Acre
Regional do Alto Acre recepciona pré-candidatos da Aliança liderada pelo senador progressista Gladson Cameli
Cameli defende o agronegócio como a grande locomotiva capaz de impulsionar e gerar oportunidades na economia do Acre.
O pré-candidato ao governo, senador Gladson Cameli (Progressistas) encerrou na noite desta quinta-feira (3), no município de Brasileia, a apresentação de sua aliança de partidos na regional do Alto Acre. O Centro Cultural Sebastião Dantas ficou pequeno para recepcionar Cameli, o pré-candidato a vice-governador, Major Rocha (PSDB), os pré-candidatos ao senado: Márcio Bittar (MDB) e Sérgio Petecão (PSD).
Em Capixaba, onde as lideranças abriram a programação de visitas pelo Alto Acre, na última quarta-feira (2), Cameli lembrou a sua agenda de reivindicações pelo desenvolvimento do estado e a importância de se criar oportunidades nas áreas de geração de emprego e renda e no agronegócio.
“Representamos uma reação contrária às ações desse modelo de florestania que praticamente faliu o estado. Queremos discutir esse novo estado, um estado forte, com a sociedade. A grande locomotiva da economia é o agronegócio” garantiu Cameli.
Para Major Rocha, quem apostou em uma divisão “perdeu”. O tucano tem falado do fim das diferenças e divergências político-partidárias por um projeto maior que é o Acre.
O pré-candidato ao senado, Marcio Bittar, além de defender maior segurança pública, tem sinalizado no sentido de proteger o produtor do que chama de “multas abusivas do IMAC”. Para o emedebista, as leis são inadequadas ao meio rural.
“O produtor e o trabalhador rural, nos últimos 20 anos, vêm lutando bravamente para se manter com dignidade nas suas atividades no campo, em meio às sucessivas crises, com políticas macroeconômicas inadequadas, planos de safra falhos, desajustando a sua consolidação, com reflexos à economia estadual” destacou Bittar.
O pré-candidato Sérgio Petecão, critica o mote petista que se apresenta como “novo”. Para ele, estão subestimando a inteligência do eleitor acreano. “O candidato que eles apresentam representa tudo que existe de velho na política, inclusive esse modelo econômico que deixou o acreano mais pobre”, disse Petecão.
A caravana composta por pré-candidatos a deputado estadual e federal passou pela cidade histórica de Xapuri onde foi recepcionada na quarta-feira a noite por uma multidão de moradores. Ontem à tarde, os pré-candidatos foram apresentados na tri-fronteira do Acre (Brasil) com Peru e Bolívia, em Assis Brasil.
“Esse diálogo com a sociedade em todas as regionais do estado está sendo marcado pelo carinho com que temos sido recebidos. Isso nos deixa feliz e nos faz colocar a cada dia o pé no chão, pensando em melhorar a qualidade de vida das pessoas”, concluiu Cameli.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale




















Você precisa fazer login para comentar.