Conecte-se conosco

Acre

Restaurante Popular: alimentação de qualidade e dignidade para os acolhidos pela enchente

Publicado

em

São entregues, em média, mais de 2 mil refeições, produzidas na hora, todos os dias (Foto: Assecom)

Dignidade é o que a Prefeitura de Rio Branco assegura aos desabrigados pela enchente, por meio do intenso trabalho realizado pelo Restaurante Popular para garantir alimentação diária nos 10 abrigos instalados nas escolas municipais. Entre almoço e jantar, são entregues em média, mais de 2 mil refeições, produzidas na hora, todos os dias.

Desde 23 de março, quando a repentina elevação do nível do Rio Acre desabrigou centenas de pessoas, a orientação do prefeito Tião Bocalom, foi imediatamente, suspender as atividades normais do restaurante para priorizar o atendimento nos abrigos do município.

A partir de então a rotina da unidade mudou. Mal amanhece, às 6h, e os primeiros integrantes da equipe responsável pela cozinha já começam a chegar para higienizar o espaço e organizar os insumos e itens que serão utilizados para a produção do almoço. Aos poucos, outros funcionários vão se juntando ao grupo.

No total, 24 dedicados profissionais, trabalhando devidamente protegidos com luvas, máscaras e toucas, participam de todo o processo, desde a limpeza do local até a embalagem. Para ter acesso ao ambiente da cozinha, é obrigatório utilizar adequadamente todos os equipamentos de proteção.

Para garantir refeições saudáveis, balanceadas e originadas em processos seguros, a preparação é acompanhada de perto pelos nutricionistas, Sergiane Costa e André Cavalcante.

A nutricionista, que também é chefe da Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), explica que as refeições são feitas com o máximo de cuidado para que a comida seja nutritiva, garantindo segurança alimentar aos acolhidos.

“Independente do momento, o padrão de produção do Restaurante Popular sempre preza pelos detalhes em relação à segurança alimentar e qualidade. Estamos preparando mais de 400 quilos de carne por dia e isso exige muita atenção durante todo o processo. Estamos servindo uma refeição completa, nutritiva e feita na hora, bem temperada, com legumes e verduras”, afirma.

No cardápio a proteína pode ser: assado de panela, frango desfiado, frango assado, isca de carne ou carne moída. Os acompanhamentos são arroz e feijão, ou baião de dois, macarrão, farofa, legumes, e salada fresca.

De acordo com o nutricionista André Cavalcante, o processo de preparação das refeições é organizado em etapas, seguindo rigorosas normas.

“O tempo médio de preparação é entre 2 e 3 horas, tanto no almoço, como no jantar. É uma comida fresca e produzida dentro dos padrões de higiene necessários para uma produção alimentar em alta escala”, garante.

Após o preparo, as refeições são cuidadosamente embaladas e separadas em isopor higienizado. Em seguida, são colocadas em um caminhão próprio para transporte de alimentos, equipado com baú térmico. Em pouco tempo, todas as refeições preparadas para o almoço, são distribuídas.

Na parte da tarde, após a pausa para o almoço e um rápido descanso da equipe, todo o processo é repetido para que o jantar seja servido no horário determinado.

Refeições são colocadas em caminhão próprio para transporte de alimentos, equipado com baú térmico (Foto: Assecom)

Sergiane, conta ainda, que não é fácil cumprir todos os dias o planejamento e entregar as refeições no horário. Ela reitera que, apesar dos imprevistos que atrapalham a logística, o balanço é positivo e, salvo poucos incidentes, a alimentação está sendo distribuída dentro do prazo.

“Apesar de trabalhar na capacidade máxima, nós não podemos atrasar. Até o momento, alguns incidentes de atraso, que geram questionamentos pontuais, devido aumento imediato da demanda. Isso pode ocorrer, pois as nossas refeições são feitas na hora para não correr nenhum risco de contaminação e até agora temos obtido sucesso nisso”, completa a nutricionista.

Além das pessoas acolhidas nos abrigos das escolas municipais, também estão sendo beneficiados com a alimentação do restaurante popular, funcionários da prefeitura que atuam na linha de frente da alagação, e acolhidos pela sociedade civil ou por entidades sociais.

Vivendo no abrigo instalado na escola municipal Jorge Félix Lavocart, o desempregado Wesley Santos, morador do bairro Adalberto Aragão, afirma que a refeição atende sua expectativa.

“Estou gostando da refeição que estão servindo aqui. Já atrasou algumas vezes no almoço, mas na janta não. O importante é estar bem alimentado para quando voltar pra nossas casas, tentar recomeçar a vida”, disse.

A aposentada Maria Nájila, acolhida junto com sua família na escola Maria Lúcia Moura Marim, localizada no bairro Morada do Sol, agradeceu pela refeição que está sendo servida no local.

“Sou muito agradecida por essa alimentação que está chegando pra nós, para meus filhos, apesar de não ser a minha comida, não podemos reclamar. Nem sempre é a opção que a gente gosta, mas na minha casa também é assim”, disse.

O diretor de Assistência Social da SASDH, Jeferson Barroso, fez questão de elogiar a equipe que está totalmente empenhada em cumprir as demandas de segurança alimentar e nutricional durante a alagação.

“A equipe do restaurante popular é muito qualificada e dedicada. Toda a logística de preparação e de distribuição foi planejada para que a refeição seja entregue rapidamente no local indicado e consumida, logo após o preparo, ainda quentinha e saborosa”, garante.

Horário determinado para a entrega das refeições:

Almoço: Entre 11:00 e 12:30.

