Acre
Rosana Nascimento vence batalha contra máquina do Estado e é reeleita presidente do Sinteac
O resultado final foi de 3.575 para Rosana Nascimento contra 2.202 para o professor Wilson, este supostamente apoiado pelo governo do Estado
A luta pela liberdade sindical venceu a força do Estado: a professora Rosana Nascimento venceu as eleições para um novo mandato à frente da presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac). A vitória se deu tanto na Capital e como no interior e ela vai presidir por mais quatro anos.
O resultado veio primeiramente do interior do Acre, onde 2.414 servidores filiados votaram Chapa 1, capitaneada por Rosana, com 1.515 votos na Chapa 2, liderada pelo professor Wilson. Na Capital o resultado foi 1.161 para a situação e 687 para oposição.
A apuração em Rio Branco ocorreu na sede do Sinteac e terminou por volta das 5h30min desta quinta-feira (1). O resultado final foi de 3.575 para Rosana Nascimento contra 2.202 para o professor Wilson, o candidato supostamente apoiado pelo Governo do Estado. Em termos porcentuais, foram 61,6% dos votos para presidente reeleita.
A reeleição de Rosana foi considerada uma vitória do movimento sindical, pois ao longo do mandato ela foi fortemente atacada por setores do governo. Mesmo assim, a sindicalista persistiu na luta e obteve vitórias para os trabalhadores. Até mesmo ações judiciais foram impetradas contra Rosana.
Os ataques a Rosana foram constantes, seja nas redes sociais ou abertamente por grupos ligados ao Governo do Estado. As ações agressivas aumentaram com a proximidade das eleições, com tentativas de sujar o nome da professora. A oposição ‘chapa branca’ se valeu da força das nomeações do Diário Oficial do Estado (DOE) para tentar controlar a comissão eleitoral, mobilizando os cargos comissionados do Governo para participarem das Assembleias Gerais.
Mas o resultado das urnas agora mostra que, mesmo em uma luta desigual, na qual o peso do Poder Público foi aplicado em prol de uma chapa, os servidores da Educação souberam reconhecer quem melhor os representaria na luta sindical e na batalha para melhorar a vida de quem não recebe por cargo comissionado. O movimento sindical venceu os patrões e a luta ainda será comandada pelos interesses das bases.
Gestão ‘Garra e Luta’ obteve vitórias
Entre as principais vitórias, Rosana destacou o reenquadramento na carreira, sonho dos servidores e hoje uma realidade, pois atualmente todos podem se aposentar na última referência, inclusive os aposentados foram reenquadrados.
Outro ponto de destaque foi lutar para permitir aos funcionários de escola receber pela formação sem fazer concurso público. Da mesma forma, agora os funcionários administrativos de escolas que tenham a capacitação necessária poderem ser gestores.
Rosana destacou ainda as obras no ramal da sede social do Sinteac, que hoje permite a muitos sócios desfrutarem do espaço de lazer. O ramal do Sinteac agora está pavimentado.
Rosana Nascimento publica carta aos eleitores
Aos trabalhadores em Educação do Acre,
Com o coração pleno de gratidão, faço reverência, primeiramente a Deus, que, em sua infinita bondade, permitiu que eu vivesse esta realidade. Aos meus filhos, nossos diretores tão voluntariosos e aos simpatizantes de nossa causa, os meus sinceros agradecimentos.
Obrigado a cada um dos professores e funcionários de escola que a mim confiaram mais quatro anos à frente da nossa entidade. Aos que optaram em escolher outros candidatos, sintam-se representados da mesma forma. Isto é democracia. Aos oponentes diretos, Wilson e Socorro, os meus cumprimentos e o meu respeito.
Nosso trabalho preservará as conquistas que já foram alcançadas pela Gestão Garra e Luta. Contudo, queremos avançar, evoluir, nos desenvolver, sempre observando os princípios da austeridade administrativa e do zelo com o dinheiro e patrimônio dos filiados. Iremos manter um diálogo franco e aberto com os patrões, como sempre fizemos, visando garantir direitos há tempos negados à categoria.
Nossa gestão tem, e sempre terá, caráter participativo e transparente. É fundamental que todos conheçam nossas metas de trabalho e possam nos dar sugestões para engrandecer nossa entidade cada vez mais. Peço proteção divina para que nos conceda ainda mais determinação e persistência, e sensibilidade, humildade e sabedoria aos que sentarão do outro lado da mesa nos momentos de negociarmos direitos e deveres.
Enfim, que o início desta nova era renove e revigore em todos nós a força e a esperança para sempre seguirmos com disposição rumo aos nossos sonhos e fazer crescer dentro de cada um de nós uma luz de paz e prosperidade.
Obrigada
Rosana Nascimento
Comentários
Acre
Prazo para tirar ou regularizar título de eleitor vai até 6 de maio; janela partidária termina nesta sexta (3)
Desincompatibilização de agentes públicos que vão disputar eleições termina neste sábado (4); voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos

O prazo também vale para quem precisa regularizar o título de eleitor a fim de votar nas eleições gerais de outubro
Eleitor tem até 6 de maio para regularizar situação na Justiça Eleitoral
O cidadão que pretende tirar o título de eleitor pela primeira vez ou alterar o local de votação tem até o dia 6 de maio para regularizar suas pendências na Justiça Eleitoral. O prazo também vale para quem precisa regularizar o título a fim de votar nas eleições gerais de outubro, quando serão eleitos presidente da República, vice-presidente, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.
Para resolver as pendências, o eleitor pode procurar o cartório eleitoral mais próximo ou acessar o serviço eletrônico disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Primeiro título
De acordo com a Constituição, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens entre 16 e 17 anos e idosos acima de 70 anos. Após completar 15 anos, os jovens poderão solicitar a emissão do título de eleitor. Contudo, somente estará apto a votar quem tiver completado 16 anos na data da eleição.
Janela eleitoral
Terminou na sexta-feira, dia 3, o prazo da chamada janela eleitoral, período em que os políticos que vão disputar as eleições podem mudar de partido sem serem punidos com a perda do mandato.
Desincompatibilização termina amanhã
Neste sábado (4), encerra-se o prazo para desincompatibilização de agentes públicos que vão participar das eleições. Governadores, prefeitos e ministros de Estado que pretendem se candidatar a outros cargos devem deixar suas funções. A medida está prevista na Constituição e impede a utilização do cargo para obtenção de vantagens eleitorais.

Neste sábado, dia 4, encerra-se o prazo para desincompatibilização de agentes públicos que vão participar das eleições
Comentários
Acre
Corpo de jovem de 21 anos é encontrado no Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul
Francisco Elissandro Costa de Souza estava desaparecido desde terça-feira (31); testemunha apresentou versões contraditórias; Polícia Civil investiga o caso

O Corpo de Bombeiros, com apoio do Grupo Especial de Fronteira (Gefrom), realizou a retirada do corpo da água
Morador avistou cadáver durante ação de resgate a famílias atingidas pela cheia
O corpo de um homem identificado como Francisco Elissandro Costa de Souza, de 21 anos, foi encontrado no início da noite desta sexta-feira (3), nas águas do Rio Juruá, no bairro da Várzea, em Cruzeiro do Sul.
O cadáver foi avistado por um morador do bairro Miritizal, que acionou equipes que já atuavam no resgate de famílias atingidas pela cheia do rio. O Corpo de Bombeiros, com apoio do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), realizou a retirada do corpo da água.
Equipes da perícia, da Polícia Civil e do Instituto Médico Legal (IML) estiveram no local para os procedimentos de praxe, e o corpo foi encaminhado para exames.

Elissandro estava desaparecido desde a última terça-feira, dia 31. De acordo com familiares. Foto: captada
Desaparecimento e versões contraditórias
Elissandro estava desaparecido desde a última terça-feira (31). De acordo com familiares, ele sumiu enquanto estava em uma embarcação atracada no porto da cidade, onde permanecia junto com dois irmãos. Em determinado momento, ele pegou o celular da irmã para conversar, enquanto ela dormia. Ao acordarem, os familiares perceberam que ele já não estava mais no local.
Uma testemunha apresentou versões contraditórias sobre o ocorrido. Inicialmente, afirmou que um homem vindo da região do Miritizal teria abordado a embarcação e levado Elissandro. Posteriormente, mudou a versão dos fatos.
A Polícia Civil investiga o caso para esclarecer as circunstâncias do desaparecimento e da morte.

Em determinado momento, ele pegou o celular da irmã para conversar, enquanto ela dormia. Ao acordarem, os familiares perceberam que ele já não estava mais no local. Foto: captada
Comentários
Acre
Confronto com a polícia termina com dois mortos e um preso em Plácido de Castro
Ação integrada ocorreu após roubo a residência de pecuarista; suspeito foi capturado horas depois
Uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar do Acre resultou na morte de dois suspeitos e na prisão de um terceiro, na noite desta quinta-feira (2), no município de Plácido de Castro.
De acordo com as forças de segurança, as equipes foram acionadas após um roubo à residência de um pecuarista, no bairro Serralheria. Ao chegarem ao local, os policiais teriam sido recebidos a tiros, dando início a um confronto armado.
Durante a troca de tiros, dois suspeitos foram baleados. Um deles morreu ainda no local. O segundo, identificado como Victor Emanuel de Souza Aguiar, de 17 anos, chegou a ser socorrido e encaminhado à Unidade Mista de Saúde do município, sendo posteriormente transferido para Rio Branco, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada no pronto-socorro.
Segundo informações médicas, o adolescente foi atingido por cinco disparos, sendo um no braço direito, dois no abdômen e dois nas costas.
O terceiro envolvido conseguiu fugir no momento inicial da ação, mas foi localizado e preso ainda na mesma noite, após diligências realizadas pelas equipes policiais. Ele foi identificado pelas iniciais K.L.G.
O suspeito detido será apresentado à Delegacia de Polícia Civil de Plácido de Castro, sob responsabilidade do delegado Leandro Lucas Barreto de Lima, juntamente com as armas apreendidas na ocorrência.
As forças de segurança seguem investigando o caso para esclarecer todos os detalhes do crime.




Você precisa fazer login para comentar.