fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Médicos e enfermeiros do Estado recebem capacitação sobre leptospirose

Publicado

em

Profissionais que atuam nas Unidades de Pronto Atendimentos (Upas) e Pronto-Socorro de Rio Branco participaram da capacitação. Foto: Odair Leal/Sesacre.

Com a diminuição do nível das ‎águas nas áreas alagadas, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) está se preparando para um possível aumento de casos de doenças de veiculação hídrica (síndrome diarreica, leptospirose, entre outras).

Por isso, nesta quinta-feira, 6, médicos e enfermeiros classificadores que atuam em unidades de saúde do Estado participaram de uma capacitação sobre leptospirose no auditório do Pronto-Socorro de Rio Branco.

Promovida pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) e pela Diretoria de Gerenciamentos de Unidades Próprias (DGUP), a capacitação tem por objetivo debater e atualizar os profissionais sobre o manejo clínico, diagnóstico, sinais e sintomas da doença.

Coordenador do Coes, Edvan Meneses. Foto: Odair Leal/Sesacre.

“Esse período que estamos entrando agora, de vazante do rio e de pós-cheia, a leptospirose, arboviroses, síndromes diarreicas e dermatite são algumas das doenças que, pelo histórico, vão mais aparecer. Então, são patologias que serão abordadas em capacitações para relembrarmos algumas coisas”, disse o coordenador do Coes, Edvan Meneses.

De acordo com a infectologista, Irenilce de Matos, é justamente quando voltam para as casas para realizar a limpeza e entram em contato com a lama, deixada pela enchente, que as pessoas ficam mais suscetíveis a adquirir a leptospirose, por exemplo. Dez a quinze por cento dos casos evoluem para gravidade.

Médica infectologista, Irenilce de Matos. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Querendo ou não os sintomas são muito parecidos com outras doenças que também são comuns nessa época. De início podem sentir febre, dor retro-ocular, mialgia intensa e falta de apetite. Passados os dias, em alguns casos, esse paciente pode evoluir com sinais de alarme com náusea, vômito, dor abdominal, icterícia, o olho vermelho e a diminuição da diurese”, explicou a infectologista.

O enfermeiro atua na classificação de risco das Upas da Sobral e do 2º Distrito. Foto: Odair Leal/Sesacre

Para o enfermeiro, Jozadaque Bezerra, a iniciativa é imprescindível para manter os profissionais atentos. “É importante qualificar quem está na ponta. Eu, enquanto enfermeiro classificador de risco me sinto mais preparado, quando passo por momentos como esse. Quando o profissional já tem uma preparação, isso vai norteá-lo, até mesmo, numa tomada de decisão mais rápida”, declarou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Secretaria de Saúde repassa novos materiais à Fundhacre para fortalecimento de ações

Publicado

em

Por

Em mais uma demonstração da dedicação do governo do Acre à melhoria da qualidade dos serviços de saúde, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) repassou, nesta semana, à Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), novos materiais, com o objetivo de fortalecer as ações desenvolvidas no complexo hospitalar.

Insumos são indispensáveis aos atendimentos diários oferecidos na unidade. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Entre os itens recebidos estão tubos para traqueostomia, agulhas para biópsia, luvas descartáveis e cirúrgicas, espéculos vaginais, lençóis descartáveis, máscaras KM95, aventais descartáveis, álcool e cateteres, entre outros. Os insumos são indispensáveis nos atendimentos diários ofertados na unidade.

Wanderson Bragança, diretor executivo, administrativo e financeiro da Fundhacre, reforça que o apoio é fundamental para a melhoria dos serviços prestados. “Cada dia mais, estamos fortalecendo essa parceria com a Sesacre em prol da nossa população. Esses materiais já estão disponíveis para uso dos nossos profissionais e não temos dúvida de que serão fundamentais no dia a dia do complexo hospitalar”, ponderou.

Insumos são indispensáveis nos atendimentos diários ofertados na unidade.. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Investimento contínuo

Desde abril, a Fundhacre vem passando por uma série de melhorias, por meio de investimentos do governo do Estado, otimizando os recursos já existentes na unidade. O fator ocasionou a ampliação da oferta de leitos e a reforma da ala de UTI, que está em andamento, entre outros avanços.

