Acre
Rio Branco e Brasiléia receberão o projeto Caravana Transpetro Ubu em Movimento

Fotos: Fabão Fotografia
As cidades de Rio Branco e Brasiléia receberão, entre os dias 23 e 31 de julho, o projeto “Caravana Transpetro Ubu em Movimento”, dos grupos potiguares Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa, com realização do Ministério da Cultura (MinC) e patrocínio da Transpetro, através da Lei Rouanet.
As atividades da circulação contam com apresentações da obra “Ubu: o que é bom tem que continuar!” com acessibilidade em Libras e audiodescrição, oficinas com acessibilidade em Libras e as exibições do documentário serão com acessibilidade por LSE (Legendas para Surdos e Ensurdecidos). Todas as ações do projeto são oferecidas de forma gratuita. Em Rio Branco, as atividades iniciam no dia 23 e vão até o dia 26. Já em Brasiléia, as ações ocorrerão entre os dias 28 e 31 de julho.
Para Diogo Spinelli, integrante do Clowns de Shakespeare, é uma grande felicidade para o grupo retornar ao Acre com essa gama de ações. “É uma alegria poder voltar ao Acre, podendo reencontrar grupos de teatro e artistas acreanos que são nossos amigos, bem como o público como um todo, que sempre foi sempre receptivo ao nosso trabalho. Estamos muito animados para voltar a Rio Branco e também a Brasiléia. Em 2022, estivemos por lá para realizar uma pesquisa de outro espetáculo nosso, o ‘FRONTE[I]RA | FRACAS[S]O’, junto com o Teatro de Los Andes, que nasceu da nossa relação com a cidade e com a fronteira. Por isso, estamos muito entusiasmados em poder retornar a Brasiléia, para de certa forma retribuir tudo o que a cidade nos proporcionou. Temos certeza de que, nas duas cidades, o público vai nos acompanhar, já que as atividades, especialmente o espetáculo de rua, são pensadas para alcançar uma ampla variedade de espectadores, tanto aqueles que já sabem que estaremos lá quanto os que vão passar pelos locais e se deparar com a apresentação no seu cotidiano”, afirma.
Sobre espetáculo, oficinas e documentário
“Ubu: o que é bom tem que continuar!” é um espetáculo de rua que tem como ponto de partida os personagens Pai e Mãe Ubu, da clássica obra “Ubu Rei”, de Alfred Jarry, e suas rocambolescas armações em uma insaciável busca pelo poder. Situando-se como uma possível continuação do trabalho de Jarry, “Ubu: O que é bom tem que continuar!” desloca esses personagens para um país/lugar-nenhum com ares latino-americanos, chamado Embustônia. A obra será apresentada em Rio Branco no dia 25 de julho, às 19h, no Teatro Barracão, e no dia 26 de julho, também às 19h, na Praça da Revolução. As apresentações seguem no dia 30 de julho às 19h30 na Praça 28 de abril, em Epitaciolândia, e no dia 31 de julho às 16h, na Praça Hugo Poli, em Brasiléia.
A oficina “Estratégias de sobrevivência: Produção e gestão do teatro de grupo” será realizada em Rio Branco, nos dias 23 e 24 de julho, das 19h às 22h na Usina de Arte João Donato. A atividade é prática-teórica e parte da trajetória dos Clowns de Shakespeare para traçar um panorama histórico, e apontar estratégias de viabilização de criação, circulação, pesquisa, pedagogia e manutenção de coletivos de teatro de grupo no Brasil. Já a oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua” será oferecida nos dias 28 e 29 de julho, das 18h às 21h, no Centro Cultural de Brasiléia – Sebastião Dantas. A oficina pretende apresentar princípios que estiveram presentes no processo de criação do espetáculo “Ubu: o que é bom tem que continuar!”, bem como toda a experiência de criação cênica do grupo Clowns de Shakespeare. As oficinas são ofertadas para maiores de 16 anos, e é necessário realizar inscrição pelo formulário disponível no Instagram do grupo Clowns de Shakespeare (@teatroclowns).
Fotos: Fabão Fotografia
Finalizando as ações, o documentário “Um filme sem fim” será exibido em Rio Branco no dia 24 de julho às 18h na Usina de Arte João Donato e no dia 29 de julho às 21h no Centro Cultural de Brasiléia – Sebastião Dantas, em Brasiléia. O filme é resultado de um recorte pessoal e afetivo do diretor Carito Cavalcanti acerca da trajetória de quase trinta anos do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare.
As ações da Caravana Transpetro Ubu em Movimento serão realizadas em três regiões do Brasil: Norte, Centro-Oeste e Sudeste. O projeto foi selecionado pelo Programa Transpetro em Movimento e possui patrocínio da Transpetro. Confira a programação completa da etapa acreana do projeto:
Rio Branco/AC
Oficina “Estratégias de sobrevivência: Produção e gestão do teatro de grupo”
Data: 23 e 24/07
Local: Usina de Arte João Donato
Endereço: R. das Acácias, 1155 – Distrito Industrial, Rio Branco – AC
Horário: 19h às 22h
Exibição do documentário “Um Filme sem Fim”
Data: 24/07
Local: Usina de Arte João Donato
Endereço: R. das Acácias, 1155 – Distrito Industrial, Rio Branco – AC
Horário: 18h
Apresentação “Ubu: o que é bom tem que continuar!”
Local: Teatro Barracão
Endereço: Av. Sobral, 428 – Aeroporto Velho, Rio Branco – AC, 69911-114
Data: 25/07
Horário: 19h
Apresentação “Ubu: o que é bom tem que continuar!”
Local: Praça da Revolução
Endereço: Centro, Rio Branco – AC, 69914-220
Data: 26/07
Horário: 19h
