fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Médicos e enfermeiros do Estado recebem capacitação sobre leptospirose

Publicado

em

Profissionais que atuam nas Unidades de Pronto Atendimentos (Upas) e Pronto-Socorro de Rio Branco participaram da capacitação. Foto: Odair Leal/Sesacre.

Com a diminuição do nível das ‎águas nas áreas alagadas, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) está se preparando para um possível aumento de casos de doenças de veiculação hídrica (síndrome diarreica, leptospirose, entre outras).

Por isso, nesta quinta-feira, 6, médicos e enfermeiros classificadores que atuam em unidades de saúde do Estado participaram de uma capacitação sobre leptospirose no auditório do Pronto-Socorro de Rio Branco.

Promovida pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) e pela Diretoria de Gerenciamentos de Unidades Próprias (DGUP), a capacitação tem por objetivo debater e atualizar os profissionais sobre o manejo clínico, diagnóstico, sinais e sintomas da doença.

Coordenador do Coes, Edvan Meneses. Foto: Odair Leal/Sesacre.

“Esse período que estamos entrando agora, de vazante do rio e de pós-cheia, a leptospirose, arboviroses, síndromes diarreicas e dermatite são algumas das doenças que, pelo histórico, vão mais aparecer. Então, são patologias que serão abordadas em capacitações para relembrarmos algumas coisas”, disse o coordenador do Coes, Edvan Meneses.

De acordo com a infectologista, Irenilce de Matos, é justamente quando voltam para as casas para realizar a limpeza e entram em contato com a lama, deixada pela enchente, que as pessoas ficam mais suscetíveis a adquirir a leptospirose, por exemplo. Dez a quinze por cento dos casos evoluem para gravidade.

Médica infectologista, Irenilce de Matos. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Querendo ou não os sintomas são muito parecidos com outras doenças que também são comuns nessa época. De início podem sentir febre, dor retro-ocular, mialgia intensa e falta de apetite. Passados os dias, em alguns casos, esse paciente pode evoluir com sinais de alarme com náusea, vômito, dor abdominal, icterícia, o olho vermelho e a diminuição da diurese”, explicou a infectologista.

O enfermeiro atua na classificação de risco das Upas da Sobral e do 2º Distrito. Foto: Odair Leal/Sesacre

Para o enfermeiro, Jozadaque Bezerra, a iniciativa é imprescindível para manter os profissionais atentos. “É importante qualificar quem está na ponta. Eu, enquanto enfermeiro classificador de risco me sinto mais preparado, quando passo por momentos como esse. Quando o profissional já tem uma preparação, isso vai norteá-lo, até mesmo, numa tomada de decisão mais rápida”, declarou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Secretaria Municipal de Saúde de Epitaciolândia juntamente com o COREN promovem café da manhã em alusão a semana da enfermagem

Publicado

em

Em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado no último dia 12 de maio, e ao Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem, celebrado no próximo dia 20, a Secretaria Municipal de Saúde de Epitaciolândia através do COREN-Acre em nome do Presidente, Adailton Cruz, realizaram uma Atividade em comemoração a Semana da Enfermagem e promoveram um café da manhã em alusão a “Semana da Enfermagem”, na manhã desta quarta-feira (15).

O café da manhã especial aconteceu na sede da Secretaria de saúde e Contou com a presença do prefeito Sérgio Lopes acompanhado da Secretária Municipal,de Saúde Jessica Morais, coordenadores, enfermeiros, técnicos em enfermagem, ACSs, Agentes de Combate a endemias e servidores.

Na ocasião o prefeito Sérgio Lopes recebeu a homenagem em nome de toda a Classe, pela valorização e por ter sido o primeiro prefeito a pagar o piso a Classe no Estado do Acre e toda região norte. Foram homenageados também a Enfermeira Solange e a Técnica de enfermagem Fátima, representando toda a Classe da Enfermagem por mais de 10 anos que exercem a Profissão da Enfermagem no Município.

O prefeito ressaltou a importância dos serviços de enfermagem para a população em geral.

“Certamente, a enfermagem é uma força para a saúde pública em Epitaciolândia. Parabéns a todos os profissionais do setor, pela dedicação ao trabalho. Vocês fazem a diferença”, pontuou o prefeito Sérgio Lopes.

Comentários

Continue lendo

Acre

Na Aleac, assistentes sociais reivindicam regulamentação das 30 Horas

Publicado

em

Por

Após o Grande Expediente desta quarta-feira (15), a presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputada Maria Antônia, (Progressistas), suspendeu a sessão para receber um grupo de assistentes sociais que ocupava a galeria Marina Silva. Na pauta, a reivindicação pela regulamentação das 30 horas de trabalho da categoria.

Na oportunidade, a assistente social, Liliane Moura, ressaltou a importância do trabalho desses profissionais na transformação social, dando voz aos mais vulneráveis. Ela citou a Lei nº 2317, promulgada em 2010, como base legal para a reivindicação das 30 horas de trabalho.

“Agradeço aos deputados pelo espaço concedido. Nós estamos aqui para pedir o apoio dessa Casa de Leis, para pedir o apoio do governo do Estado, para regulamentar as nossas 30 horas, uma vez que nós trabalhamos com a população mais vulnerável, ouvimos, acolhemos, trazemos as necessidades, a demanda para o Estado, para que o Estado trabalhe, os direitos, a cidadania, a transformação social”, enfatizou Liliane.

