Acre
RBTrans atualiza regras para mototáxis e motofretes; veja mudanças

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans) publicou nesta quarta-feira, 23, a Portaria nº 239/2025, que estabelece novos critérios técnicos e de segurança para os serviços de mototáxi e motofrete na capital. A medida, que atende a demandas do setor, atualiza normas de padronização, vistoria e equipamentos obrigatórios utilizados pelos profissionais.
Um dos principais pontos da nova portaria é a autorização para o uso de alças metálicas (protetores de carenagem) em substituição ao tradicional “mata-cachorro”, como dispositivo de proteção do motor e das pernas dos condutores. A mudança atende a um pedido do Sindmoto, sindicato da categoria, e segue as diretrizes da Resolução nº 943/2022 do Contran, que regulamenta a segurança no transporte de passageiros e cargas em motocicletas.
A nova regulamentação institui a vistoria obrigatória anual dos veículos, além de possibilitar inspeções extraordinárias em caso de substituição de veículo ou denúncia formal. Durante a vistoria, serão avaliados itens como freios, pneus, iluminação, retrovisores, documentação, identidade visual do veículo e estado de conservação dos capacetes e coletes refletivos. O descumprimento das exigências poderá acarretar reprovação e impedimento para operação dos serviços.
Também passa a ser exigida a apresentação de todos os equipamentos padronizados inclusive capacetes e vestuário no momento do cadastramento do veículo ou quando for feita a substituição por outro. Os permissionários terão 30 dias para se adequar às novas regras, conforme calendário a ser definido pela RBTrans.
A nova padronização está detalhada nos anexos da portaria e inclui as especificações técnicas obrigatórias para os veículos utilizados no transporte individual de passageiros e mercadorias.
A portaria entra em vigor imediatamente, revogando normas anteriores em conflito. Mais informações podem ser obtidas diretamente na sede da RBTrans ou no site oficial da Prefeitura de Rio Branco.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.