Conecte-se conosco

Esporte

Relembre a carreira de Paulo Baier, o Maestro

Publicado

em

Hoje vamos relembrar como foi a carreira de Paulo Baier, um dos jogadores mais icônicos do futebol brasileiro no começo do século XXI. Com passagens em diversos clubes de peso, o Maestro sempre se destacou por conta daquilo que apresentou nos gramados, sendo um jogador de verdadeira classe, além de decisivo. Apesar de não possuir uma vasta lista de títulos de expressão, o antigo jogador ganhou o carinho da maior parte das torcidas dos times que defendeu, tendo em vista seu futebol e também sua simpatia. 

A trajetória do Maestro

Nascido em Ijuí, Rio Grande do Sul, o então jovem atleta iniciou sua trajetória no futebol na sua cidade natal, defendendo as cores do São Luiz. Depois disso, se transferiu para o Criciúma, no Sul de Santa Catarina, onde começou a ganhar destaque nacional. Na época, chegou a passar por diversas equipes do cenário nacional, emprestado, mas não permaneceu por muito tempo na maioria delas, se transferindo em definitivo para o América Mineiro, onde teve destaque estadual. 

Posteriormente Paulo Baier voltou ao Criciúma, onde ajudou na conquista da Série B do Campeonato Brasileiro, em 2002. Depois, mesmo veterano, ainda rodou por outras equipes de peso no cenário nacional e conseguiu emplacar resultados interessantes, tendo em vista que se destacava mesmo era pela sua técnica e maestria, rendendo até o apelido de Maestro. 

A lista de times que o meio-campista defendeu no cenário brasileiro da bola, inclusive, é extensa. O ex-jogador, inclusive, ainda atrai o carinho das torcidas na maior parte dessas agremiações, por conta do futebol de Maestro que sempre teve, empolgando as arquibancadas. Paulo Baier já atuou por: São Luiz, Criciúma, Atlético Mineiro, Botafogo, América Mineiro, Pelotas, Goiás, Palmeiras, Sport, Atlético Paranaense, Ypiranga de Erechim e Juventude.

Depois que virou treinador, inclusive, o antigo meio-campista também acabou passando por diversas equipes, como Toledo, Próspera, Brusque, Criciúma, São José do Rio Grande do Sul, Botafogo de São Paulo, Figueirense e Juventus de Jaraguá. 

As conquistas de Paulo Baier na carreira

Apesar de todo o destaque, Paulo Baier não conseguiu emplacar muitos títulos de grande expressão no cenário da bola. Seus destaques ficaram na Segundona de 2002 e também no Torneio Rio-São Paulo de 1999, competição que tinha grande relevância na época. Confira todos os títulos do craque: 

São Luiz

  • Copa Galego: 1997

Criciúma

  • Campeonato Catarinense: 1998
  • Campeonato Brasileiro – Série B: 2002
  • Taça Dr. Adilson Alexandre Simas: 2003

Vasco

  • Torneio Rio-São Paulo: 1999

América-MG

  • Copa Sul-Minas: 2000
  • Campeonato Mineiro: 2001

Sport

  • Campeonato Pernambucano: 2009

Prêmios individuais

  • Bola de Prata da Placar: 2004
  • Prêmio Craque do Brasileirão: 2013

Apesar de ser um meio-campista clássico, com uma habilidade irretocável para criar jogadas, Paulo Baier também sempre se destacou por ser um grande finalizador. Isso faz com ele some algumas campanhas dignas de centroavante, com artilharia em competições estaduais importantes. Além disso, ele também ocupa posição na lista seleta de jogadores que já alcançaram os 100 gols marcados em disputas do Campeonato Brasileiro, durante a era dos pontos corridos. Apesar de anos da sua aposentadoria, inclusive, ele segue próximo do topo entre os maiores goleadores desse período do futebol, que ainda vivemos. Confira as artilharias do Maestro: 

  • Campeonato Goiano de 2005: 12 gols
  • 12º maior artilheiro do Campeonato Brasileiro na era de pontos corridos: 108 gols
  • Vice-artilheiro do Campeonato Gaúcho de 2015: 6 gols

Já como treinador, a carreira de Paulo Baier viveu altos e baixos, como costuma ser comum para aqueles que estão nessa posição há pouco tempo, construindo carreiras. Seu trabalho de maior destaque provavelmente foi comandando o Próspera, time também da cidade de Criciúma, onde fez sucesso como jogador. O técnico conseguiu pegar o clube em um momento complicado, saindo da terceira divisão do torneio estadual e indo até a primeira divisão. 

