Conecte-se conosco

Cotidiano

Risco de exposição à fumaça é maior pela manhã; veja orientações sobre cuidados com a saúde

Publicado

em

Em dias de vento, a atenção deve ser redobrada, já que a fumaça pode se espalhar rapidamente e causar problemas respiratórios ainda mais severos.

Com o aumento expressivo de fumaça na região de fronteira, devido às queimadas, o público mais sensível, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas, deve tomar cuidados especiais. Foto: Marcus José

Com o aumento da concentração de fumaça no ar, os riscos de complicações respiratórias crescem, exigindo atenção redobrada por parte dos pais e responsáveis por crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas. Em resposta as queimadas que acontecem na regional do alto acre, disponibilizamos orientações sobre os cuidados necessários para proteger a saúde durante o período de queimadas no estado, por meio de estudos em relação momento que vive o estado.

A médica pneumologista do Centro de Medicina Tropical (Cemetron), Ana Carolina Marcolino, explica que neste período do ano há um aumento de problemas respiratórios e doenças alérgicas. Com o aumento expressivo de fumaça no estado, devido às queimadas, o público mais sensível, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas, deve tomar cuidados especiais. “Essa população deve evitar a exposição à poeira e fumaça, e procurar se hidratar bastante.”

Para essa população de risco, o alerta para os principais sintomas que podem surgir devido à exposição:

Tosse seca ou produtiva;
Dificuldade para respirar;
Irritação na garganta;
Congestão nasal;
Dor no peito; e
Cansaço.

A pneumologista destaca ainda que, nos casos em que os sintomas não forem tratados rapidamente, pode haver agravamento, ocasionando aumento da frequência respiratória, chiado no peito, sonolência e até dificuldade extrema para respirar. “Diante de qualquer sinal de agravamento, é fundamental buscar orientação médica imediata para evitar complicações graves.”

Medidas preventivas

Para reduzir os impactos da fumaça na saúde, a recomenda uma série de medidas preventivas que devem ser seguidas pela população:

  • Evitar a exposição das crianças em períodos de maior concentração de fumaça, como no início da manhã e no final da tarde;
  • Utilizar máscaras adequadas para crianças maiores de 2 anos, protegendo as vias respiratórias;
  • Manter o ambiente interno mais seguro, utilizando purificadores de ar com filtros HEPA;
  • Monitorar a qualidade do ar e evitar atividades ao ar livre durante os dias com maior poluição atmosférica;
  • Manter uma boa hidratação e optar por uma alimentação saudável, rica em frutas que contenham água;
  • Deixar portas e janelas fechadas nesse período de maior fumaça;
  • Fazer uso de umidificador de ar e/ou toalhas molhadas em quartos pode ajudar na melhoria da umidade do ar do ambiente.
  • Para as crianças, além dessas medidas, orienta que os pais aumentem a ingestão de líquidos, evitando bebidas açucaradas e alimentos processados que possam comprometer a imunidade.
Horários mais perigosos à exposições

Amedicina ainda alerta que o risco de exposição à fumaça é maior em determinadas horas do dia, especialmente nas primeiras horas da manhã, após a queima, e no final da tarde e início da noite. Em dias de vento, a atenção deve ser redobrada, já que a fumaça pode se espalhar rapidamente e causar problemas respiratórios ainda mais severos.

Importância de busca médica

A médica Ana Carolina reitera que, ao identificar sinais de dificuldade respiratória ou agravamento dos sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica. “O atendimento precoce pode evitar complicações graves, principalmente em crianças, que são mais suscetíveis aos efeitos das queimadas”, concluiu.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Porto Acre e Assermurb vencem e conquistam vagas nas semifinais

Publicado

em

As equipes do Porto Acre e da Assermurb estão classificadas para as semifinais do Campeonato Rainhas da Bola de Futsal. O Porto Acre goleou o Borussia por 6 a 1 e a Assermurb derrotou o Veneza por 6 a 4 neste domingo, 22, na quadra do Colégio Lourenço Filho.

Nas outras partidas da rodada, as Boleiras golearam o RB HuniKuin por 19 a 0 e o Real Sociedade bateu o Calafate por 4 a 1.

“Tivemos mais uma rodada com bons jogos. Porto Acre e Assermurb estão classificados e no próximo fim de semana teremos a definição das outras equipes nas semifinais”, disse o coordenador do Rainhas da Bola, professor Marcelo Fontenele.

Foto Emanoel Alves: Assermurb e Veneza fizeram um jogo bastante equilibrado

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ulisses Torres monta o Rio Branco sem peças importantes

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Atletas do Rio Branco participaram de vários treinos táticos durante a semana

Um treino de bolas paradas neste domingo, 22, no José de Melo, marcou o fechamento da preparação do Rio Branco para o jogo contra o Santa Cruz. A partida de abertura da 6ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026 será realizada nesta segunda, 23, a partir das 18 horas, no Tonicão.

 “Não temos um elenco com muitas opções, mas tentamos montar uma equipe competitiva. A partida contra o Santa Cruz será difícil porque o time é bem estruturado”, comentou Ulisses Torres.

6 desfalques

O Estrelão não poderá contar com o volante Léo, o meia Matheus Nego e o atacante Gabriel, todos suspensos. O lateral Dudu, o meia Dheryke e o atacante Marllon, lesionados, também são desfalques.

“Perdi mais de meio time. São jogadores importantes e não adianta ficar lamentado”, afirmou o treinador.

Pouco utilizados

Ulisses Torres não divulgou os titulares do Estrelão. Contudo, a tendência é pela escalação de atletas pouco utilizados nas primeiras partidas e esse acaba sendo o momento ideal para os mesmos mostrarem o motivo das “reivindicações” nos bastidores.

Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Elenco do Galvez embarca e foca no desafio contra o Oratório

Publicado

em

Foto ASCOM/Galvez: Delegação do Galvez embarcou para o primeiro desafio na Copa do Brasil

O elenco do Galvez Sub-17 embarcou neste domingo, 22, para Macapá, no Amapá, e na terça, 24, às 13h30(hora Acre), joga contra o Oratório pela primeira fase da Copa do Brasil Sub-17.

“Fechamos a nossa preparação e, agora, é esperar o momento da partida. Criamos as melhores condições para os garotos e vamos tentar a classificação”, disse o presidente do Galvez, Igor Oliveira.

Deixou para definir

O técnico Eriano Santos deixou para confirmar os titulares do Imperador somente momentos antes do duelo contra o Oratório.

“Os garotos estão conscientes da nossa responsabilidade. O jogo será difícil, mas temos chances de conquistar a classificação”, declarou Eriano Santos.

Se passar 

Se o Galvez passar em Macapá, vai enfrentar o Interporto, de Tocantins, ou o IAPE, do Maranhão, na segunda fase.

Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES

Comentários

Continue lendo