Duas salas cirúrgicas que estavam fechadas também foram reabertas, a partir do repasse superior a R$ 635 mil em equipamentos entregues pelo governo, por meio da Sesacre. Dessa forma, a assistência aos pacientes, bem como a melhoria do ambiente de trabalho aos servidores, têm sido aprimoradas.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo prorroga inscrições para o concurso público do Detran

Publicado

em

Por

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), prorrogou o período de inscrições para o concurso público, conforme o Edital de Abertura 001/2024 – Sead/Detran, de 8 de abril de 2024. 

Os candidatos interessados agora têm até as 14h do dia 5 de junho de 2024 para realizar a inscrição, respeitando o horário de Brasília (DF). Essa prorrogação também se aplica às inscrições presenciais nos postos designados pelo edital, que estarão disponíveis até a data mencionada. Confira os locais: Edital de Abertura.pdf

Além disso, o pagamento do boleto bancário para a inscrição deve ser efetuado até o dia 5 de junho de 2024, conforme o horário bancário.

O edital de deferimento das solicitações de inscrição será publicado no site do Instituto AOCP na data provável de 10 de junho de 2024. Caso a inscrição seja indeferida, o candidato poderá interpor recurso no prazo máximo de dois dias úteis, ou seja, das 0h do dia 11 de junho de 2024 até as 23h59min do dia 12 de junho de 2024, seguindo o horário de Brasília (DF).

Em caso de dúvidas, o Instituto AOCP pode ser contatado pelo telefone (44) 3013-4900, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (horário de Brasília), ou pelo site.

Confira o edital de prorrogação completo: Edital nº 005 – DETRAN – Prorrogação das inscrições – 23-05-2024.pdf

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Secretaria de Obras avança com instalações internas na reforma do Hospital João Câncio Fernandes

Publicado

em

Por

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), inspecionou nesta quinta-feira, 23, as obras de reforma do Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira.  A intervenção, que é efetuada em parceria com a pasta estadual da Saúde (Sesacre), avançou com as instalações internas primordiais, para o pleno funcionamento do prédio.

Fiscal de obras Raissa Silva verifica o projeto e acompanha a execução dos serviços. Foto: Camila Gomes/Seop

De acordo com a fiscal Raissa da Silva, a equipe de Engenharia da Seop acompanha diariamente a evolução da obra, que entrará na fase de acabamento, com os serviços gerais e de pintura, após a conclusão do piso e do forro.

A engenheira informa que, entre os serviços internos executados, foi concluída a infraestrutura do sistema elétrico e das redes lógica e de quadros de comando e, no momento, estão sendo realizadas as instalações elétricas e trabalhado o sistema de renovação do ar. Foram instaladas também as esquadrias e as portas, avançando na execução do piso monolítico e revestimentos das paredes. Na área da fachada, está em fase de conclusão toda a área de descarga, que vai receber os alimentos da parte das enfermarias.

“Além disso, avançamos com a conclusão da rede hidráulica e de esgoto, e já está sendo concluída a parte de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas [SPDA], bem como providenciamos os materiais para a instalação da rede de incêndio, visando executar o forro”, relata.

Diversos setores do hospital passam por intervenção, visando oferecer uma estrutura adequada aos usuários do serviço. Foto: Camila Gomes/Seop

O gestor da Seop, Ítalo Lopes, ressaltou que o Estado tem como prioridade fortalecer a Saúde em todos os municípios. “É uma determinação do governador Gladson Cameli que as estruturas prediais hospitalares do Estado estejam em condições dignas para receber a população. A Seop e a Sesacre trabalham juntas para que, em breve, este hospital proporcione qualidade no atendimento às pessoas que mais precisam, dos municípios da região. Um ambiente com estrutura adequada, funcional e confortável contribui para a eficiência do serviço”, frisa o gestor.

Além de melhorar a estrutura da Saúde para população, as obras no hospital beneficiam os operários da construção civil, a partir da geração de trabalho e renda. Foto: Camila Gomes/Seop

O muro divisório do hospital com o Ministério Público também já está sendo construído. Em um momento da obra de reforma, foi necessário demoli-lo, para a continuidade da execução dos serviços.

Execução do muro entre o hospital e o MP/AC. Foto: Camila Gomes/Seop

Os investimentos para reforma e ampliação do Hospital João Câncio Fernandes giram em torno de R$ 12 milhões, provenientes de recursos próprios do Estado e de emenda parlamentar do então deputado federal e atual senador Alan Rick.

A unidade hospitalar será uma referência para a Regional do Purus, ao garantir à população e aos servidores uma estrutura de qualidade, que contará com centro cirúrgico, raio-x, setor administrativo, sala de estabilização de pacientes, consultórios médicos e um total de 50 leitos de enfermaria.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo