Brasil
Ronda da Moda GPS: confira as últimas tendências do mundo fashion
A Ronda da Moda GPS traz mais uma vez as principais novidades do mundo fashion. Nesta semana, destacam-se os lançamentos de coleções que abraçam o verão, com temas que vão desde a leveza da estação até a conexão com a natureza.
Confira os destaques:
Damyller
A Damyller, uma grife 100% nacional focada em denim sustentável, apresenta sua mais nova coleção, intitulada “Memórias de Verão”. Em contraste com as cores vibrantes típicas da estação, a marca aposta em tons terrosos e claros, proporcionando uma sensação de leveza que representa a essência da temporada.
“Em ‘Memórias de Verão’, buscamos criar modelos que tragam o frescor do nosso verão, sem deixar de lado o conforto e a elegância. A paleta combinada com tecidos naturais reflete nosso compromisso em oferecer peças versáteis e sofisticadas para qualquer ocasião, de norte a sul do país”, conta Damylla Damiani, consultora de estilo da marca.
Morena Rosa apresenta a coleção estrelada por Sasha Meneghel
Inspirada pelas lendas brasileiras e pela mística dos rios, Morena Rosa apresenta a sua primeira coleção voltada para o Verão de 2025. “Espelhos d’Água” mergulha nos segredos que existem na dança dos rios, no movimento das cachoeiras e na chuva que beija a terra. Homenageando a água em todas as suas formas, a marca paranaense lança a primeira entrada na estação mais aguardada do ano que tem como rosto da campanha a modelo e influenciadora Sasha Meneghel.
“Os espelhos d’Água servem como uma metáfora para a coleção. Assim como a superfície calma da água, as peças revelam um design que captura a essência e a serenidade da natureza, destacando a presença marcante da mulher Morena Rosa. Sasha chega para coroar esse momento”, conta Carolina Pecegueiro, Head de Estilo do Grupo Morena Rosa.
Morana
A Morana, marca que é autoridade em acessórios quando se trata de variedade, acessibilidade e moda, lança a campanha “Essencial para Flávia”, que traz a autenticidade como destaque em fotos delicadas e ultra femininas. “Para este momento, trouxemos a proposta da tendência quiet luxury, mostrando, através dos acessórios, que leveza, sofisticação e simplicidade podem se unir e fazer parte do nosso dia a dia”, explica Nara Dutra, head de marketing, e-commerce e CRM da Morana.
Para esta entrada, o time de produto da Morana apostou em acessórios com tons vivos, estilo minimalista e estética vintage com detalhes sofisticados. As cores são as protagonistas e aparecem em acessórios versáteis que podem ser usados nas produções a qualquer hora do dia.
Santa Lolla
Anunciando as últimas novidades da temporada, o Verão 2025 abre mais um capítulo no storytelling comemorativo em menção aos 20 anos da Santa Lolla. A campanha celebra os 20 verões da marca. Como mulher Santa Lolla da vez, a modelo veterana Dani Pontes encarna a protagonista da história, entre um mergulho e outro, no oásis urbano do restaurante Parador, no coração de São Paulo.

Flor de Lis
A marca catarinense Flor de Lis lança sua Coleção de Primavera/Verão 2025, intitulada “Cheias de Graça”. Com fotos exclusivas tiradas no Rio de Janeiro, as peças são um verdadeiro tributo à vida e reafirmam a posição da Flor de Lis em oferecer produtos para todas as mulheres. A campanha é protagonizada por Ticiane Pinheiro e sua mãe Heloísa.

Hector Albertazzi
Guiada por duas grandes paixões, os acessórios e a conexão familiar, a Hector Albertazzi anuncia o lançamento da Solo Noir, coleção idealizada especialmente para o Dia dos Pais. Desenvolvida por Marcelo Albertazzi, diretor criativo da marca e filho de Hector Albertazzi, o drop simboliza o vínculo paterno.

007: TIG
Dando sequência às coleções mensais, a TIG chega ao seu sétimo lançamento do ano. Intitulada ‘007’, a linha reúne peças destacadas por estamparias autorais feitas à mão, cartela de cor exclusiva e modelagens perfeitas.

Lethicia Bronstein
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 inspiraram Lethicia Bronstein para a nova coleção cápsula de sua linha casual. A estilista convidou as irmãs gêmeas, Bia e Branca Feres, atletas olímpicas do nado sincronizado, para protagonizar a campanha e também a nova vitrine da flagship na Rua Oscar Freire, em São Paulo.
The post Ronda da Moda GPS: confira as últimas tendências do mundo fashion first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .
Fonte: Nacional
Comentários
Brasil
Psol aciona STF contra ‘gratificação faroeste’ para policiais
O artigo chegou a ser integralmente vetado pelo governador Cláudio Castro, sob a justificativa de ausência de previsão orçamentária para os pagamentos, mas o veto acabou derrubado dm dezembro pela Assembleia Legislativa o Rio de Janeiro

Policiais civis em operação de combate ao tráfico de drogas: governo do Rio criou gratificação por bandido morto. Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM
O Diretório Nacional do Psol acionou o STF (Supremo Tribunal Federal) nesta terça-feira (20) contra a chamada “gratificação faroeste”, um bônus de produtividade criado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro para premiar, entre outros critérios, o policial civil que tenha se destacado por matar criminosos.
A relatoria do caso foi designada para o ministro Alexandre de Moraes, por prevenção, devido à relação do tema com a chamada ADPF das Favelas, ação de descumprimento de preceito fundamental que trata da letalidade policial no Rio de Janeiro.
O partido de oposição ao governo fluminense pede uma liminar (decisão provisória e urgente) para suspender de imediato a gratificação. “O dispositivo é inconstitucional na forma e no conteúdo”, afirma o Psol, que chamou o bônus de “incentivo financeiro à violência policial”.
Para a sigla, a gratificação é inconstitucional desde a partida, uma vez que foi criada por iniciativa do Legislativo, e não do Executivo, que detém a exclusividade para apresentar propostas que criam despesas de pessoal.
Entenda
Aprovada em outubro de 2025, a Lei Estadual nº 11.003/2025 trata da reestruturação do quadro de servidores da Secretaria Estadual de Polícia Civil, e em seu artigo 21 prevê uma bonificação entre 10% a 150% do salário em casos como os de vitimização em serviço, apreensão de armas de grosso calibre ou, ainda, quando ocorrer a chamada “neutralização de criminosos”.
O artigo chegou a ser integralmente vetado pelo governador Cláudio Castro, sob a justificativa de ausência de previsão orçamentária para os pagamentos, mas o veto acabou derrubado dm dezembro pela Assembleia Legislativa o Rio de Janeiro. Na ocasião, o próprio líder do governo, deputado Rodrigo Amorim (União), defendeu a derrubada do veto
Diversos órgãos também se manifestaram pela ilegalidade e inconstitucionalidade da gratificação faroeste. Ainda antes da aprovação da lei, a PDU (Defensoria Pública da União), por exemplo, divulgou nota técnica que classificou a medida como um estímulo aos confrontos letais entre policias e bandidos.
Segundo a Defensoria, o próprio termo “neutralização”, usado na lei, é impreciso e por si só viola a dignidade da pessoa humana.
Comentários
Brasil
Suspensão de novos vistos de imigração para os EUA começa nesta quarta
O Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA) suspendeu temporariamente, a partir desta quarta-feira (21), a emissão de novos vistos de imigração para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil.

A medida, anunciada em 14 de janeiro, altera o processamento de pedidos de residência permanente por parte de cidadãos de nações classificadas como de “alto risco de utilização de benefícios sociais”.
Para justificar a revisão de todas as políticas de imigração para daquele país, o Departamento de Estado disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou claro que os imigrantes devem ser financeiramente autossuficientes e não devem “representar um fardo financeiro para os norte-americanos”.
“O Departamento de Estado [dos Estados Unidos] está realizando uma revisão completa de todas as políticas, regulamentos e diretrizes para garantir que imigrantes desses países de alto risco não utilizem programas de assistência social nos Estados Unidos nem se tornem um ônus para o Estado”, diz a publicação oficial.
Exceções
Vistos de turismo e para trabalho temporário seguem válidos, de acordo com informe publicado no site da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Vistos de turismo também continuarão sendo emitidos, pois são considerados vistos de não imigrante
Além destes casos, quem já possui um visto de imigrante válido não terá o documento revogado, o que mantém o direito de viajar sujeito à admissão pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.
Cidadãos com dupla nacionalidade que apresentem um outro passaporte válido de um país não listado acima estão isentos dessa pausa.
Procedimentos regulares
Apesar da suspensão da entrega do documento final, as etapas administrativas permanecem. De acordo com o comunicado oficial da representação diplomática norte-americana no Brasil, os solicitantes podem seguir enviando seus pedidos de visto e comparecendo às entrevistas agendadas nas respectivas embaixadas e consulados estadunidenses.
No entanto, a chancelaria alertou que nenhum visto de imigrante será efetivamente emitido enquanto a diretriz do Departamento de Estado dos Estados Unidos estiver em vigor.
A Agência Brasil procurou o Ministério das Relações Exteriores (MRE) para um o posicionamento sobre a suspensão da emissão de vistos para solicitantes brasileiros e aguarda a resposta.
Confira abaixo a lista dos países que tiveram visto de imigração para os EUA suspenso:
- Afeganistão
- Albânia
- Argélia
- Antígua e Barbuda
- Armênia
- Azerbaijão
- Bahamas
- Bangladesh
- Barbados
- Belarus
- Belize
- Bósnia
- Brasil
- Butão
- Cabo Verde
- Camarões
- Camboja
- Cazaquistão
- Colômbia
- Costa do Marfim
- Cuba
- Dominica
- Egito
- Eritréia
- Etiópia
- Fiji
- Gâmbia
- Gana
- Geórgia
- Granada
- Guatemala
- Guiné
- Haiti
- Iêmen
- Irã
- Iraque
- Jamaica
- Jordânia
- Kosovo
- Kuwait
- Laos
- Líbano
- Libéria
- Líbia
- Macedônia do Norte
- Marrocos
- Mianmar
- Moldávia
- Mongólia
- Montenegro
- Nepal
- Nicarágua
- Nigéria
- Paquistão
- Quirguistão
- República Democrática do Congo
- República do Congo
- Ruanda
- Rússia
- Santa Lúcia
- São Cristóvão e Névis
- São Vicente e Granadinas
- Senegal
- Serra Leoa
- Síria
- Somália
- Sudão do Sul
- Sudão
- Tailândia
- Tanzânia
- Togo
- Tunísia
- Uganda
- Uruguai
- Uzbequistão
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA BRASIL - INTERNACIONAL
Comentários
Brasil
ProUni anuncia em 2026 maior oferta de bolsas da história do programa

Deiviane Linhares/ Metrópoles
O Ministério da Educação (MEC) anunciou que o Programa Universidade para Todos (ProUni) vai oferecer quase 600 mil vagas na edição deste ano. Serão precisamente 594.519 bolsas em instituições particulares de ensino superior brasileiras, a maior oferta da história do programa.
Desse total, 274.819 são bolsas integrais, ou seja, com custo zero para os estudantes contemplados; e 319.700 bolsas parciais, em que o aluno paga 50% do valor do curso e o governo federal banca a outra metade.
As bolsas são divididas entre cursos de bacharelado (328.175), cursos tecnológicos (253.597) e licenciaturas (12.747). O curso de administração lidera a oferta, com 63.978 bolsas; seguido de ciências contábeis (41.864); análise e desenvolvimento de sistemas (29.367), gestão de recursos humanos (22.969) e direito (21.558).
Para concorrer, os candidatos devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas aplicadas, além de nota diferente de zero na redação.
Segundo informações do governo, para participar, o candidato precisa atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- ter cursado ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- ter cursado ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- ter cursado ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- ter cursado ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- ter cursado ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- ser pessoa com deficiência, conforme previsto na legislação brasileira;
- ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir do próximo dia 26 até 29 de janeiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O MEC já abriu a consulta pública para verificação das vagas ofertadas por município, curso, turno e instituição privada de ensino superior.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL


Você precisa fazer login para comentar.