Conecte-se conosco

Acre

Registros oficiais do Acre sobre dengue e zika vírus podem estar sendo mascarados pela Sesacre

Publicado

em

“A demora é porque há muita demanda sendo encaminhada para o laboratório referência”, diz Sesacre

Menos de 10% dos exames enviados a Rio Branco para análise do Laboratório Central (Lacen) voltam em tempo oportuno para que os casos suspeitos de dengue, zika vírus ou febre chinkungunya sejam detectados ou descartados.

Esta é a afirmação de um dos médicos que atende na cidade de Brasileia, localizada na fronteira com o departamento de Pando, na Bolívia, onde se enfrenta um surto das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Na ausência da confirmação exata do números de casos da doenças, o Acre pode está tendo o real panorama dos registros das infecções mascarados, haja vista que os exames que seguem para análise nem sempre voltam para constarem nos registros oficiais. Seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, os casos de suspeita de dengue, zika vírus ou febre chikungunya são concluídos com 60 dias, com ou sem o resultado laboratorial.

Secretária de Saúde de Brasileia, Maria Luzia Marinho (em pé)

Secretária de Saúde de Brasileia, Maria Luzia Marinho (em pé)

A informação do médico, que prefere não se identificar, é confirmada pela secretária de Saúde de Brasileia, Maria Luzia Marinho, que afirmou à ContilNet que há uma imensa demora na entrega dos exames enviados para análise, e que isto dificulta obter o real número de casos das doenças.

“O Lacen demora demais a entregar estes exames de suspeitas de dengue, zika e febre chikungunya que enviamos para serem analisados. Assim fica difícil demais confirmar as doenças e, portanto, não temos números reais”, diz ela.

Apesar da dificuldade de se chegar ao número exato de infecções, a procura médica para diagnóstico de casos suspeitos é grande. “De duas a três pacientes por dia que chegam ao consultório se queixam de sintomas de uma das doenças, e tudo o que podemos fazer é solicitar o exame, mas como demora tudo que podemos fazer é tratar paliativamente, até mesmo os casos mais graves”, explica o médico.

O funcionário da Saúde do município de Brasileia, Antônio Oliveira, 47 anos, conhece de perto a demora na espera por um diagnóstico. Antônio afirma que ele e a esposa dele foram vítimas da demora do laboratório e até hoje não receberam o resultados dos exames. “Procuramos uma unidade de saúde com os sintomas da dengue em 2013, o material foi colhido colhido para o exame que foi enviado para análise em Rio Branco, mas até agora não recebemos o resultado “, diz.

“Até hoje eu estou esperando o resultado do exame e ainda não chegou. Gente que enfrenta o mesmo caso que o meu, da não entrega do resultado de exames, se conta às centenas por aqui”, afirma ele.

O que boa parte dos pacientes não sabe é que, após 60 dias, o caso de suspeita das doenças transmitidas pelo Aedes precisa ser concluído. Na ausência do resultado do exame que confirme ou descarte a transmissão do vírus, o que constará no relatório final será uma negativa para a suspeita, mesmo que o paciente tenha morrido por consequência de uma das três doenças transmitidas pelo mosquito. “Sem exame o caso é considerado negativo. É assim que trabalhamos aqui”, diz Francisco Oliveira, membro da equipe da Saúde municipal.

A Secretária de Saúde informou que os exames de casos de suspeita de dengue, chikungunya e Zika vírus não são realizados no Acre, mas que a demora na entrega deles não afeta os índices nem o tratamento.

“A demora é porque há muita demanda sendo encaminhada para o laboratório referência. O laboratório é no Pará e recebe demanda de todo o País. A demora não afeta os índices, pois os casos notificados já entram nos boletins de índices que divulgamos semanalmente. A confirmação é que vem posterior” diz a assessoria.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Acre, a expectativa é que a partir de fevereiro os exames comecem a ser realizados no Acre.

Com relação a ações integradas de combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, no último dia 19 a secretaria organizou uma reunião em Brasileia, que contou com a presença de autoridades bolivianas para debaterem ações integradas de enfrentamento ao mosquito.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

UBS Gildo Ferreira realiza ação em alusão ao Janeiro Branco e Roxo em Assis Brasil

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da UBS Gildo Ferreira, realizou na manhã desta segunda-feira(26) uma importante ação em alusão às campanhas Janeiro Branco e Janeiro Roxo, reforçando o cuidado com a saúde mental e a prevenção e combate à hanseníase.