Brasiléia/AC
Oficina “Princípios do Teatro Popular e de Rua”
Data: 28 e 29/07
Local: Centro Cultural de Brasiléia – Sebastião Dantas
Endereço: Rua Vitória Salvatierra, nº 1090
Horário: 18h às 21h
Exibição do documentário “Um Filme Sem Fim”
Local: Centro Cultural de Brasiléia – Sebastião Dantas
Endereço: Vitória Salvatierra, nº 1090
Data: 29/07
Horário: 21h
Apresentação “Ubu: o que é bom tem que continuar!”
Local: Praça 28 de abril – Epitaciolândia
Data: 30/07
Horário: 19h30
Apresentação “Ubu: o que é bom tem que continuar!”
Local: Praça Hugo Poli
Data: 31/07
Horário: 16h
Ficha técnica completa
Direção e dramaturgia: Fernando Yamamoto
Elenco: Caju Dantas, Diogo Spinelli, José Medeiros, Paula Queiroz e Rodrigo Bico
Figurino e adereços: Marcos Leonardo
Cenografia: Fernando Yamamoto e Rafael Telles
Dramaturgia Musical: Marco França e Ernani Maletta.
Composições: Músicas de Marco França (exceto “Marcha Da Votação”, de Ernani Maletta) e letras de Fernando Yamamoto.
Colaboradores Musicais: Franklyn Novaes, Maria Clara Gonzaga, Júlio Lima e Caio Padilha.
Colaboração Dramatúrgica: Camilla Custódio
Produção: Talita Yohana
Coordenação: Renata Kaiser
Consultoria e desenho de projeto Lei Rouanet: Ana Paula Medeiros/ Alma do Minho
Desenvolvimento Web: Val Queiroz
Fotos: Fabão Fotografia
Comentários
Acre
Para reforçar atendimentos à população, vice-governadora Mailza Assis entrega equipamentos de ultrassonografia à Fundhacre
Reforçando o compromisso do governo do Acre com a melhoria da rede pública de saúde, a correta aplicação dos recursos federais e o fortalecimento da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) como instituição de referência estadual em atendimentos de média e alta complexidade, a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, realizou nesta quinta-feira, 5, a entrega oficial de novos equipamentos de ultrassonografia à entidade, em Rio Branco.
Contando com o investimento total de R$ 778,6 mil, os equipamentos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado federal Zezinho Barbary. A ação contribui para a ampliação e qualificação dos serviços de diagnóstico por imagem oferecidos à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os itens entregues está um ultrassom diagnóstico de alta complexidade com aplicação transesofágica, destinado à realização de exames cardiológicos avançados, além de aplicações vasculares, neurológicas e intraoperatórias.
Mailza Assis enfatizou que a entrega dos equipamentos reforça a promoção à saúde, um compromisso do governo do Estado: “Trata-se de um serviço essencial e prioritário, por isso hoje estamos entregando equipamentos modernos, com mais investimentos na estrutura da Fundhacre. É um compromisso do nosso governador Gladson Camelí. Agradecemos aos deputados, por investir, com as emendas, em todos os setores prioritários, especificamente na área de saúde. Agradeço ainda ao deputado Zezinho Barbary e reforço que vamos continuar com esses investimentos, para aprimorar cada vez mais a saúde do nosso estado”, disse.
A unidade também recebeu quatro equipamentos de ultrassonografia multidisciplinar, que irão ampliar o número de exames nas áreas abdominal, ginecológica, obstétrica, musculoesquelética e vascular, garantindo maior agilidade e precisão diagnóstica aos pacientes atendidos pela rede pública de saúde.
Os novos aparelhos serão alocados em setores estratégicos da Fundhacre, como a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pós-Operatória, o Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), o Centro Cirúrgico e as enfermarias, possibilitando a realização de exames beira-leito, reduzindo o deslocamento de pacientes e fortalecendo a segurança clínica.
“A Fundação oferece exames de diagnóstico para os pacientes estáveis que estão em casa e para os internados. Esses cinco equipamentos serão distribuídos em toda a Fundação Hospitalar, UTI, com o nosso serviço de apoio de diagnóstico, e nas enfermarias, para evitar deslocar o paciente, evitar as avarias nos equipamentos e fazer com que recebam um serviço com dignidade e humanidade. Vice-governadora, a Fundhacre, a população acreana agradece à senhora e ao governador, que têm fomentado a melhoria do nosso parque tecnológico. Agradeço também aos nossos parlamentares, pelos investimentos na área da saúde”, disse a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner.
A entrega dos equipamentos contribui para a redução da dependência de serviços externos, otimiza o fluxo assistencial e consolida a Fundhacre como hospital de referência estadual em atendimentos de média e alta complexidade, reafirmando o compromisso do governo do Acre com a melhoria contínua da saúde pública.
“As emendas parlamentares direcionadas ao governo do Estado e também aos Municípios são de extrema importância. Agradeço ao governador, à vice-governadora e a toda a equipe da Saúde, na pessoa da Sóron, que visitou o nosso gabinete e, em menos de seis meses da visita, a gente conseguiu estar aqui, entregando esses equipamentos tão importantes para a nossa população”, afirmou Zezinho Barbary.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Nível do Rio Acre registra nova queda e atinge 12,84 metros na capital

