Cotidiano
Rainha do Basquete, Hortência estará em Sena Madureira nesta quinta-feira (30)

Sena Madureira irá receber, nesta quinta-feira, 30, uma edição especial do programa “Desperte a liderança que existe em você”. A ação do governo do Acre, executada por meio da Secretaria de Estado de Governo (Segov), visa promover formação, inspiração e fortalecimento de novas lideranças, estimulando talentos, habilidades e protagonismo social em diferentes áreas.
Na terceira edição do programa, o evento contará com a presença da ex-jogadora Hortência Marcari, a Rainha do Basquete, reconhecida nacional e internacionalmente. Ícone do esporte brasileiro, campeã mundial e símbolo de superação, Hortência apresentará a palestra “Lições de uma vida: estratégias, valores e atitudes de uma campeã”.
O secretário de Governo, Luiz Calixto, destacou a importância da iniciativa e, com o secretário adjunto, Márcio Pereira, mobilizou a população de Sena Madureira a participar do evento, que está sendo oferecido de forma totalmente gratuita e aberta à população senamadureirense e da região, em um ambiente seguro, acolhedor e inspirador, preparado especialmente para estimular o aprendizado, a troca de experiências e o surgimento de novas lideranças locais.
“Não precisa de inscrição, basta comparecer. Teremos oficinas sobre comunicação, inovação e empreendedorismo, e a presença da Rainha do Basquete, Hortência, com uma palestra inspiradora sobre lições de vida. Convidamos jovens, estudantes, sindicatos e toda a população de Sena Madureira para participar desse momento de reflexão e motivação”, afirma o gestor.
Calixto ressaltou ainda que o programa tem alcançado grande repercussão por onde passa e que o objetivo é despertar o potencial de liderança que existe em cada cidadão.
“Queremos atingir pessoas que muitas vezes são esquecidas, que têm talento e habilidades, mas nunca tiveram oportunidade de participar de um evento assim. Dentro de cada um de nós existe um líder, um talento, uma habilidade que pode ser colocada a serviço da comunidade, do município e do estado. O programa tem exatamente essa missão: acordar as pessoas para o potencial que possuem”, destaca.
Antes da palestra com Hortência, prevista para às 18 horas, a programação, a ser realizada na Escola Dom Júlio Mattioli, tem início às 14 horas com oficinas técnicas, cujas temáticas visam contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.
Oficinas previstas na programação
Comunique para liderar (comunicação e expressão interpessoal e nas redes sociais)
Acredite em você – Fábrica de Ideias (inovação e criatividade)
Faça sua renda acontecer (empreendedorismo)
Sobre Hortência
Considerada uma das maiores jogadoras de basquete de todos os tempos, Hortência Marcari, atualmente empresária, palestrante e comentarista do SporTV, em suas palestras fala sobre superação, empreendedorismo, motivação e trabalho em equipe, além de contar como o esporte ensina a traçar estratégias para a vida.
A “Rainha” é a maior pontuadora da história da Seleção Brasileira de Basquete, com 3.160 pontos, marcados em 127 partidas oficiais, média de 24,9 pontos/partida. Entre as principais conquistas estão o título mundial em 1994 e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, além da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Havana, em 1991.
Em 2002, entrou para o Hall da Fama do basquete feminino. Três anos mais tarde, ingressou no Hall da Fama do Basquete (geral), onde está imortalizada ao lado de Oscar e Michael Jordan. Em 2018, em eleição da Federação Internacional de Basquete (FIBA), aberta ao público, Hortência foi eleita a melhor jogadora da história em Mundiais da categoria.
(Fonte: ge)
Serviço
Evento: Desperte a Liderança que Existe em Você – Edição Sena Madureira
Data: 30 de outubro (quinta-feira)
Horário:
14h – Início das oficinas temáticas
18h – Palestra com Hortência: “Lições de uma vida: estratégias, valores e atitudes de uma campeã”
Local: Escola Dom Júlio Mattioli
Entrada: gratuita e aberta ao público
Com informações da Agência de Notícias do Acre
Comentários
Acre
Aneel anuncia que Acre, Rondônia e Amapá terão redução menor na conta de luz em 2026
Estados já anteciparam uso de recursos de royalties em 2025; redução é conjuntural e tarifas voltarão a subir no ano seguinte

Os diretores da Aneel alertaram que a redução é uma medida conjuntural e não estrutural, ou seja, as tarifas dessas distribuidoras voltarão a subir no ano seguinte. Foto: captada
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu que os estados do Acre, Rondônia e Amapá terão reduções menores nas tarifas de energia elétrica em 2026, porque suas concessionárias já haviam antecipado o uso de recursos do Uso do Bem Público (UBP) em 2025. Os valores exatos de desconto ainda serão definidos pelo órgão regulador.
Enquanto outras distribuidoras do Norte, Nordeste, Mato Grosso e parte de Minas Gerais e Espírito Santo poderão ter alívios de cerca de 12% na conta, os três estados citados terão benefícios reduzidos. A Aneel reforçou que a medida é conjuntural e não estrutural — ou seja, as tarifas voltarão a subir a partir de 2027.
Os diretores destacaram que o desconto visa beneficiar principalmente consumidores de menor porte, como residências e pequenos negócios. A decisão ainda pode passar por ajustes, após análise de proposta que considera a complexidade socioeconômica de cada região.
Comentários
Cotidiano
Decretos liberam mais de R$ 3 milhões em suplementações no orçamento de Tarauacá

Foto: reprodução
A Prefeitura de Tarauacá publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 29, uma série de decretos municipais que autorizam a abertura de créditos adicionais suplementares no Orçamento Programa de 2025. As medidas, assinadas pelo prefeito Rodrigo Damasceno, somam mais de R$ 3 milhões e têm como base autorizações previstas nas Leis Municipais nº 1.100/2024 e nº 2025.001/2025.
Os recursos foram destinados a diversas secretarias e fundos municipais, com foco no custeio da máquina pública, pagamento de pessoal, obrigações patronais, material de consumo, serviços, obras, equipamentos, indenizações e manutenção de programas sociais, educacionais e administrativos.
Principais áreas beneficiadas
Entre os setores contemplados pelos decretos estão:
• Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, com recursos para material, serviços, obras, folha de pagamento e encargos;
• Secretaria Municipal de Educação, incluindo verbas do FUNDEB, FNDE e Salário-Educação, voltadas à aquisição de materiais, serviços e investimentos;
• Secretaria Municipal de Promoção Social e Fundo Municipal de Assistência Social, com reforço orçamentário para pagamento de pessoal, contratações, serviços e benefícios;
• Secretaria Municipal de Administração, Finanças, Casa Civil, Cultura e Turismo, Esporte e Lazer, Saúde e Meio Ambiente;
• Câmara Municipal de Tarauacá, com suplementações para despesas administrativas, pessoal e aquisição de equipamentos.
Origem dos recursos
Os créditos suplementares foram viabilizados por:
• Anulação parcial de dotações;
• Excesso de arrecadação, conforme o artigo 43 da Lei Federal nº 4.320/1964;
• Superávit financeiro de exercícios anteriores;
• Transferências constitucionais e voluntárias, incluindo recursos do FUNDEB, FNDE, União e fundos específicos.
Todos os decretos entram em vigor na data de suas respectivas publicações, revogando disposições em contrário.
Comentários
Cotidiano
Humaitá bate o Independência e assume liderança do Estadual

Foto Glauber Lima: Diguda(11) marcou um dos gols da vitória do Tourão
O Humaitá bateu o Independência por 3 a 0 nesta quarta, 28, no Tonicão, e assumiu a liderança da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026 com 7 pontos. Lucas Coutinho, Diguda e André Lima marcaram os gols do Tourão.
Humaitá dominou
O Humaitá começou marcando forte e tentando construir jogadas de ataque. O Tourão dominava a partida quando Lucas Coutinho acertou um belo chute para fazer 1 a 0.
Na volta para segunda, o técnico Ivan Mazzuia promoveu as entradas de Joel e Gabriel Ramos. Contudo, o Humaitá voltou no mesmo ritmo e ampliou com Diguda.
Aos 22, a bola foi cruzada e André Lima escorou para fechar o placar. Final Humaitá 3 x 0 Independência.
Fala, Pina!
“Fizemos uma grande partida em todos os sentidos. Marcamos forte e conseguimos criar as jogadas. Podemos seguir evoluindo para chegar ainda mais forte na fase decisiva do campeonato”, declarou o técnico do Humaitá, Rogério Pina.
Lanterna e pressão
A derrota deixa o Independência na lanterna do Estadual com 1 ponto e aumenta a pressão sob o técnico Ivan Mazzuia.

Você precisa fazer login para comentar.