A iniciativa contou com palestras educativas voltadas à conscientização da população sobre a importância do cuidado emocional, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Durante a ação, também foram ofertados testes rápidos, consultas médicas, além de um café da manhã para os participantes, promovendo acolhimento e bem-estar à comunidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde Silvani Klaumann, ações como essa fortalecem a atenção básica e aproximam os serviços de saúde da população, ampliando o acesso à informação, à prevenção e ao cuidado integral.

A Prefeitura de Assis Brasil segue comprometida com a promoção da saúde e a realização de atividades que contribuam para a qualidade de vida dos cidadãos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Aprovados no concurso público do Detran são convocados para posse

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Administração (Sead), publicou no Diário Oficial (DOE) desta segunda-feira, 26, o edital de convocação para a posse de 91 novos servidores no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC). Os aprovados serão lotados em Rio Branco e mais nove cidades do interior, onde o órgão possui representações.

Certame abriu 91 vagas pra diversos cargos de nível superior. Foto: Renato Beiruth/Detran

As cerimônias de posse serão realizadas de maneira simultânea na capital e em Cruzeiro do Sul, no dia 9 de fevereiro, a partir das 16 horas. Os convocados para Rio Branco, Brasileia, Plácido de Castro, Acrelândia e Senador Guiomard tomarão posse na sede da autarquia, localizada na Estrada Dias Martins, nº 894, bairro Jardim Primavera.

Já a posse dos servidores que serão lotados em Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá será efetuada na 1º Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), localizada na Avenida Copacabana, nº 658, bairro Floresta, em Cruzeiro do Sul.

Todos os convocados devem se apresentar nos locais de posse pelo menos 30 minutos antes do início do evento, para a realização de procedimentos necessários. Os interessados em obter outras informações sobre o concurso, podem entrar em contato com o Detran pelo telefone (68) 3215-4160/4161.

The post Aprovados no concurso público do Detran são convocados para posse appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Mesmo com queda, Brasil é o país que mais mata trans e travestis

Publicado

em

Getty
Imagem colorida da Bandeira trans em mão - Metrópoles

O 9º Dossiê: Assassinatos e Violências contra Travestis e Transexuais Brasileiras foi publicado, nesta segunda-feira (26/1), pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), com dados inéditos de 2025 sobre a violência contra este público no Brasil.

Segundo o documento, no ano passado, foram registrados 80 assassinatos. A região com o maior número de mortes foi o Nordeste, com 38 casos; seguido por Sudeste, com 17.

Ceará e Minas Gerais, com oito mortes cada, foram os estados com o maior índice.

A maioria das vítimas são travesti e mulher trans, com idade média entre 18 e 35 anos, das raças negra e parda.

Com relação ao dossiê da Antra divulgado no ano passado, com dados sobre 2024, houve queda de 34% na quantidade de mortes – já que, naquela ocasião, foram registrados 122 assassinatos.

Mesmo com a queda, o Brasil continua como o primeiro do mundo no índice – posição que ocupa há 17 anos, segundo dados do próprio governo federal.

Houve aumento, porém, no número de tentativas de homicídio. De acordo com a Antra, isso demonstra que “a redução numérica observada não corresponde a uma melhora substantiva do cenário de violência no Brasil”.

Em sua análise, o relatório menciona o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que “mantém uma agenda sistemática de perseguição e criminalização da existência de pessoas trans” e cita, como exemplo, a alteração sem consentimento pelo consulado norte-americano dos marcadores de gênero nos documentos oficiais brasileiros das deputadas trans do país, Duda Salabert (PDT-MG) e Erika Hilton (PSL-SP).

O fundo de financiamento milionário para entidades que desejam atuar juridicamente contra os direitos trans, da famosa escritora JK Rowling, também foi lembrado pela Antra. Acesse o dossiê completo aqui.

A associação produz os dossiês desde 2017.

“Trabalhamos com informações públicas, que foram compiladas por meio da divulgação de casos publicados na mídia que podem ser encontrados em diversos mecanismos de buscas. A pesquisa publicada pela Antra é acompanhada pelo comitê de ética da instituição e conta com a participação de pesquisadores e experts de diversas áreas, além das instituições que apoiam a publicação”, explica.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo