Conecte-se conosco

Acre

PT não representa trabalhadores e está com os dias contados, diz ex-militante

Publicado

em

“O PT não representa os trabalhadores. Já representou, numa época em que dava gosto ser militante”, disse Edinei

Assem Neto, da ContilNet Notícias

Ex-presidente da Juventude do PT e atualmente consultor administrativo, Rondiney Dourado acusa o que chama “desmandos” nas reuniões ordinárias do partido. Fala do “atrelamento” sindical ao partido que governa o Acre, revela a falta de autonomia na direção estadual da sigla e lembra o episódio das camisetas vermelhas, apreendidas avião durante a campanha de 2010. Para o ex-militante, o PT está com os dias contatos, não representa os acreanos e aniquilou o PCdoB, seu aliado mais forte. Ele diz ter exercido militância “ativa e orgânica por 15 anos”.

Edinei Dourado acredita que o PT está com os dias contados/Foto: Assem Neto/ContilNet

Edinei Dourado acredita que o PT está com os dias contados/Foto: Assem Neto/ContilNet

Vejas os principais trechos da entrevista com Rondiney Dourado:

ContilNet – Qual o momento mais marcante de sua gestão?

Edinei Dourado – Juridicamente, nossa primeira vitória foi em 98 com a eleição do ex-companheiro Jorge Viana governador

Por que você deixou o partido?

A direção do PT não tem autonomia, é influenciada pelos desmandos dos irmãos viana. Tudo o que é deliberado pela maioria sempre é desfeito por eles. Eles pregavam unidade. Era tudo falácia. A ala radical do partido, principalmente, tentava resistir, mas o PT sempre foi formado por tendências, compostas pela chamada Democracia Radical e Democracia de Esquerda. Estes segmentos são compostos de cargos comissionados. Todos calavam para não perder seus altos salários no governo. Dizem amém a tudo, embora discordem do que é deliberado.

Protecionismo?

O estatuto diz que se alguém está envolvido em algo errado deve responder na Comissão de Ética e, se culpado, tem que ser expulso. Era um protecionismo escancarado. Outros que resistiam à mão de ferro dos viana sequer tinham direito de ser ouvidos. Isso acontece até hoje.

O PT ainda representa você?

O PT não representa os trabalhadores. Já representou, numa época em que dava gosto ser militante. Hoje, não passa de uma sigla jurídica. A era PT está chegando ao fim. Não tem muito tempo de vida.

Fale de Tião e Jorge Viana nas deliberações do partido.

Os irmãos viana são extremamente temperamentais, arrogantes. Lembro, para te dar um exemplo, de uma plenária, ocorrida na antiga Emater, hoje Seater. Era o momento de indicar o candidato a vice para a reeleição de Jorge Viana. Todos os militantes decidiram  pelo professor Henrique Afonso. O Jorge derrubou a decisão da maioria como se amassa uma folha de papel e joga na lata do lixo. Ele próprio, passando por cima da direção do partido, remarcou outra plenária, para outro lugar, e a decisão foi outra. Eles não respeitam a decisão da maioria.

É de tapas e beijos essa relação PT-PCdoB?

O PT jogou veneno no PCdoB. O PT conseguiu aniquilar o PCdoB, como, recentemente, aniquilou o PEN.

Cadê o sindicalismo atuante de antes?

Os sindicatos estão todos atrelados ao PT. Todos sabem que o Estado está quebrado. O Sinteac é um, por exemplo. Não precisamos ser experts em política para saber que esta greve aí é uma amarra política para não perder o elo com a classe. No fundo, eles não tem compromisso com os trabalhadores

Você está fora do partido há anos. Sabe dizer como se sentem os jovens petistas?

O então governador Binho Marques, que se dizia jovem, ao assumir, acabou com a Secretaria Extraordinária de Juventude, transformando a pasta em assessoria especial. Isso não foi consenso entre os jovens petistas. Há ressentimentos até hoje. Eles impuseram, como sempre fazem. E a militância ajoelha e diz amém.

Por que não resistiram?

Internamente foi uma insatisfação generalizada. Não houve resistência pública por que havia – e sempre há – relações de amizades que transcendem as ligações de companheirismo dentro do PT. O partido nunca foi oxigenado por novos quadros, e sim pelos mesmos membros ligados a familiares entre si. É uma familiocracia, de fato

E quando vocês se reencontram?

Os petistas de origem, aqueles de movimento de massa, dos movimentos autênticos, eles me respeitam. A gente debate respeitosamente. Todos têm consciência de que o PT de hoje não é o de antes. Tomou um outro norte e não representa a coletividade. Os que caíram de paraquedas me recriminam, me chamam de doido por ter “abandonado o barco”. Mas eu tenho a consciência limpa.

O que você lembra do episódio das camisetas?

Eram adquiridas por algumas malharias da cidade. Mas a loja do PT sempre foi administrada pela Silvinha Viana, irmã do governador e do senador. O que eu lembro bem foi a questão do Boeing, que chegou em Rio Branco com aquelas camisetas vermelhas, na campanha do Marcus Alexandre. A polícia apreendeu tudo. Aí surgiu uma liminar até hoje contestada para liberar as camisas. Na madrugada, todos os militantes foram convocados para pintar as camisetas prevendo que esta decisão judicial fosse cassada. Não tinha mais jeito. Tava tudo nas ruas.

Você presenciou compra de votos?

Eu nunca presenciei a compra de votos. Mas estranhei muito a presença de grandes empresários indo e vindo, dentro do partido, em conversa com a direção do partido. Era algo muito comum.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura de Rio Branco mantém manutenção contínua em parques e reforça cuidado com espaços públicos

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, segue realizando um trabalho contínuo de manutenção em importantes espaços públicos da capital. A ação, determinada pelo prefeito Tião Bocalom, tem como objetivo assegurar que os parques permaneçam limpos, organizados e adequados ao uso da população.

Uma equipe composta por 27 colaboradores atua nesta quinta-feira (19), no Parque do Igarapé Fundo, na nova estação. O grupo é responsável pelos serviços de manutenção em quatro locais estratégicos: Vale do Açaí, Vale da Altamira, Parque do Igarapé Fundo e Parque do João Eduardo.

eb0b196c c79a 4887 8c5b a4374b40d0bf
Assim que uma etapa é concluída, um novo ciclo de manutenção é iniciado, garantindo a preservação constante das áreas. (Foto: Ana Melo/Secom)

Os trabalhos são executados de forma permanente, em um ciclo que envolve o início, a execução, a conclusão e o reinício das atividades ao longo de todo o ano. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a conservação dos espaços públicos e a promoção da saúde e da qualidade de vida dos moradores.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, o serviço é ininterrupto. Assim que uma etapa é concluída, um novo ciclo de manutenção é iniciado, garantindo a preservação constante das áreas.

93f8019c 4c8a 4dba 9b58 9a70708b1904
“A Prefeitura de Rio Branco mantém equipes atuando na limpeza dos parques, garantindo espaços adequados para a população”, frisou o coordenador Clebson de Deus Bonfim. (Foto: Ana Melo/Secom)

Além das equipes responsáveis pelos quatro parques, outras duas frentes de trabalho atuam no Parque do Tucumã e no Parque da Maternidade, ampliando o alcance das ações de cuidado urbano na capital acreana.

O coordenador da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, Clebson de Deus Bonfim, destacou a importância do trabalho. “A Prefeitura de Rio Branco não mede esforços para deixar os parques limpos, porque é aqui que a população caminha, e isso traz saúde para todos. O prefeito sempre zela pelos parques. Além desses, há mais duas equipes atuando no Tucumã e no Parque da Maternidade. É um trabalho contínuo. Quando termina, começa novamente”, frisou.

d08f9d8b 653c 4126 a6fa bbbb1b70b462
a9d0e9cb c096 4d42 8f55 5dffea0b6ceb
51794f28 a735 4dee 8967 1a55babe9a13
337f6499 d9ab 4c15 a9f7 53e1ee750280
73d81b37 8ee9 454c 8b54 072916011779
69eed1ec d9db 4a1d ba79 6586ef97571a
5cc0996e 8a26 4e0f a66c 2f636842f06c
4b2b83e0 a8b5 4dfa 81e0 d37d6b5950d2
0e6e5532 d5c4 464e a2fe bd6cb244caf6

<p>The post Prefeitura de Rio Branco mantém manutenção contínua em parques e reforça cuidado com espaços públicos first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Elevado Mamedio Bittar entra na fase final e se consolida como novo marco da mobilidade em Rio Branco

Publicado

em

Para acompanhar os trabalhos de conclusão do elevado Mamedio Bittar, localizado na Estrada Dias Martins, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, realizou, na manhã desta quinta-feira (19), uma visita técnica ao local. A agenda contou com a presença do vice-prefeito Alysson Bestene, de secretários municipais e do presidente da Câmara Municipal, Joabe Lira. A obra encontra-se na fase final de acabamento e integra o conjunto de investimentos da gestão municipal voltados à melhoria da mobilidade urbana da capital.

Com 278 metros de extensão, 8 metros de largura e 5,5 metros de altura em seu ponto mais elevado, o elevado se consolida como um dos maiores investimentos em infraestrutura viária de Rio Branco. Além de garantir mais fluidez ao tráfego na região, o equipamento também se destaca pelo projeto arquitetônico moderno, com potencial para se tornar um dos novos cartões-postais da cidade.

Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 3
“Mesmo diante dos desafios, a obra avança e a previsão é entregar o elevado no dia 20 de março. A estrutura marca uma nova fase da mobilidade urbana e vai beneficiar diretamente a população.” (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Durante a vistoria, o prefeito destacou os desafios enfrentados ao longo da execução, como o atraso na entrega de materiais e o período de chuvas intensas, mas reafirmou o compromisso da gestão com a conclusão da obra dentro do cronograma previsto.

“Mesmo com as dificuldades, a obra está avançando, e nossa expectativa é entregar esse elevado no dia 20 de março. É uma estrutura que marca uma nova fase para a mobilidade urbana de Rio Branco e que vai beneficiar diretamente a população”, afirmou o prefeito.

A Prefeitura de Rio Branco tem intensificado os investimentos em infraestrutura viária, com foco na melhoria da acessibilidade, na segurança de condutores e pedestres e no fortalecimento estrutural da capital, garantindo vias mais modernas, bem iluminadas e planejadas para acompanhar o crescimento urbano.

Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 17
Para o vice-prefeito, Alysson Bestene, o elevado da AABB é uma obra estratégica para o desenvolvimento da cidade, por atender o Distrito Industrial e o eixo administrativo que reúne a Cidade da Justiça, a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Para o vice-prefeito, Alysson Bestene o elevado, também conhecido como elevado da AABB, é uma obra estratégica para o desenvolvimento da cidade, especialmente por atender à região do Distrito Industrial e ao eixo administrativo que concentra a Cidade da Justiça, a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa.

“Estamos falando de uma intervenção que vai proporcionar mais fluidez ao trânsito em uma área de grande fluxo de veículos. Essa obra representa planejamento e visão de futuro para o crescimento ordenado de Rio Branco”, ressaltou Alysson Bestene.

Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 10
Elevado se consolida como um dos maiores investimentos em infraestrutura viária de Rio Branco. (Foto: Marcos Araújo/Secom) (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Com a parte estrutural concluída e o sistema de iluminação pública já implantado, as equipes concentram os trabalhos nos retoques finais de pintura e na construção dos espelhos d’água, que integrarão o projeto paisagístico do local.

O secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque, destacou que a pasta atuou diretamente na implantação da iluminação e na organização do entorno do elevado, garantindo mais segurança e valorização urbana para a região.

bbcf8ee9 84fc 40d2 b599 c94b27e4f880 e1771530169834
“Já concluímos o planejamento da instalação dos postes no viaduto e na Avenida Ceará, do Lago do Amor até a Defla. No elevado, serão cerca de 50 postes com tecnologia moderna, reforçando a segurança e o aspecto de capital”, explicou o secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque. (Foto: Secom)

“Já concluímos o planejamento da instalação dos postes tanto no viaduto quanto no trecho da Avenida Ceará, do Lago do Amor até a Defla. Somente no elevado serão cerca de 50 postes com tecnologia moderna, o que contribui para uma cidade mais segura e com aspecto de capital”, afirmou o secretário.

A obra do elevado Mamedio Bittar representa um avanço significativo para a mobilidade urbana, fortalecendo o acesso ao Distrito Industrial, melhorando o fluxo viário e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Rio Branco.

Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 26
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 25
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 24
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 22
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 23
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 21
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 20
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 19
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 16
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 15
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 14
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 13
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 12
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 11
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 10
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 9
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 8
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 7
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 6
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 5
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 4
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 2
Visita Tecnica ao viaduto Mamedio Bittar 1

<p>The post Elevado Mamedio Bittar entra na fase final e se consolida como novo marco da mobilidade em Rio Branco first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Acre

Vendas do comércio no Acre encerram 2025 com alta de 2,5% e superam o desempenho nacional

Publicado

em

As vendas do comércio varejista no Acre encerraram 2025 com alta de 2,5%, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na última sexta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vendas do comércio varejista no Acre encerraram 2025 com alta de 2,5%, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). Foto: internet

No varejo ampliado, que inclui, além do comércio varejista, os segmentos de veículos, motos, partes e peças, material de construção e o atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas registrou crescimento de 2,1% no acumulado do ano.

Ao analisar o desempenho, o governador Gladson Camelí destaca que o crescimento é fruto direto da cooperação entre o poder público e o setor produtivo. Para o gestor, a parceria tem sido fundamental para fortalecer a economia local, gerar empregos e ampliar oportunidades.

Volume de vendas do comércio superou a média nacional. Foto: IBGE

“Esse resultado mostra que, quando governo e iniciativa privada caminham juntos, quem ganha é a população. Trabalhamos para criar condições favoráveis, destravar investimentos e apoiar quem empreende. O comércio respondeu com confiança, e os números refletem isso”, afirma.

Segundo o governo, a expectativa é de que 2026 mantenha o ritmo positivo, impulsionado por políticas de incentivo, melhoria do ambiente de negócios e investimentos em infraestrutura que favorecem a circulação de mercadorias e o fortalecimento do mercado interno.

The post Vendas do comércio no Acre encerram 2025 com alta de 2,5% e superam o desempenho nacional appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo