Flash
Registros de casos de leptospirose caem 27% no Acre, mas alerta dobra em época de cheia
Entre os últimos dois anos e o começo de 2021, o estado teve o registro de mais de 1,3 mil notificações da doença.

Leptospirose é transmitida através da urina de rato — Foto: Reprodução/TV Acre
Por Alcinete Gadelha
O Acre apresentou uma redução de 27% nas notificações de leptospirose nos 22 municípios acreanos, comparando os anos de 2019, com 797 notificações e 2020, com 584. Os dados são da Núcleo de Zoonozes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).
No ano de 2021, segundo os dados foram registradas apenas duas notificações, uma na cidade de Cruzeiro do Sul, e a outra em Santa Rosa do Purus, no interior. Contabilizando os números dos últimos dois anos e o começo de 2021, foram 1.383 notificações.
A doença é provocada pela bactéria leptospirose, presente na urina do rato, é grave e pode levar à morte. Mesmo com a redução do ano passado, a secretaria alerta que esse período do ano é necessário aumentar os cuidados por causa da enchentes.
“Aqui na nossa região o rato é o principal transmissor dessa doença e pode ser transmitida diretamente ou indiretamente por meio da urina e por ter acesso a algum local, onde ele urinou [como na água]. Como se trata de uma época de enchente, provavelmente aumenta o índice de casos, porque os animais têm os abrigos atingidos, então eles procuram abrigos também e acaba aproximando mais da população”, afirma Euzir Costa, chefe do Núcleo de Zoonozes.

Enchentes são risco para aumento de casos de leptospirose — Foto: Juan Diaz/Arquivo pessoal
Orientações
Com o alerta por causa das enchentes, Costa diz que um dos cuidados que eles pedem é que a população evite contato com a água que tenha a presença de roedores, mesmo que seja corrente.
“Outro cuidado que a gente pede é que a população não descarte alimentos no fundo do quintal, porque quando faz isso, está chamando o roedor para perto da sua casa. Quando ele chega, e tem esse alimento e se tiver um esconderijo, ele permanece mais tempo. Também orientamos a manter sempre os orifícios de instalações onde ele possa entrar, em casos de casa de madeira não deixar entulhos embaixo e verificar em telas e forros por onde possa entrar e se alojar nas casas”, acrescentou.
Além disso, outro alerta importante é para crianças que gostam de tomar banho nas águas das enchentes. Costa pede que a prática seja evitada.
“Nesse caso, ocorre transmissão indireta porque geralmente crianças podem ter lesões na pele é por onde a bactéria entra no organismo da pessoa. Nessa época de muita água perto de casa, e por mais que o rato tenha fugido da moradia, a urina é levada pela água e aumenta o risco para quem está contato com a água, principalmente as crianças”, concluiu.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.
Comentários
Flash
Polícia Civil deflagra Operação “Desmonte 4” e prende 12 integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou nesta quinta-feira, 4, a Operação “Desmonte 4”, ação que reforça o combate ao avanço e à estruturação de organizações criminosas no estado. A ofensiva contou com apoio estratégico da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), além da parceria da Draco da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJCMT).

Ao todo, 12 pessoas foram presas preventivamente, sendo 11 em Rio Branco-AC e uma em Várzea Grande-MT, esta última localizada com apoio das equipes especializadas mato-grossenses. As prisões atingem diretamente uma célula criminosa ligada à expansão territorial da facção criminosa.
Segundo as investigações, o grupo atuava na ampliação do domínio territorial, na realização de cadastros de novos integrantes, além de coordenar invasões em áreas da cidade e organizar a venda de drogas em pontos estratégicos de Rio Branco. As ações tinham como objetivo fortalecer a presença da facção e ampliar sua capacidade de atuação criminosa.
O delegado titular da Draco, Gustavo Henrique da Silva Neves, destacou que as prisões representam mais um importante passo na contenção do avanço da organização criminosa no estado. Segundo ele, o trabalho integrado entre as forças de segurança tem sido determinante para enfraquecer a atuação das facções.

Em coletiva de imprensa, o delegado Gustavo Neves destaca que a Operação Desmonte 4 representa mais um duro golpe contra o crime organizado no Acre. Foto: assessoria/ PCAC
“A Operação Desmonte 4 reflete o esforço contínuo das instituições de segurança pública em desarticular o crime organizado. O compartilhamento de informações e a atuação conjunta são fundamentais para impedir o avanço dessas organizações, que tentam expandir seu território e suas práticas ilícitas”, afirmou o delegado.
A Operação “Desmonte 4” integra as ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A rede reúne delegados titulares de unidades especializadas em combate ao crime organizado em todo o país, promovendo o trabalho conjunto, a troca de informações e o desenvolvimento de estratégias de inteligência.
A atuação da Renorcrim, por meio da Diop/Senasp, tem como principal objetivo fortalecer o enfrentamento nacional e duradouro ao crime organizado, garantindo respostas rápidas e integradas às ações das facções criminosas, que têm atuação interestadual.









Você precisa fazer login para comentar.