Jantar: Entre 17:00 e 19:00.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Brasileia lidera realização de eletrocardiogramas no Acre e se destaca em cuidado preventivo

Publicado

em

O município de Brasileia alcançou destaque na área da saúde pública ao registrar a maior taxa de realização de eletrocardiogramas (ECG) entre todos os municípios do Acre. Os dados foram apresentados pelo Núcleo de Telessaúde do Estado durante reunião virtual realizada nesta terça-feira (20), mostrando o avanço das ações de diagnóstico e prevenção de doenças cardiovasculares no município.

De acordo com o levantamento, Brasileia atingiu a marca de 119,8 eletrocardiogramas por mil habitantes, resultado da realização de 3.357 exames ao longo de 2025.

Os procedimentos são ofertados tanto nas unidades de saúde de referência do município quanto no Hospital Regional do Alto Acre, garantindo amplo acesso à população.

Fotos: Secom/Prefeitura de Brasileia

O prefeito Carlinhos do Pelado destacou que o resultado é fruto de planejamento, investimentos e compromisso com a saúde da população. “Esse número mostra que estamos no caminho certo junto ao governo do Estado. Investir em prevenção salva-vidas e reduz a necessidade de tratamentos mais complexos no futuro. Nossa gestão tem trabalhado muito para garantir que os serviços cheguem a quem mais precisa, com qualidade e eficiência”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Francélio Barbosa, ressaltou que a Secretaria vem intensificando a realização dos exames, inclusive em regiões de difícil acesso. “Temos ampliado a oferta de eletrocardiogramas não apenas na zona urbana, mas também na zona rural, levando esse serviço essencial as comunidades mais distantes. O Telessaúde tem sido um grande aliado nesse processo, permitindo diagnósticos mais rápidos e seguros”, explicou.

O Programa Telessaúde Acre foi criado com a missão de fortalecer a Atenção Primária à Saúde no estado, oferecendo suporte clínico-assistencial e educação permanente aos profissionais da área. Por meio da tecnologia, exames como o eletrocardiograma podem ser realizados nos municípios e analisados por especialistas, agilizando diagnósticos e condutas médicas.

Fotos: Secom/Prefeitura de Brasileia

O eletrocardiograma é um exame simples, rápido e indolor, que registra a atividade elétrica do coração em forma de gráfico. Ele é fundamental para avaliar o ritmo e os batimentos cardíacos, além de detectar problemas como arritmias, infartos, isquemias, aumento das câmaras cardíacas e distúrbios na condução elétrica.

Mesmo em pacientes sem sintomas, o ECG é uma ferramenta essencial para o diagnóstico e o acompanhamento de diversas doenças cardiovasculares.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre mantém nível acima da cota de transbordo às 9h desta quarta

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

O Rio Acre em Rio Branco registrou às 9h desta quarta-feira, 21, um nível de 14,36 metros, mantendo-se acima da cota de transbordo, que é de 14 metros, segundo o Boletim da Defesa Civil.

O boletim aponta que nas últimas 24 horas choveu 47,6 mm na capital acreana, e a cota de alerta está fixada em 13,50 metros

O nível do rio já apresentava 14,29 metros às 5h19, e a tendência, até o momento, é de leve elevação, reforçando a necessidade de atenção às famílias que residem em áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura decreta nomeação de aprovados em concursos de 2019 e 2024

Publicado

em

Foto: Secom

A Prefeitura de Rio Branco publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (21) dois decretos que tratam da nomeação e posse de candidatos aprovados em concursos públicos municipais, referentes aos certames de 2019 e 2024.

Por meio do Decreto nº 78, de 20 de janeiro de 2026, o prefeito Tião Bocalom nomeou uma candidata aprovada no Concurso Público nº 001/2019, destinado ao provimento de cargos efetivos da Prefeitura de Rio Branco. A nomeação considera a homologação do concurso em janeiro de 2020 e decisão administrativa que autorizou a entrega de documentação fora do prazo, após parecer favorável da Procuradoria-Geral do Município, reconhecendo motivo justificável apresentado pela candidata.

Conforme o Anexo I do decreto, a nomeada é Géssica Shewane Souza de Melo, classificada na 373ª colocação, para o cargo de Professora da Educação Infantil (Pré-Escola), na Secretaria Municipal de Educação (Seme).

A candidata deverá comparecer à Junta Médica do Município, localizada na Rua Alvorada, nº 281, bairro Bosque, das 13h às 17h, para orientações sobre os exames admissionais. Após a homologação médica, deverá apresentar a documentação exigida na Secretaria Municipal de Gestão Administrativa, no mesmo endereço, das 8h às 14h, em dias úteis.

O prazo para cumprimento das etapas é de 30 dias, prorrogável por igual período, contados a partir da data de publicação do decreto. O não cumprimento acarretará a perda da nomeação.

Já o Decreto nº 81, também de 20 de janeiro de 2026, trata da posse e exercício de candidato aprovado no Concurso Público nº 001/2024/PMRB, homologado em maio de 2024.

O candidato empossado é Mateus Cavalcante dos Santos Filho, classificado em 4º lugar, para o cargo de Analista de Suporte – Especialização em Segurança da Informação, na modalidade de ampla concorrência.

O decreto determina que o candidato compareça ao Gabinete da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa, na Rua Alvorada, nº 281, bairro Bosque, no dia 21 de janeiro de 2026, às 8h, para assinatura do Termo de Posse. A posse e o início do exercício ocorrem no mesmo dia, conforme prevê a legislação municipal e o edital do concurso.

Comentários

Continue lendo