Conecte-se conosco

Geral

Remoção de paciente de Brasileia para Rio Branco mobiliza equipes do Ciopaer e Samu

Publicado

em

Um homem de 65 anos de idade foi transferido do Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia, para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), no final da tarde desta terça-feira, 24.

V. P. estava internado há três dias na unidade do interior com graves problemas respiratórios. Como o quadro de saúde dele se agravou, foi necessária a remoção. Uma equipe do Samu, conduzida pelo médico Jhonata Santiago, seguiu para o local do resgate a bordo do helicóptero Harpia 04, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Enfermeira do Samu realiza os primeiros procedimentos após retirada do paciente do helicóptero do Estado Foto: Neto Lucena/SECOM

“O paciente apresentava quadro agudo de insuficiência respiratória e para trazê-lo foi necessário submetê-lo a respiração mecânica. Pela situação em que se encontra, creio que ele será levado para a UTI”, disse Santiago.

O voo entre Brasileia e Rio Branco durou 50 minutos. No comando, os pilotos Sérgio Albuquerque e Alexandre Magalhães. Segundo Albuquerque, ao longo do trajeto era grande a quantidade de fumaça causada pelas queimadas. Em Rio Branco, o helicóptero aterrissou  no heliponto do Huerb, na cobertura da unidade hospitalar. Os familiares do paciente, de acordo com a equipe de acolhimento da unidade, virão por estrada para acompanhar o paciente.

Hárpia 04 faz aproximação do heliponto com o sol avermelhado pela fumaça ao fundo Foto: Neto Lucena/Secom

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Acidente entre carro e moto deixa feridos na região central de Sena Madureira

Publicado

em

Colisão na esquina da Avenida Brasil com Rua Quintino Bocaiuva mobilizou Samu; vítima foi socorrida e encaminhada para avaliação médica

As circunstâncias do acidente não foram detalhadas até o momento. O tráfego na região ficou parcialmente comprometido durante o atendimento da ocorrência. Foto: captada 

Um acidente de trânsito entre um carro e uma motocicleta deixou uma pessoa ferida no início da tarde desta segunda-feira (29) em Sena Madureira. A colisão ocorreu na esquina da Avenida Brasil com a Rua Quintino Bocaiuva, no centro da cidade.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou os primeiros socorros ainda no local. Após o atendimento inicial, a vítima – condutor da moto – foi encaminhada para avaliação médica. O tráfego na região ficou parcialmente comprometido durante o atendimento.

As circunstâncias do acidente ainda não foram divulgadas pelas autoridades. A ocorrência segue sob investigação.

Comentários

Continue lendo

Geral

Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e mantém Rio Branco em alerta máximo

Publicado

em

Defesa Civil registra 15,36 metros no nível do rio; aumento contínuo preocupa autoridades e moradores ribeirinhos

O Rio Acre segue em uma subida constante e preocupante em Rio Branco. Segundo medição da Defesa Civil Municipal realizada às 9h desta segunda-feira (29), o rio atingiu 15,36 metros, ultrapassando a cota de transbordo, que é de 14 metros, por mais de um metro e meio.

Nas últimas horas, o nível apresentou aumento de quatro centímetros em relação à medição anterior, realizada às 5h21, quando marcava 15,32 metros.

Apesar da ausência de chuvas na capital nas últimas 24 horas, o rio continua subindo devido ao grande volume de água acumulado nas cabeceiras, mantendo o alerta máximo para autoridades e população ribeirinha.

Comentários

Continue lendo

Geral

Rio Tarauacá ultrapassa cota de transbordamento e mantém município em alerta

Publicado

em

Nível do rio atinge 10,05 metros e Defesa Civil intensifica monitoramento, apesar de não haver desabrigados

A cheia do Rio Tarauacá já ultrapassou a cota de transbordamento e mantém as autoridades em estado de atenção no município de Tarauacá, no interior do Acre. De acordo com o Informativo Hídrico divulgado pela Defesa Civil Municipal na manhã desta segunda-feira (29), o nível do rio atingiu 10,05 metros às 9h, registrando elevação em relação à medição das 6h, quando marcava 10,03 metros.

Os dados confirmam que o manancial permanece acima da cota de transbordamento, fixada em 9,50 metros, e bem acima da cota de alerta, estabelecida em 8,50 metros. Em apenas três horas, o aumento foi de dois centímetros, o que reforça a preocupação das equipes de monitoramento quanto à possibilidade de novos alagamentos em áreas ribeirinhas da cidade.

Apesar da elevação do nível do rio, a Defesa Civil Municipal informou que, até o momento, não há registro de pessoas desabrigadas em Tarauacá. As equipes seguem acompanhando a situação de forma contínua, realizando vistorias preventivas nas áreas mais vulneráveis, especialmente diante do histórico de grandes cheias no município.

O nível máximo já registrado no Rio Tarauacá foi de 11,15 metros, em 19 de fevereiro de 2021, referência que mantém as autoridades em vigilância permanente durante o atual período chuvoso.

Comentários

Continue lendo