipal realizada às 9h desta segunda-feira (29), o rio atingiu 15,36 metros, ultrapassando a cota de transbordo, que é de 14 metros, por mais de um metro e meio.
Nas últimas horas, o nível apresentou aumento de quatro centímetros em relação à medição anterior, realizada às 5h21, quando marcava 15,32 metros.
Apesar da ausência de chuvas na capital nas últimas 24 horas, o rio continua subindo devido ao grande volume de água acumulado nas cabeceiras, mantendo o alerta máximo para autoridades e população ribeirinha.



Você precisa fazer login para comentar.