Próspera

  • Campeonato Catarinense – Série C: 2018
  • Campeonato Catarinense – Série B: 2020

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Esporte

Polícia Civil prende homem de 69 anos condenado a 24 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Raimundo Justino de Oliveira foi localizado no bairro Cohab e cumpriu mandado da Vara da Infância e Juventude; condenação já transitou em julgado

De acordo com a decisão judicial, Raimundo Justino foi sentenciado a 24 anos de reclusão em regime fechado, em processo com decisão transitada em julgado. Foto: cedida 

A Polícia Civil do Acre, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente (DEAMPCA), cumpriu na manhã desta quarta-feira (5) um mandado de prisão contra Raimundo Justino de Oliveira, de 69 anos, condenado a 24 anos de reclusão em regime fechado pelo crime de estupro de vulnerável. O idoso foi localizado no bairro Cohab, em Cruzeiro do Sul, e preso pelos agentes da especializada.

O mandado foi expedido pela Vara da Infância e Juventude de Cruzeiro do Sul e o processo já havia transitado em julgado, ou seja, esgotadas todas as possibilidades de recurso. Após os procedimentos na delegacia, o condenado foi encaminhado ao sistema prisional para cumprir a pena.

O delegado Vinícius Almeida, titular da DEAMPCA, destacou que a ação “demonstra o compromisso da Polícia Civil em garantir o cumprimento das decisões judiciais e a proteção das vítimas”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Elenco do MM/Acre embarca para disputa da Superliga Master

Publicado

em

Foto PHD: MM/Acre vai disputar a competição mais importante da temporada

O elenco do MM/Acre embarca nesta terça, 26, para Brasília, no Distrito Federal, e na quinta, 28, começa a disputar a Superliga Master.

“Realizamos um longo período de preparação e vamos para a competição mais importante da temporada. Os atletas estão confiantes e a meta é realizar uma grande campanha”, disse o técnico Carlos Leopoldo.

Maratona para chegar

A delegação acreana desembarca em Belo Horizonte, Minas Gerais, e na capital mineira vai pegar um ônibus para Brasília.

“Os custos de uma passagem Rio Branco/Brasília são altíssimos e por isso encontramos essa alternativa. Um detalhe importante, os atletas aceitaram bancar as passagens entre Belo Horizonte e Brasília”, comentou o treinador.

Lúcio e Chico

O MM/Acre ganhou os reforços dos atletas Lúcio e Chico para a Superliga Master. Os dois atletas participaram dos últimos treinamentos da equipe.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Epitaciolândia EC chega às finais do Estadual Sub-17 no masculino e feminino pelo segundo ano seguido

Publicado

em

Clube garante presença dupla nas decisões após vitórias sobre Monte Negro e Porto Acre

O Epitaciolândia Esporte Clube segue fazendo história no futsal acreano. Pelo segundo ano consecutivo, o clube garantiu vaga nas finais do Campeonato Estadual Sub-17, tanto no masculino quanto no feminino.

No último sábado (16), no Ginásio Álvaro Dantas, em Rio Branco, o time masculino venceu o Monte Negro por 5 a 2 e assegurou sua vaga na decisão, onde enfrentará o vencedor do duelo entre Porto Acre e PSC.

Já no feminino, a equipe conquistou a classificação ao derrotar o Porto Acre por 3 a 1 e agora terá pela frente o Villa da Capital na grande final.

Com os resultados, o Epitaciolândia EC alcança sua terceira final em competições estaduais de futsal neste ano e repete o feito de 2024, quando também disputou as duas decisões do Sub-17, masculino e feminino.

Comentários

Continue lendo