Cotidiano
Projeto social adapta aulas de capoeira e promove inclusão de estudantes com deficiências no Acre
Capoeira para Todos atende 60 alunos no Centro de Ensino Especial Dom Bosco, em Rio Branco. Mestre fala sobre prática adaptada e destaca que inclusão beneficia desenvolvimento dos alunos
A inclusão por meio do esporte. É com esse objetivo que a Associação Cultural e Desportiva AcreBrasil Capoeira tem atendido estudantes com deficiências do Centro de Ensino Especial Dom Bosco, em Rio Branco (AC). A entidade tem 20 núcleos no Acre e também desenvolve atividades fora do país.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/g/Y/LkHEBvSqSkRP6fWQmEyw/a0261a77-be66-4618-afe8-c9471ba41726.jpg)
Projeto Capoeira Para Todos oferece aulas adaptadas para estudantes com deficiências no Acre — Foto: Arquivo pessoal/Ozéias da Silva Figueiredo
A adaptação do esporte faz parte do Programa de Inclusão e Educação com a Capoeira AcreBrasil. Há cinco anos, a entidade criou o projeto Capoeira para Todos para atender estudantes com deficiências e incentivar a prática esportiva.
Nosso objetivo é de levar oportunidades a todos de forma adaptada para qualquer especialidade e mostrar que todos somos capazes de se alegrar e prevenir a saúde através da prática da capoeira. As aulas são direcionadas de forma específica e preparada com muito carinho para envolver todos independente de sexo, idade, físico, cor, raça, deficiências ou qualquer outro tipo limitação.
— Ozéias da Silva Figueiredo, o mestre Caboquinho, fundador da Associação Cultural e Desportiva AcreBrasil Capoeira.
O projeto Capoeira para Todos tem sido promovido em parceria com a Fundação Garibaldi Brasil (FGB) por meio do Fundo Municipal de Esportes e Lazer.
De acordo com o mestre Caboquinho, cerca de 60 alunos são atendidos com as aulas adaptas. Ele explica que a prática do esporte, que envolve musicas e vários movimentos corporais, ajuda o desenvolvimento dos estudantes com deficiências.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/T/7/oCaznJTqO3gOwiKnOPYg/0b29c746-3d87-4918-9b36-028d879d044d.jpg)
Projeto Capoeira para Todos atende o Centro de Ensino Especial Dom Bosco, em Rio Branco — Foto: Arquivo pessoal/Ozéias da Silva Figueiredo
— Imagine que uma pessoa paralítica ouve o ritmo das músicas e você acaba percebendo um movimento nos olhos, movimento facial e as vezes consegue até fazer um som com a boca. Eles se sentem assistidos e não rejeitados. Percebem que não são totalmente incapazes. Se sentem felizes. Tentamos conseguir o mínimo que para eles podem ser o máximo — completa.
Além do projeto Capoeira para Todos, a Associação Cultural e Desportiva AcreBrasil Capoeira promove atividades em mais de 10 comunidades da capital acreana de forma gratuita.
Segundo o mestre Caboquinho, em algumas oportunidades a entidade recebe apoio por meio de editais municipais de cultura e ajuda parlamentar de vereadores e deputados, mas não é sempre.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/o/S/45pldqQyiErvf89xJrRw/6e95fed4-3bd9-47b2-897b-c80f8aeed36c.jpg)
Associação Cultural e Desportiva AcreBrasil Capoeira oferece aulas gratuitas para comunidade — Foto: Mestre Caboquinho/Arquivo pessoal
— Só que esses apoios e parcerias não são sempre que temos. Quando acaba a parceria, sempre seguimos com nossos atendimentos de forma voluntária, pois o importante é seguir colaborando com o bem-estar das pessoas que nos procuram pelo o nosso trabalho — destaca.
Associação Cultural e Desportiva AcreBrasil Capoeira foi fundada em 2004 e oficializada em 2013. Os bairros Universitário, Novo Horizonte, Jequitibá e Bahia Velha são alguns que são atendidos com escolinhas na capital acreana.
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.