fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Projeto prevê ampliação da capacidade de abastecimento de água em Brasileia

Publicado

em

O sistema de abastecimento de água do município de Brasileia conta atualmente com captação, duas estações de tratamento e rede de distribuição que leva água tratada a 4 mil usuários do Departamento Estadual de Àgua e Saneamento (Depasa) no município. Considerando projeções de crescimento da população, bem como novas demandas,  o Governo do Acre, por meio do Depasa, e o Município unem forças para ampliar a rede de distribuição de água tratada de Brasileia.

Os detalhes do projeto foram tema principal do encontro entre a presidente do Depasa, Waleska Dessotti, e a prefeita Fernanda Hassem, nesta quarta-feira, 23. O investimento será de quase R$ 1 milhão. A iniciativa vai mudar a realidade de cerca mil moradores dos bairros Nazaré, 8 de Março e José Rabelo.

Governo e Prefeitura de Brasileia unem forças para ampliação da rede de abastecimento de água no município Foto: Clemerson Ribeiro/Depasa

“Lidamos com vida, não podemos esperar. Água é essencial, e junto com o governador Gladson Cameli, há ainda tanto que podemos fazer para servir melhor a população”, disse a presidente do Depasa ao reafirmar o compromisso do Governo em ampliar e melhorar o sistema de saneamento básico de Brasileia.

A prefeita Fernanda Hassem expressou a satisfação pelo empenho do governo e da nova gestão da concessionária dos serviços de água e esgotamento sanitário do Acre em atender os anseios do Município. “ Os problemas do Depasa não são de agora, mas sei que é uma instituição que pode entrar nos trilhos e dar certo”, disse Fernanda Hassem ao detalhar o plano de trabalho em parceria para a execução do projeto.

Com expertise para realização desse tipo de obra, o Estado poderá garantir materiais, insumos e mão de obra. A contrapartida da Prefeitura garante recursos para gastos com combustível, maquinário e alimentação. O objetivo é que as obras possam começar já, no início de 2021.

Da agenda para tratar do projeto de ampliação da rede de distribuição de água tratada de Brasileia participaram o secretário de Planejamento do Município, Nevisson Tavares e técnicos do Depasa e da Prefeitura de Brasileia.

Comentários

Continue lendo

Extra

Instituto do Meio ambiente do Acre – IMAC / LICENÇA DE OPERAÇÃO – LO

Publicado

em

Governo do Estado do Acre

Instituto do Meio ambiente do Acre – IMAC

LICENÇA DE OPERAÇÃO – LO

J. L de Carvalho Ltda

A empresa J. L de Carvalho Ltda, sob o CNPJ 49.542.008.0001/79, torna público que requereu do Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC, a Licença de Operação – LO-70/2024, para a atividade de CERÂMICA (fabricação de tijolos) localizada no município Brasiléia/Acre.

Comentários

Continue lendo

Extra

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/ACRE – AVISOS DE LICITAÇÃO

Publicado

em

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas/ACRE

Comentários

Continue lendo

Extra

Senador Petecão trava andamento de PL de Alan Rick para aumentar oferta de voos no Acre e apresenta cópia

Publicado

em

Nesta terça-feira, 14, uma discussão entre o senador Alan Rick (União Brasil) e o aliado de Lula senador Petecão (PSD), ambos do Acre, chamou a atenção durante os trabalhos na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado. Tudo começou durante a leitura do relatório ao Projeto de Lei 4715/2023, do Sérgio Petecão.

Alan Rick pediu que o projeto do colega acreano tramitasse em conjunto com o Projeto de Lei 4392/2023, de sua autoria, uma vez que tratam sobre o mesmo tema e a matéria de Alan foi apresentada antes. Os dois PLs visam permitir que empresas aéreas estrangeiras façam voos domésticos na Amazônia Legal, os chamados voos de cabotagem.

Conforme consta no portal do Senado, o Projeto de Lei do Senador Alan Rick foi apresentado no dia 12/09/2023. Já a matéria de Petecão, no dia 27/09/2023.

Após a leitura do relatório ao Projeto de Petecão, Alan Rick elogiou o texto apresentado pelo relator senador Jaime Bagatoli (PL), mas criticou o colega acreano por ter apresentado um projeto praticamente igual ao seu.

“Como relator, o senador Petecão tinha os instrumentos, podia nos apresentar um substituto ou apenas as alterações, mas optou por apresentar um novo projeto. Isso nos causou estranheza, uma vez que ele era o relator do projeto original. Por uma questão de justiça estou solicitando a tramitação conjunta das duas matérias para que o relator possa fazer o seu parecer final”, disse Alan Rick.

O Senador Petecão, no entanto, disse que não aceitaria. “Vou conversar com o Presidente da Casa para não autorizar a apensação.” A decisão sobre a tramitação conjunta caberá ao Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD).

O debate durou cerca de 40 minutos. Por fim, Petecão abriu mão da relatoria do PL do senador Alan Rick e a votação do relatório da proposta de Petecão foi adiada pelo pedido de vista do senador Irineu Orth (PP).

A oferta de voos nos aeroportos dos estados da Amazônia Legal, como o Acre, sempre foi baixa. Além disso, o preço das passagens é altíssimo.

O Senador Alan Rick aproveitou a sessão para colocar que tem trabalhado em várias frentes, para resolver a situação. No último mês, inclusive, conseguiu que a Azul Linhas Aéreas voltasse a operar no Estado.

Além do PL em questão, Alan Rick também apresentou outro projeto que visa permitir a utilização de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para subsidiar a aquisição do querosene de aviação comercializado em aeroportos localizados na Amazônia Legal e em aeroportos regionais de todo Brasil, o que deve resultar na redução do preço das passagens.


Com informações do site Terra Brasil Notícias.

Comentários

Continue lendo