A assistente social também expressou gratidão ao deputado Arlenilson Cunha (PL), pelo apoio e sensibilidade à causa. “É uma fala breve, primeiro de gratidão, especialmente ao deputado Arlenilson Cunha, por ter se sensibilizado, por conhecer o nosso trabalho. Muito obrigada,” concluiu.

Em seguida, Tarcísia Medeiros, conselheira-presidente do Centro de Referência da Assistência Social do Acre (CrasAcre), reforçou a importância da luta pela jornada de trabalho de 30 horas para os assistentes sociais do estado do Acre.

Com uma trajetória que remonta a 2010, a batalha por melhores condições laborais e qualidade de vida ganha destaque no Dia do Assistente Social, celebrado em 15 de maio. “É uma luta que permeia a categoria, visando não apenas o ambiente de trabalho, mas também a saúde e o bem-estar desses profissionais tão essenciais para a assistência social”, enfatizou Medeiros.

Ela também ressaltou a sobrecarga enfrentada pelos assistentes sociais, cujo trabalho com questões sociais complexas frequentemente resulta em adoecimento. Para Medeiros, a implementação das 30 horas se torna não apenas uma demanda legítima, mas uma necessidade premente.

“Neste sentido, conclamo aqui as autoridades a agirem em consonância com a legislação nacional e garantirem o direito dos profissionais da assistência social do Acre, em todos os municípios, a uma jornada de trabalho condizente com suas necessidades e bem-estar”, complementou.

Vale destacar que mais cedo, o deputado Arlenilson Cunha (PL), apresentou uma indicação que propõe um anteprojeto de lei para regulamentar a carga horária de trabalho dos assistentes sociais. Ele explicou: “Hoje, nesse dia especial, eu trago aqui essa indicação que visa regulamentar 30 horas dos assistentes sociais do nosso estado”, disse. Cunha justificou a necessidade dessa regulamentação, apontando para a disparidade na carga horária entre diferentes setores e municípios.

Após os discursos das assistentes sociais, a deputada Maria Antônia, se solidarizou com a causa e se comprometeu a encaminhar a demanda para a devida discussão na Casa. Os assistentes sociais deixaram a galeria com esperança de que sua causa seja ouvida e atendida.

Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac

Fotos: Ismael Medeiros

Fonte: Assembleia Legislativa do AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo publica nova convocação de processo seletivo da Educação

Publicado

em

Por

O governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Administração (Sead) e de Educação, Cultura e Esportes (SEE), publicou na edição do Diário Oficial desta quarta-feira, 15, a convocação para entrega de documentos e assinatura do contrato dos professores do processo seletivo simplificado, conforme Edital n° 001/2023 Sead/SEE, de 24 de março de 2023.

A convocatória segue na seguinte ordem: município, etnia, segmento de ensino, nome da escola, classificação, nome do candidato e nota.

Para a entrega de documentos, os candidatos deverão comparecer até o dia 24 de maio de 2024, das 7h30 às 13h30, a um dos endereços abaixo:

  • Assis Brasil – Rua Raimundo Chaar, n.° 342, Centro – Núcleo de Educação – (68) 3548-1122;
  • Sena Madureira – Av. Avelino Chaves, n.° 690, Centro – Núcleo de Educação – (68) 3612-2838;
  • Santa Rosa do Purus – Rua Cel. José Ferreira, s/n.°, Centro – Núcleo de Educação – (68) 3615-1043;
  • Manoel Urbano – Rua Francisco Freitas, s/n.°, São José – Núcleo de Educação – (68) 3611-1123;
  • Jordão – Rua Francisco Djalma da Silva, s/n.°, Centro – Núcleo de Educação – (68) 3464-1192;
  • Tarauacá – Rua Cel. Juvêncio de Menezes, n.° 207, Centro – Núcleo de Educação – (68)  3462-1328;
  • Feijó – Av. Marechal Deodoro, n.° 1140, Centro – Núcleo de Educação – (68) 3463-2132;
  • Cruzeiro do Sul – Avenida 25 de Agosto, n.° 126, Bairro Aeroporto Velho – Núcleo de Educação – (68) 3322-5522;
  • Mâncio Lima – Rua Joaquim Generoso de Oliveira, n.° 202, Centro – Núcleo de Educação – (68) 3343-1124;
  • Porto Walter – Rua Beira Rio, s/n.°, Centro – Núcleo de Educação – (68) 3325-8129;
  • Marechal Thaumaturgo – Rua Maria Lobão, s/n.°, Centro – Núcleo de Educação – (68) 3325-1193;
  • Rodrigues Alves – Av. Getúlio Vargas, n.° 792, Centro – Núcleo de Educação – (68) 3342-1022;

A lista completa da documentação exigida está disponível no seguinte edital: DO17157484127115.pdf

As declarações mencionadas no subitem 2.2 poderão ser encontradas no endereço eletrônico https://estado.ac.gov.br/servidor-publico/orientacoes-e-formularios/declaracoes/ ou no endereço eletrônico da banca organizadora https://concursos.ibfc.org.br/informacoes/420/.

Os candidatos poderão obter informações referentes ao processo junto à SEE, por meio do telefone (68) 3213-2331, ou ainda junto à Sead, pelo e-mail: [email protected].

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo