fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Restaurante Popular: alimentação de qualidade e dignidade para os acolhidos pela enchente

Publicado

em

São entregues, em média, mais de 2 mil refeições, produzidas na hora, todos os dias (Foto: Assecom)

Dignidade é o que a Prefeitura de Rio Branco assegura aos desabrigados pela enchente, por meio do intenso trabalho realizado pelo Restaurante Popular para garantir alimentação diária nos 10 abrigos instalados nas escolas municipais. Entre almoço e jantar, são entregues em média, mais de 2 mil refeições, produzidas na hora, todos os dias.

Desde 23 de março, quando a repentina elevação do nível do Rio Acre desabrigou centenas de pessoas, a orientação do prefeito Tião Bocalom, foi imediatamente, suspender as atividades normais do restaurante para priorizar o atendimento nos abrigos do município.

A partir de então a rotina da unidade mudou. Mal amanhece, às 6h, e os primeiros integrantes da equipe responsável pela cozinha já começam a chegar para higienizar o espaço e organizar os insumos e itens que serão utilizados para a produção do almoço. Aos poucos, outros funcionários vão se juntando ao grupo.

No total, 24 dedicados profissionais, trabalhando devidamente protegidos com luvas, máscaras e toucas, participam de todo o processo, desde a limpeza do local até a embalagem. Para ter acesso ao ambiente da cozinha, é obrigatório utilizar adequadamente todos os equipamentos de proteção.

Para garantir refeições saudáveis, balanceadas e originadas em processos seguros, a preparação é acompanhada de perto pelos nutricionistas, Sergiane Costa e André Cavalcante.

A nutricionista, que também é chefe da Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), explica que as refeições são feitas com o máximo de cuidado para que a comida seja nutritiva, garantindo segurança alimentar aos acolhidos.

“Independente do momento, o padrão de produção do Restaurante Popular sempre preza pelos detalhes em relação à segurança alimentar e qualidade. Estamos preparando mais de 400 quilos de carne por dia e isso exige muita atenção durante todo o processo. Estamos servindo uma refeição completa, nutritiva e feita na hora, bem temperada, com legumes e verduras”, afirma.

No cardápio a proteína pode ser: assado de panela, frango desfiado, frango assado, isca de carne ou carne moída. Os acompanhamentos são arroz e feijão, ou baião de dois, macarrão, farofa, legumes, e salada fresca.

De acordo com o nutricionista André Cavalcante, o processo de preparação das refeições é organizado em etapas, seguindo rigorosas normas.

“O tempo médio de preparação é entre 2 e 3 horas, tanto no almoço, como no jantar. É uma comida fresca e produzida dentro dos padrões de higiene necessários para uma produção alimentar em alta escala”, garante.

Após o preparo, as refeições são cuidadosamente embaladas e separadas em isopor higienizado. Em seguida, são colocadas em um caminhão próprio para transporte de alimentos, equipado com baú térmico. Em pouco tempo, todas as refeições preparadas para o almoço, são distribuídas.

Na parte da tarde, após a pausa para o almoço e um rápido descanso da equipe, todo o processo é repetido para que o jantar seja servido no horário determinado.

Refeições são colocadas em caminhão próprio para transporte de alimentos, equipado com baú térmico (Foto: Assecom)

Sergiane, conta ainda, que não é fácil cumprir todos os dias o planejamento e entregar as refeições no horário. Ela reitera que, apesar dos imprevistos que atrapalham a logística, o balanço é positivo e, salvo poucos incidentes, a alimentação está sendo distribuída dentro do prazo.

“Apesar de trabalhar na capacidade máxima, nós não podemos atrasar. Até o momento, alguns incidentes de atraso, que geram questionamentos pontuais, devido aumento imediato da demanda. Isso pode ocorrer, pois as nossas refeições são feitas na hora para não correr nenhum risco de contaminação e até agora temos obtido sucesso nisso”, completa a nutricionista.

Além das pessoas acolhidas nos abrigos das escolas municipais, também estão sendo beneficiados com a alimentação do restaurante popular, funcionários da prefeitura que atuam na linha de frente da alagação, e acolhidos pela sociedade civil ou por entidades sociais.

Vivendo no abrigo instalado na escola municipal Jorge Félix Lavocart, o desempregado Wesley Santos, morador do bairro Adalberto Aragão, afirma que a refeição atende sua expectativa.

“Estou gostando da refeição que estão servindo aqui. Já atrasou algumas vezes no almoço, mas na janta não. O importante é estar bem alimentado para quando voltar pra nossas casas, tentar recomeçar a vida”, disse.

A aposentada Maria Nájila, acolhida junto com sua família na escola Maria Lúcia Moura Marim, localizada no bairro Morada do Sol, agradeceu pela refeição que está sendo servida no local.

“Sou muito agradecida por essa alimentação que está chegando pra nós, para meus filhos, apesar de não ser a minha comida, não podemos reclamar. Nem sempre é a opção que a gente gosta, mas na minha casa também é assim”, disse.

O diretor de Assistência Social da SASDH, Jeferson Barroso, fez questão de elogiar a equipe que está totalmente empenhada em cumprir as demandas de segurança alimentar e nutricional durante a alagação.

“A equipe do restaurante popular é muito qualificada e dedicada. Toda a logística de preparação e de distribuição foi planejada para que a refeição seja entregue rapidamente no local indicado e consumida, logo após o preparo, ainda quentinha e saborosa”, garante.

Horário determinado para a entrega das refeições:

Almoço: Entre 11:00 e 12:30.

Jantar: Entre 17:00 e 19:00.

Comentários

Continue lendo

Acre

Brasiléia expande cobertura de saúde com ações itinerantes para moradores do Km 75

Publicado

em

Neste sábado, 25, o programa Mais Saúde em Ação, uma iniciativa da Prefeitura de Brasiléia por meio da Secretaria Municipal de Saúde, levou uma série de atendimentos médicos, vacinas e exames aos moradores da comunidade do quilômetro 75. O programa tem como objetivo principal aproximar os serviços de saúde da população, especialmente nas comunidades mais afastadas do centro urbano.

Os moradores tiveram acesso a uma ampla gama de serviços, incluindo consultas médicas e odontológicas, testes rápidos para HIV, sífilis, hepatite B e C, além de testes para Covid-19. Foram administradas vacinas de rotina, como as contra influenza e Covid-19, e houve também a dispensação de medicamentos. As mulheres da comunidade puderam realizar o exame de prevenção do câncer no colo do útero (PCCU).

Além dos serviços de saúde, a comunidade do Km 75 contou com o atendimento do programa Bolsa Família e o programa Criança Feliz, que também prestaram assistência aos moradores. A ação contou com a presença do secretário adjunto de Saúde, Claudemir Batista, da secretária de Assistência Social, Arlete Amaral, e das equipes dos programas Criança Feliz, Bolsa Família, Assistência Social e Saúde, que ofereceram todo o suporte necessário.

Essa iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Brasiléia com a promoção da saúde e bem-estar das comunidades mais distantes, garantindo que todos tenham acesso aos cuidados essenciais e à assistência social de qualidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Epitaciolândia inaugura escola Escola Pequeno Príncipe modernizada com melhorias para alunos e professores

Publicado

em

Como parte das comemorações dos 32 anos de emancipação político-administrativa de Epitaciolândia, o prefeito Sérgio Lopes, junto ao secretário de Educação Raimundo Nonato Gondim, inaugurou na manhã desta sexta-feira, 24, a reforma, ampliação e readequação da escola infantil Pequeno Príncipe. A instituição passou por uma profunda mudança, alinhando-se aos parâmetros modernos de conforto e funcionalidade para alunos, professores e servidores.

Com um investimento de aproximadamente R$ 300 mil, provenientes de recursos próprios, a escola foi completamente reformada para melhorar as condições de aprendizado. Entre as melhorias, destaca-se a instalação de uma cobertura metálica na parte frontal do prédio, protegendo os alunos do sol e da chuva. Uma nova calçada foi construída para garantir maior segurança no acesso à escola, e foram instaladas portas de vidro e grades, além da troca de toda a iluminação.

A escola também foi totalmente climatizada, com ar-condicionado nas salas de aula, refeitório e cozinha. Para completar, um novo parquinho foi instalado, proporcionando um espaço de lazer para os alunos durante o recreio. As reformas visam oferecer um ambiente mais adequado e seguro para a comunidade escolar, refletindo o compromisso da gestão municipal com a educação de qualidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Rueda participou de evento Bocalom/Alysson e celebra contribuição do União Brasil: “Estamos oferecendo o melhor”

Publicado

em

O presidente da executiva municipal do União Brasil e secretário de Estado Fábio Rueda marcou presença no evento do Progressistas que deu mais um passo à concretização da aliança que apresenta como pré-candidatos o prefeito Tião Bocalom — postulante à reeleição — o secretário de Governo Alysson Bestene como pré-candidato a vice-prefeito de Rio Branco.

O União Brasil, sob a presidência de Rueda na executiva municipal, foi um dos atores responsáveis pela construção dessa aliança, com a indicação de Alysson como pré-candidato à vice-prefeitura. Para Fábio, essa é a melhor construção apresentada à população da capital nestas eleições.

“Estou muito feliz por entregarmos o que há de melhor para a população da nossa capital. Cheguei ao nosso estado no final de 2010, para suprir uma carência desse estado, as cirurgias cardíacas. Era apenas um jovem médico, com sonhos. Nesse tempo, nunca me interessei de fato pela política. Só nos últimos dois anos que me propus a ingressar nessa área para ajudar ainda mais as pessoas, e é com muita alegria que estou aqui”.

Sob aplausos da militância, Fábio lembrou que temas como meio ambiente não são pauta de esquerda, e que “nós precisamos defender o meio ambiente sem atingir quem está numa condição de miserabilidade”. E completa: “Essa não é somente uma oportunidade, é uma obrigação: entregar o que há de melhor à nossa população. Defendendo nossas pessoas, nossos valores e melhorando cada vez mais”.

Comentários

Continue lendo