fbpx
Conecte-se conosco

Esporte

Relembre a carreira de Paulo Baier, o Maestro

Publicado

em

Hoje vamos relembrar como foi a carreira de Paulo Baier, um dos jogadores mais icônicos do futebol brasileiro no começo do século XXI. Com passagens em diversos clubes de peso, o Maestro sempre se destacou por conta daquilo que apresentou nos gramados, sendo um jogador de verdadeira classe, além de decisivo. Apesar de não possuir uma vasta lista de títulos de expressão, o antigo jogador ganhou o carinho da maior parte das torcidas dos times que defendeu, tendo em vista seu futebol e também sua simpatia. 

A trajetória do Maestro

Nascido em Ijuí, Rio Grande do Sul, o então jovem atleta iniciou sua trajetória no futebol na sua cidade natal, defendendo as cores do São Luiz. Depois disso, se transferiu para o Criciúma, no Sul de Santa Catarina, onde começou a ganhar destaque nacional. Na época, chegou a passar por diversas equipes do cenário nacional, emprestado, mas não permaneceu por muito tempo na maioria delas, se transferindo em definitivo para o América Mineiro, onde teve destaque estadual. 

Posteriormente Paulo Baier voltou ao Criciúma, onde ajudou na conquista da Série B do Campeonato Brasileiro, em 2002. Depois, mesmo veterano, ainda rodou por outras equipes de peso no cenário nacional e conseguiu emplacar resultados interessantes, tendo em vista que se destacava mesmo era pela sua técnica e maestria, rendendo até o apelido de Maestro. 

A lista de times que o meio-campista defendeu no cenário brasileiro da bola, inclusive, é extensa. O ex-jogador, inclusive, ainda atrai o carinho das torcidas na maior parte dessas agremiações, por conta do futebol de Maestro que sempre teve, empolgando as arquibancadas. Paulo Baier já atuou por: São Luiz, Criciúma, Atlético Mineiro, Botafogo, América Mineiro, Pelotas, Goiás, Palmeiras, Sport, Atlético Paranaense, Ypiranga de Erechim e Juventude.

Depois que virou treinador, inclusive, o antigo meio-campista também acabou passando por diversas equipes, como Toledo, Próspera, Brusque, Criciúma, São José do Rio Grande do Sul, Botafogo de São Paulo, Figueirense e Juventus de Jaraguá. 

As conquistas de Paulo Baier na carreira

Apesar de todo o destaque, Paulo Baier não conseguiu emplacar muitos títulos de grande expressão no cenário da bola. Seus destaques ficaram na Segundona de 2002 e também no Torneio Rio-São Paulo de 1999, competição que tinha grande relevância na época. Confira todos os títulos do craque: 

São Luiz

  • Copa Galego: 1997

Criciúma

  • Campeonato Catarinense: 1998
  • Campeonato Brasileiro – Série B: 2002
  • Taça Dr. Adilson Alexandre Simas: 2003

Vasco

  • Torneio Rio-São Paulo: 1999

América-MG

  • Copa Sul-Minas: 2000
  • Campeonato Mineiro: 2001

Sport

  • Campeonato Pernambucano: 2009

Prêmios individuais

  • Bola de Prata da Placar: 2004
  • Prêmio Craque do Brasileirão: 2013

Apesar de ser um meio-campista clássico, com uma habilidade irretocável para criar jogadas, Paulo Baier também sempre se destacou por ser um grande finalizador. Isso faz com ele some algumas campanhas dignas de centroavante, com artilharia em competições estaduais importantes. Além disso, ele também ocupa posição na lista seleta de jogadores que já alcançaram os 100 gols marcados em disputas do Campeonato Brasileiro, durante a era dos pontos corridos. Apesar de anos da sua aposentadoria, inclusive, ele segue próximo do topo entre os maiores goleadores desse período do futebol, que ainda vivemos. Confira as artilharias do Maestro: 

  • Campeonato Goiano de 2005: 12 gols
  • 12º maior artilheiro do Campeonato Brasileiro na era de pontos corridos: 108 gols
  • Vice-artilheiro do Campeonato Gaúcho de 2015: 6 gols

Já como treinador, a carreira de Paulo Baier viveu altos e baixos, como costuma ser comum para aqueles que estão nessa posição há pouco tempo, construindo carreiras. Seu trabalho de maior destaque provavelmente foi comandando o Próspera, time também da cidade de Criciúma, onde fez sucesso como jogador. O técnico conseguiu pegar o clube em um momento complicado, saindo da terceira divisão do torneio estadual e indo até a primeira divisão. 