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre voltou a apresentar recuo ao longo da manhã desta quinta-feira, 05, em Rio Branco. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, às 12h o manancial marcou 12,84 metros, permanecendo abaixo da cota de alerta, fixada em 13,50 metros.
A medição do meio-dia confirma a tendência de vazante observada desde as primeiras horas do dia. Às 5h20, o rio estava em 13,18 metros, baixando para 12,98 metros às 9h, até atingir o nível registrado ao meio-dia.
Ainda segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas, com índice pluviométrico de 0,00 mm. A cota de transbordo segue estabelecida em 14 metros.
Comentários
Acre
Rio Branco terá 5 dias de folia; veja programação do Carnaval 2026
O Carnaval 2026 de Rio Branco terá cinco dias de programação intensa, reunindo atrações musicais, concursos tradicionais e atividades voltadas a diferentes públicos. Sob o tema “Rio Branco Folia – Tradição e Alegria”, o evento acontece entre os dias 13 e 17 de fevereiro, com apresentações que se estendem do fim da tarde até a madrugada.
O evento é promovido pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Tecnologia e Turismo (SDTI), em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Sapezal (Acisa).
A abertura oficial ocorre na sexta-feira (13), com programação a partir das 18h. A noite contará com apresentação do DJ Malvadeza, seguida da Escolha das Realezas do Carnaval, que define o Rei Momo e a Rainha da festa. O palco principal recebe ainda Álamo Kário e Banda, DJ Júlio, Ferdiney Rios e, encerrando a primeira noite, Eduardo Casseb.

No sábado (14), o segundo dia do Rio Branco Folia começa às 18h com DJ Black. Entre os destaques está a Escolha das Realezas LGBTQIA+, com a eleição da Rainha Trans e da Rainha Gay. A programação segue com Cobras Dance, Banda Pegada de Luxo, DJ Brayan, Banda Sandra Melo e Banda Mug’s II, que encerra a noite já na madrugada.

O domingo (15) é marcado por uma programação diversificada e inclusiva, iniciando às 16h com DJ Patrick. O dia é dedicado ao Carnaval das Crianças, Idosos e Cadeirantes, com apresentações de Ricardo Morais, Negão e os Bonecos e Som dos Clarins. O público também acompanha o desfile de blocos carnavalescos, com o Urubu Cheiroso, além de atrações como DJ Pedrinho do Pânico, HG Folia, DJ Felipe de Paula, Carlinhos Bahia e Banda e Trio Furacão.

Na segunda-feira (16), a programação começa às 18h com DJ Cesinha e segue com o Concurso de Blocos Carnavalescos, reunindo agremiações como Unidos do Fuxico, Sambase e 6 de +. A noite continua com Banda Arregaça Aê, DJ Kaique, Elias Sarkis, Levada do Gueto e Axé Rio, que encerra o quarto dia da festa.

O encerramento do Carnaval acontece na terça-feira (17), com atividades a partir das 16h. A programação inclui DJ Euller, o Concurso de Blocos de Sujo, com Ivan de Carvalho, além do Carnaval das Crianças, Idosos e Cadeirantes, com apresentações de Negão e os Bonecos e Forró Pé de Serra. A noite segue com Origem Nordestina, Banda Mug’s II, DJ Roney Mattos, Banda Hits e Banda Pegada Prime, que fecha oficialmente o Rio Branco Folia 2026.





Você precisa fazer login para comentar.