Próspera

  • Campeonato Catarinense – Série C: 2018
  • Campeonato Catarinense – Série B: 2020

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Wesley e Plata desfalcam Flamengo no jogo de estreia na Libertadores; veja relacionados

Publicado

em

Por

O lateral-direito Wesley e o atacante Plata não estarão à disposição do Flamengo para o jogo de estreia na Libertadores, contra o Deportivo Táchira, nesta quinta-feira. Segundo o clube, a dupla foi cortada da viagem para a Venezuela por apresentar quadros de desgaste após a Data Fifa.

– Após a Data Fifa, Plata apresentou sinais de fadiga generalizada, agora associado a um quadro de faringite e febre. Por estes motivos, foi vetado da viagem para a Venezuela pelo Departamento Médico. Wesley apresenta sinais de desgaste físico e mialgia após a Data Fifa de março. O Departamento Médico do clube o considerou sem condições de jogo para esta quinta-feira e, portanto, não viaja para a Venezuela – informou o Flamengo.

Wesley jogou as duas partidas da seleção brasileira – entrou no segundo tempo da vitória sobre a Colômbia e atuou nos 90 minutos da derrota para a Argentina. Plata foi titular nos dois jogos do Equador – foi substituído nos acréscimos da vitória sobre a Venezuela e jogou os 90 minutos do empate contra o Chile.

Quem também não viaja é Gerson. Com dores na coxa esquerda, relatadas quando estava a serviço da seleção brasileira, o meia fez trabalhos à parte nesta semana e ainda não está liberado para voltar a jogar.

Danilo e Arrascaeta, com lesões na coxa direita, seguem a recuperação. A expectativa é que os dois fiquem à disposição para o segundo jogo da Libertadores, no dia 9 de abril, contra o Central Córdoba, no Maracanã. Pedro também tem chances de voltar a ser relacionado nesta partida.

Wesley desfalca Flamengo na estreia da Libertadores — Foto: Gilvan de Souza/CRF

Wesley desfalca Flamengo na estreia da Libertadores — Foto: Gilvan de Souza/CRF

O desgaste da viagem também é levado em consideração. O Deportivo Táchira fica em San Cristóbal, na Venezuela, a 4.628 km do Rio de Janeiro. O Flamengo pousará em Santo Domingo após um voo de mais de seis horas e seguirá até a cidade do jogo de ônibus, por mais uma hora. A chegada a San Cristóbal está prevista para 19h.

Os relacionados do Flamengo para a estreia na Libertadores:

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Neymar detona Neto após crítica: “Falastrão da TV brasileira”; confira

Publicado

em

Craque Neto criticou o fato de Neymar participar de eventos enquanto está em processo de recuperação de lesão

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Após conquista do título, Álvaro Miguéis é demitido do Independência

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Álvaro Miguéis comandou o Independência em três competições em 2025

Álvaro Miguéis não é mais treinador do Independência. Os dirigentes do Tricolor se reuniram nesta terça, 1º, e decidiram pela saída do comandante, três dias após a conquista do bicampeonato Estadual. O técnico foi comunicado pelos gestores do futebol após o treinamento desta tarde.

A queda

Dois fatores foram determinantes para a demissão de Álvaro Miguéis do Independência. A 1ª: na eleição realizada para definição do presidente do clube no dia 8 de fevereiro, Álvaro Miguéis apoiou o candidato derrotado Silvano Santiago. A 2ª: suspenso da fase decisiva do Estadual, o treinador colocou o seu filho para comandar a equipe e desagradou os gestores do Independência.

Erismeu é o favorito

A diretoria do Independência começa a partir desta quarta, 3, a procura por um novo treinador. Erismeu Silva, técnico da Adesg no Estadual, é o favorito para assumir o comando do Independência na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D

Comentários

Continue lendo